Powerbank incendiou-se num avião que passava perto da Madeira
Viajar de avião com um powerbank na mala é possível, mas exige alguns cuidados. Se dúvidas houvesse relativamente à necessidade de redobrar a atenção sobre estes dispositivos, um evento recente dissipa-as: uma bateria portátil incendiou-se durante um voo, enchendo o avião de fumo e alarmando os passageiros.
As baterias portáteis são verdadeiros life savers, especialmente aquando de viagens de avião, em que uma tomada pode nem sempre estar à disposição para recarregar dispositivos essenciais como o smartphone.
Embora seja possível, viajar com um powerbank exige algumas regras. Aliás, vimos aqui que existem limites relativamente ao tamanho permitido.
Toda a atenção depositada neste tipo de dispositivos faz sentido quando sabemos de situações como a desta semana.
Powerbank pegou fogo a bordo de um avião
O voo KL792 da KLM partiu de Guarulhos, no Brasil, na noite de terça-feira, dia 5, mas não aterrou em Amesterdão, nos Países Baixos, sem alarmar os passageiros.
Enquanto a maioria dormia, no momento em que o avião sobrevoava as proximidades da ilha da Madeira, no Oceano Atlântico, um powerbank encheu o avião de fumo, após incendiar-se.
Voo da KLM de São Paulo para Amsterdã tem fumaça a bordo após um Power Bank pegar fogo dentro da mochila de um passageiro
Ação rápida dos comissários evitou o pior e o fogo foi combatido com extintores, e a aeronave pousou normalmente no Schiphol pic.twitter.com/fVFwqzStPz
— AEROIN (@aero_in) August 6, 2025
O dispositivo estaria guardado dentro da mochila de um passageiro, no compartimento dedicado às bagagens de mão. Os relatos dizem que a situação foi resolvida por via de extintores, pela tripulação.
Segundo a imprensa brasileira, a jornalista Simone Malagoli, que estava a bordo do Boeing 777-300ER, contou que foi acordada pelo barulho e por um forte cheiro a fumo: "Eu estava na janela, do lado direito. O caso aconteceu do lado esquerdo. Quando olhei, já tinha muita fumaça no corredor".
Leia também:




















Importante seria saber a marca e modelo do powerbank e se tinha a devida certificação CE, FCC ou semelhante, conforme o caso. É que muitos dos powerbanks são de qualidade de duvidosa… e dá nisto. A própria Samsung já teve bem presente esse problema com algumas baterias. Obviamente nada é infalível, mas a qualidade também se “escolhe”. Ainda mais nos dias de hoje que temos tlm, phones, vape, powerbank, colunas e mais sei lá quantos equipamentos a bateria.
É verdade, há por aí muita chinesice sem qualidade, que não cumpre normas de segurança, sem proteções contra sobre-aquecimento, etc.
Os avisos são repetidos e bem visíveis em relação aos powerbanks, sendo o uso dos mesmos expressamente proibidos a bordo. Há sempre a possibilidade de um curto-circuito levar a um incêndio,mas não estando ligado, é pouco provável que aconteça algo. Para viajar com bateria para o drone,comprei uma bolsa à prova de fogo para as colocar, sendo obrigado a levá-las na bagagem de mão,na cabine.
Se o problema aumentar, qualquer dia proíbem tudo e pronto. Antes do brexit eu fazia algumas compras online em lojas inglesas. Tudo o que fosse baterias, pilhas ou certos fluídos (tintas spray, óleos e outros potencialmente inflamáveis ou tóxicos) já nem enviavam, uma vez que vinha quase tudo de avião. Ou eu encomendava uma certa quantidade para ser remetido por via terrestre, ou nada feito.
Agora uma coisa são as regras, outra é as pessoas as saberem e outra ainda é ligaram alguma coisa a isso. Infelizmente acham sempre que é só para chatear.
o mesmo tipo de bolsas deve ser utilizador para carregar baterias lipo mesmo em casa.
aliás, não me admiraria nada, e até acharia muito bem, que qualquer dia as companhias aéreas passem a obrigar a que as powerbanks e outra baterias tivessem que ser transportadas dentro dessas bolsas
Mas,pela noticia, estaria fechado no compartimento e não em uso…
Se calhar deixaram lá algo ligado a carregar na viagem, não ficaria admirado.
Basta ser de uma marca rasca. O que não faltam são equipamentos, cabos e outros artigos sem qualquer qualidade e que são autênticos perigos de incêndio.
Carros elétricos incendeiam navios…as powerbanks incendeiam aviões…carros elétricos autónomos atropelam inocentes…etc
O mundo está a caminhar a passos largos para um Apocalipse.
Isqueiros e fósforos incendeiam cigarros, fogões e lareiras…
Realmente, onde iremos parar?
Um apocalipse de burrice, basta ler o teu comentário
uma em cada milhão de baterias de lítio tem uma falha catastrófica, é baixo mas como estamos expostos a milhares de baterias por dia, eventualmente vamos ter uma experiencia destas.