Os danos reparáveis dos smartphones
O investimento num smartphone, seja ele de 200€ ou de 700€, é uma atitude que requer muita ponderação, principalmente porque, de um momento para o outro, pode haver um acidente que nos faça pensar que o dinheiro investido foi em vão...
Quem nunca viu o amigo a exibir o seu novo iPhone e na semana seguinte aparece com o ecrã partido?
Existem danos nos smartphones que são quase impossíveis de evitar, seja por um descuido, seja por má utilização ou simplesmente de de forma espontânea.
Todos os anos, um terço dos iPhones surge com o vidro partido
É impressionante que perceber que, todos os anos, um terço dos smartphones da Apple aparece nas lojas de reparação com o visor partido. Destes números 65% dos casos ocorrem por descuido do utilizador, nomeadamente:
- Deixar o iPhone cair da mão
- Empurrar o iPhone, acidentalmente, da mesa a baixo
- Ter o iPhone no bolso e ir, acidentalmente, contra algo que cause impacto
- E o mais incrível: são atirados propositadamente contra a parede ou chão, por raiva.
Associada a esta estatística vem uma outra, mais caricata, que revela que cerca de 30% dos utilizadores que já viram os ecrãs dos seus iPhones partidos voltam à loja com o mesmo problema. O que indica que existem utilizadores mesmo descuidados!
Mas não é só de quebras de ecrã que os smartphones sofrem, outro dos acidentes comuns que provoca danos graves num smartphone são as quedas na água ou os líquidos vertidos sobre ele.
Valerá a pena reparar um smartphone?
Antigamente, mandar reparar um smartphone não era uma tarefa fácil ou, pelo menos, não era algo muito acessível, acabando muitas vezes por ficar mais barato comprar um novo smartphone, do que mandar reparar. Nos dias de hoje, existem cada vez mais empresas a competir no mercado e os preços já mais que justificam a maioria das reparações.
Muitas das empresas que hoje se encontram no mercado já permitem fazer uma reparação imediata, na maioria dos casos em menos de 30 minutos, e ainda oferecem uma garantia prolongada para cada serviço de reparação. As reparações diversificam-se bastante, pode ser reparação de vidro, reparação de som, reparação de antena Wi-Fi, reparação de bateria...
Neste âmbito fomos perceber, junto iLoja, de que forma pode, actualmente, um utilizador de iPhone, ver o seu equipamento reparado.
Além do tipo de reparações, já descritas anteriormente, é feito um diagnóstico gratuito aos problemas do smartphone (ou outro qualquer equipamento Apple) e são efectuadas recolhas e entregas domésticas o que facilitará ainda mais a vida aos utilizadores. O diagnóstico poderá ser feito à porta de sua casa e nesse momento poderá contratar o tipo de reparação ao iPhone pretendida.
Todo o processo desde a recolha até à entrega dos equipamentos poderá ocorrer num único dia, o que para quem não tem tempo a perder é uma grande vantagem.
Perante as soluções apresentadas, colocar um smartphone parado a um canto, porque um botão não funciona ou ecrã está estilhaçado, deixa de fazer sentido.
O Pplware agradece à iLoja a disponibilidade para a apresentação dos seus serviços bem como para a divulgação de alguns dados estatísticos presentes neste artigo.
Este artigo tem mais de um ano
É “curioso” apresentarem “soluções” que invalidam depois a garantia.
Pois, mas deixar cair o telefone, ou molha-lo, também invalida a garantia… Logo, já não têm garantia quando são reparados.
não! deixar cair o telefone apenas não te permite obter o arranjo desse acidente pela garantia. Se for arranjado por um agente autorizado continuarás com garantia, se for por alguém não qualificado pela Apple perdes/invalidas a garantia.
Acho que varia de fabricantes… Já vi uma situação na Samsung onde um ecrã partido invalidou a garantia… do bateria!!!
