PCMark para Android surge com 2 novos testes e outras novidades
Os testes de benchmark são sempre uma boa base para a avaliar e comparar o desempenho de smartphones, tablets ou computadores, mesmo que esse termo de comparação acabe por ser um pouco subjectivo.
Agora a Futuremark lança uma nova actualização ao PCMark para Android que inclui dois novos testes de benchmark com base nas actividade reais de qualquer utilizador, permitindo ainda comparar de forma mais simples o desempenho dos equipamentos nas diferentes versões do Android. Mas há mais novidades.
Para conhecer o desempenho de um smartphone ou de um tablet não se pode olhar apenas para o processador que o integra. Um equipamento destes tem muitos outros factores que vão influenciar a forma como determinadas tarefas vão ser desempenhadas.
A partir deste raciocínio, a app PCMark para Android compromete-se a fazer uma avaliação do smartphone baseada naquilo que são as actividades diárias dos utilizadores destes equipamentos, acabando assim as pontuações de desempenho e de autonomia por reflectir melhor aquilo que é a realidade.
Work 2.0 - Teste de desempenho e de autonomia
Este novo teste baseia-se nas tarefas comuns do dia-a-dia, como navegar na Internet, editar vídeos, trabalho com documentos ou edição de fotos. O Work 2.0 acaba por ser uma versão melhorada do benchmark Work original.
Ele actualiza a navegação na Web, escrita, edição de fotografias e adiciona dois novos testes para edição de vídeo e manipulação de dados e oferece resultados para o desempenho e para o tempo de vida da bateria.
Este Work 2.0 está disponível para as versões mais recentes do Android e os testes não são comparáveis com os resultados do benchmark Work original (que ainda se encontra disponível para as versões mais antigas).
Computer Vision
Este teste de benchmark qualifica o desempenho do dispositivo para uma variedade de tarefas de reconhecimento de imagem através de algumas bibliotecas de código aberto mais populares.
A TensorFlow é uma biblioteca de código aberto desenvolvida pela Google. O teste utiliza uma rede neural pré-treinada para reconhecer objectos diferentes num conjunto de imagens. A ZXing, vulgarmente conhecida como Zebra Crossing, é uma biblioteca de processamento de imagem de código de barras multi-formato. O teste usa XZing para ler um conjunto de códigos de barras e códigos QR.
Já a Tesseract é uma biblioteca de reconhecimento óptico de caracteres de código aberto. O teste reconhece e extrai texto em inglês a partir de um conjunto de imagens.
Comparação de desempenho entre diferentes versões do Android
É certo que as diferentes versões dos sistemas operativos alteram o desempenho de um equipamento, para o bem ou para o mal, dependendo muito do hardware e da optimização de software de cada um dos equipamentos.
Com esta nova versão do PCMark para Android passa a ser possível perceber, com base nas tarefas desempenhadas no dia-a-dia, qual será o impacto de uma actualização. Em algumas versões até pode melhorar de forma significativa e valer a pena fazer a actualização, mesmo que noutras até possa haver uma perda de desempenho.
Quantos marks consegue o seu smartphone?
Este artigo tem mais de um ano
O meu emi le6 plus comprado por apenas 230euros na china chega aos 170000pontos, quem tem iphones paga 5x mais e faz o mesmo ou nem isso…ah isto sim e felicidade geek
E dá para fazer chamadas com qualidade?
Ainda não entendi este vício de se falar da concorrência nestes termos nas mais variadas notícias. Cada um usa o que quer. Isto é como a roupa: uns vestem-se com Suits Inc e outros com roupa da feira. Cada um veste o que pode e/ou o que quer, mas no fim ambos estão vestidos. Deixem-se de meninices e vivam a vida.
Que bom para ti?
WTF…
O BQ Aquaris M5 dá 2695 pontos..
5526
OnePlus 3
O meu OP3 no Work 2.0 deu 4619.
ROM original?
Estou a usar uma chamada FreedomOS 1.7. É provável que seja por isso.
