Óculos inteligentes integram visor com Realidade Aumentada para nadar à séria!
A tecnologia permite que o limite da inovação seja a imaginação. De facto, atualmente há gadgets para todos os gostos e com novidades que não param de nos surpreender. Sabia que existem óculos de natação com visor de Realidade Aumentada (RA) que vigia igualmente os sinais vitais do nadador?
Realidade Aumentada debaixo de água
Se é adepto de natação e de equipamentos de treino aquático, talvez já conheça esta inovação. A empresa tecnológica canadiana Form lançou uma atualização dos seus óculos Smart Swim 2, que monitorizam o desempenho e a frequência cardíaca durante o exercício, apresentando essas estatísticas num visor de realidade aumentada.
A nova versão destaca-se pela maior durabilidade, graças à inclusão de lentes com Gorilla Glass, resistentes a danos.
Nadar com informação dos sinais vitais
Já vimos visores RA noutros dispositivos wearables (vestíveis), e a Form tem vindo a aperfeiçoar estes óculos inteligentes há cerca de seis anos.
Estes óculos foram concebidos para medir vários dados tanto em piscinas como em mar aberto, incluindo: frequência cardíaca (através de um sensor ótico junto à têmpora), ritmo, cadência de braçadas, tempo, distância, calorias queimadas, número de braçadas, distância por braçada e tempos parciais.

Construído para ter um bom desempenho, o Smart Swim 2 inclui um ecrã de realidade aumentada com métricas em tempo real, um monitor de ritmo cardíaco integrado, suportes de correia alargados para maior estabilidade e vedantes oculares patenteados para maior conforto.
Com uma carga completa, oferecem até 14 horas de utilização. Em situações de urgência, 10 minutos de carregamento garantem 2 horas de uso.
É possível partilhar os dados de treino em plataformas como o Strava ou subscrever a aplicação de treinos da Form, que inclui planos guiados e análise de técnica.
Óculos com bússola para nadar no mar sem se perder!
Entre as funcionalidades destacam-se: a conversão de um plano de treino em papel para uma sessão guiada visível nos óculos e uma bússola digital (sem GPS) para ajudar na navegação em águas abertas.
As avaliações sublinham a clareza e simplicidade do visor RA, tornando fácil a visualização das estatísticas durante a natação. A interface dos óculos é intuitiva, focada apenas nos modos essenciais, sendo que a personalização avançada é feita através da app móvel.
Também se pode emparelhar com relógios Apple e Garmin para apresentar dados GPS, como o ritmo por 100 metros.
Os Smart Swim 2, lançados no ano passado, têm um preço base de 279 euros. No entanto, por mais 50 euros, obtém-se a versão Pro, com lentes Gorilla Glass resistentes a riscos e embaciamento (desde que se utilize o spray antiembaciamento incluído, basicamente champô de bebé diluído em água, fácil de repor).
As críticas são, em geral, positivas, destacando a precisão e funcionalidade para nadadores sérios. A principal crítica é o custo adicional de 15 euros/mês ou 99 euros/ano para aceder a muitas das funcionalidades avançadas, como os planos de treino e a bússola digital.
Ainda assim, trata-se de um equipamento curioso e interessante, que se apresenta com uma estrutura solida e muito resistente à água.






















Para quem nada a sério ou faz mergulho sabe bem qual o melhor anti embaciamento natural a custo zero, já lentes com gorila glass davam jeito
Gostava que o autor explicasse esta expressão que não existe no nosso dicionário, exceto na cabeça de algumas pessoas: “nadar à séria”
Não existe? Existe sim. Para que saia daqui com mais do que trouxe, permita-lhe informar que a expressão “nadar à séria” é uma forma informal e enfática de dizer que alguém está a nadar com intensidade, compromisso ou técnica (neste caso com um compromisso desportivo e equipamento à medida). Ou seja, está a nadar com seriedade, empenho ou com objetivos específicos, como treinar, competir ou melhorar o desempenho.
Pode opor-se, por exemplo, a “dar uns mergulhos” ou “brincar na água”, implicando que há esforço, ritmo e, muitas vezes, equipamento adequado.
De nada 😉
Claro que faz parte do léxico, assim como “jogar à séria”, “estudar à séria”, que significa fazer algo com mais afinco, intensidade, seriedade, comprometimento, etc…
Conhecem alguns óculos deste tipo mas para daltonismo? Obrigado
Eu uso este e estou muito satisfeito: https://www.holoswim.com/ mas esta funcionalidade do rumo é muito interesante.