Eu mesmo já tive um telemovel Blackberry onde um elemento no meio da placa estava partido (o tlm teve uma pequena mossa logo de inicio) e essa mossa nada tinha a ver com o problema e a marca não cobriu a garantia…
Sinceramente, acho que agora só com seguro… Senão tens garantia durante as primeiras horas, depois… azar!!!!
Repito que disse um aparelho reparado num agente autorizado mantém a garantia da Apple para o futuro (isso não acontece indo a outro lado). Se a reparação é coberta pela garantia isso dependerá do que aconteceu.
Geralmente se tens o ecrã ou outra coisa partida fazem-te pagar o arranjo de algo que supostamente estava coberto pela garantia. Porque vêm com a lenga lenga do : “ah, isso estragou-se com a queda, a garantia não cobre isso”. Foi o que uma vez me aconteceu e penso que foi com a Samsung já há uns anos.
O “Problema” é que não há arranjos nos CAAA de iPhone. Apenas troca por refurbished.
E a reparação do HTC One M 8 (visor). Acho q não existe no Brasil
Trabalho numa empresa de reparações e posso lhe dizer que não aceitamos esse modelo para reparação devido aos problemas que dá!
Verdade, são uma espécie de intermediário nas reparações. Uma vez apareceu nos lá um deste, teve que ir 3 vezes a reparada ora para ficar ok, e acho que nem na última ficou… Ou era o ecrã que descolou, ou que tava colocado/justo demais…
Existem smartphones que não valem mesmo reparar, ficam uma bela, porcaria…
“Quem nunca viu o amigo a exibir o seu novo iPhone” 😀
É apenas a verdade. A maior parte das pessoas que tem um, para que achas que o quer? 😀
E quem diz IPhones diz outros smartphones de preços assim exorbitantes.
+1
Já é o segundo artigo que fazem para reparação de iphones! Será que não há ninguém no mercado Português a reparar outras marcas? Seria bonito ver aqui um artigo desses…
Concordo e também já reparei nesse pormenor.
Pelos vistos só a Apple é que é digna de reparações
os android que tive partiram se na primeira queda, o iphone tem um ecra indestrutivel revestido com penas de dragao a prova de bala e realmente funciona.
Lol (realmente) teve piada.
Dragão tem escamas, get your facts straight! 😛
Deve ser a próxima “inovação” ou “milagre” da Apple, colocar um vidro que não parta tão facilmente como os que usam atualmente.
Por isso é que compro Windows Phone, performance melhor que os de €700 preço inferior aos de €200 LOL
+1
O meu iPhone 6 caiu à água e foi trocado por um novo pela “módica” quantia de 340€… Fiquei novamente com dois anos de garantia.
NewTeq no Algarve, são Premium.
Se um iPhone 6 cair à água – não é de esperar que entre água, mas o que é facto é que entrou.
Vou deixar aqui a minha receita mágica para secar smartphones.
Há um tipo de sal hidrófilo para secar a humidade de armários e salas – vende-se nos supermercados grandes (se calhar só no Inverno) e nas lojas dos chineses.
Enquanto o vão comprar, embrulhem o smartphone num pano fino e metam-no num saco/frasco com arroz, que também tem propriedades hidrófilas (o pano é para não terem que andar a tirar os bagos de arroz dos orifícios do smartphone) .
Ponham o smartphone e o sal hidrófilo – sem contacto directo, isolados um do outro, com o smartphone do lado de cima – dentro de um saco plástico fechado.
Ao fim de um dia ou menos o sal hidrófilo absorveu toda a humidade e o smartphone está operacional.
P.S. Rezem a S. Cristóvão, padroeiro dos que se estão a afogar.
Acho que o método só tira parte da humidade e se for feito na ” hora” do acidente. Vai ter que abrir o smartphone e fazer uma limpeza completa de qualquer das forma, senão pouco tempo depois pode dar chatices na mesma…
Pela minha experiência isso do arroz ( e coisas análogas) é um mito.
vale a pena ver o video.