Sim, última versão do OxygenOS.
https://www.dropbox.com/s/sj11kizrzel6i48/Screenshot_20161014-202307.png?dl=0
VRUMMMMMMMMMMMMMM
Samsung S7 ( work 2.0 = 4203 )
Redmi 3S (3GB/32GB): 3478
Nem me dar ao trabalho de experimentar, vou esperar pelos resultados aqui em comentários e rir um pouco com os smartracers.
Já agora OP3 é o meu smartphone de corrida mas vou deixar na garagem para não estragar, tenho medo que rebente com a performance dos 6Gb, boa sorte para a competição…..
Os 6Gb dão maior performance?
Não rc!!! Claro que não dão!!! 6Gb é o botão ligar e desligar!!!
Já agora, essas riscas verdes são zebras do Sborting!!????
Já percebi que percebes pouco do assunto, nem queres aprender. Nem vou perder tempo.
Nada mesmo, deixo aqui algo para que possas aprender alguma coisa, podes usar o Google tradutor se tiveres dificuldades….
http://www.computermemoryupgrade.net/memory-influence-on-performance.html
Para ficares mais esclarecido, fica aqui algo em português, publicação do Pplware….
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/memoria-ram-4-gb-8-gb-ou-16-gb/
Continuo a dizer que percebes pouco do assunto. O tamanho do buffer não influência a performance de um sistema desde que nunca haja falta de ram.
Tens razão, se a RAM for suficiente!!!
Se não for? Tem influência ou não no desempenho da máquina?
Já nos entendemos finalmente. 6Gb são bons atualmente em android para quem quer ter umas 20 ou mais apps abertas. Como eu não tenho esse tipo de utilização, 3 ou 4Gb chegam e sobram, sem impacto na performance.
Bom podemos então concluir que o Nokia 3310 tem a mesma performance que o iphone 7, uma vez que só utilizavam para fazer/receber chamadas e fazer/receber sms??? É isso???? Ou não sabes o significado de performance ou desempenho!!!????
Fonix, que és burro!
Xiaomi Mi 5 1.8Ghz
Works 2.0. 4788
https://www.dropbox.com/s/sj11kizrzel6i48/Screenshot_20161014-202307.png?dl=0
Enjoy it 😉
Lol. O Oneplus3 é mais rápido por causa dos clocks mais elevados. 2.15Ghz/1.59Ghz vs 1.8Ghz/1.36Ghz. Não sei se usas kernel custom, mas mesmo o stock do OxygenOS deve ter um governador mais agressivo que o stock do Miui 8. Já para não falar que durante o teste pode não ter feito throotle nenhum. Acredita que a diferença em performance não tem nada a ver com os 6Gb.
rc, vamos lá ver se nos entendemos, eu não disse que o resultado é devido à RAM, a RAM apenas influencia no caso de multitasking até aqui já concordamos, se não fez throttling durante o teste??? Não não fez, o OP3 vem equipado com refrigeração a hidrogénio dai o processador não ter atingido a temperatura necessária!!! Brincadeira, é provável que não tenha feito, para dizer a verdade, não esquece quase nada, normalmente, este mantêm se fresco até mesmo quando estou a jogar o RR3 e a ouvir Spotify ao mesmo tempo, é não gosto muito das musicas que tem no jogo!!!!
Quanto aos clocks, obviamente que são mais rápidos mas duvido que estejam a ser aproveitados ao máximo!!!
Em benchmarks os clocks mais elevados são geralmente utilizados. Sim, o OP3 tem um dissipador mais eficaz, além de ter um chassis maior que o Mi 5.
ASUS zenfone 3
4778
Ai tantos mentecaptos…….
OnePlus 2
4408 (Work 2)
O meu OnePlus One:
http://i.imgur.com/0Pz1zjr.png
Não se safou nada mal.
ZTE Blade A512 (5.2″HD, Snapdragon 425, 2GB/16GB, Android M6.0, Bat 2540 mAh)
Comprado com pontos por 65€ na Vodafone.
Works 2.0. 3229
Xiaomi Mi 4 3Gb Snapdragon 801 = 4569
Xiaomi Mi 5 1.8Ghz Snapdragon 820 = 4788
Não me acredito minimamente neste benchmark. Um SD820 é bastante mais rápido que um SD801.