O meu conselho para quem deixou cair o seu equipamento na água, de imediato retirem a bateria (se possível) e levem no a uma (boa) loja de reparação e questionem qual a forma como vão fazer a limpeza.
https://www.youtube.com/watch?v=DsDpALKQjUQ&index=6&list=PL4INaL5vWobD_CltiZXr7K46oJ33KvwBt
Acho que um bago de arroz entrou dentro do orifício dos auriculares? Como é que achas q deva proceder?
Curiosamente, como em muitos outros artigos, pelo titulo parece-nos que vamos ler algo sobre um assunto genérico de smartphones ou outro dispositivo… Mas quando se abre o tal artigo, aquilo que se fala é de iPhone ou iPad ou Mac ou outra “iCena” qualquer… Ai ai estas “tendências da maçã”……
Há uns anos atirei por raiva 2 vezes telemoveis para campos. Depois lá tive de os ir procurar. Se calhar foi o meu subconsciente à procura de um momento para relaxar e achou que a melhor maneira seria procurar o telemovel no meio de ervas. Numa situações era mais uma mata.
Posso estar enganado, mas penso que a iloja não é um agente autorizado, ainda que os seus técnicos são certificados. A ser verdade, uma reparação na iloja implica a perda de garantia. Alguém pode confirmar?
É um facto que se perde a garantia, mas segundo as politicas de garantia da Apple estes descuidos são susceptíveis à perda da garantia. Mossas e riscos na carcaça são (quase) sempre dados como má utilização do equipamento. Eu já me dei mal com essa situação com o meu antigo iPhone 5, que deixou de ser reparado à bateria devido a uma mossa. Logo tive que recorrer a uma destas lojas. Portanto o melhor conselho que se pode dar e, foi o que eu fiz com o iPhone 6, é adquirir um seguro para o equipamento.
Sim tens razão, os técnicos são certificados Apple, mas a loja não. Nas perguntas frequentes eles tiram te a dúvida.
”Oferecem garantia?
Sim! Após a reparação do seu equipamento Apple nas nossas instalações, este contará com uma garantia sobre a parte reparada e sobre a peça trocada se assim for o caso. Informamos o cliente que após a intervenção da iLoja o equipamento perde a garantia original, no caso de a ter.”
Não compensa reparar pelo preço.
Exemplo concreto: Ipod nano 6ª geração, interruptor deixou de funcionar (problema de fábrica, acontece passado ~12 meses de uso cada vez que é substituído), a reparação é 90€. O custo do material para substituição mandado vir da fabrica com portes é 3€.
Estas empresas exploram e bem, é um autentico negócio da china, os técnicos muitas vezes são mal formados, vindo o aparelho com avarias e marcas de ter sido aberto. Quem nunca mandou um aparelho a reparar e depois não veio exactamente no estado que foi entregue. Quando não conseguem abrir forçam com chaves de fendas entre outras ferramentas deixando marcas e isto é o melhor que pode vir acontecer, muitas vezes as asneiras são mais graves.
Deviam de trabalhar como relojoeiros, mas mais parecem pedreiros, é o que temos.
Ainda este fim de semana, fui a pc clinic que oferece reparações oficiais ao abrigo do acordo que tem com a apple e segundo indicações (tenho um iphone com um ecrã partido e com o botão touch id solto), recusam-se a reparar o telemóvel porque a apple recusa-se a reparar telemóveis com danos catastróficos. E ponto final… Se quiser reparar ou compro outro ou vou a um reparador não oficial.
Alias, o iphone nem um ano de uso tem. Isto é o excelente serviço que a apple presta.
O título diz “Os danos reparáveis dos smartphones” e depois é um artigo sobre o Iphone.
Os outros também avariam.
Verdade. Ainda vamos chegar ao tempo deles não avariarem 😀 Mas o exemplo no artigo é iPhone, segundo as empresas é um mercado rentável, mas depois os procedimentos são genéricos.
E Postos de Assistência para equipamentos Samsung
tenho a impressao que a malta esqueceu as capas que evitam tudo isso.
eu tenho um iphone a 2 anos e esta como novo,claro que tive de investir em uma boa capa de proteccao mas valeu a pena.
senao ja estaria com o ecran dfanificado