Microsoft quer criar calças que carreguem telemóveis
A tecnologia não pára e cada vez usamos mais tecnologia, usar significa mais "vestir", sim, vestimos mais tecnologia e o futuro será ainda mais Tech-à-porter!
Nessa linha de pensamento, a Microsoft está a trabalhar com um designer de moda para criar umas calças que permitam carregar via wireless os dispositivos móveis. Esta ideia seria fantástica, o smartphone estaria no bolso e era carregado enquanto isso.
A Microsoft Mobile, anteriormente o famoso departamento da Nokia, anunciou que, através da parceria com o estilista de moda masculina o britânico Adrien Sauvage, criaram as primeiras calças com carregamentos sem fios do mundo.
Sauvage desenhou umas calças com uma plataforma de carregamento sem fios Nokia DC-50 colocado nos bolsos. Este sítio foi propositado porque é onde as pessoas "depositam" o smartphone e será onde estará mais próximo da base de carregamento maximizando a eficiência da tecnologia e carregamento por indução, que se fará dentro do bolso.
Para os que não estão familiarizados com o dispositivo Nokia DC-50, é uma bateria de 2400mAh que é capaz de carregar sem recurso a fios os smartphones Nokia Lumia. A bateria quando ela própria precisa de ser recarregada pode fazê-lo recorrendo a uma porta micro USB, existente numa das laterais.
Numa entrevista recente publicada no Business Insider, Sauvage disse que passou por muitas "tentativas e erro" enquanto projectava as calças com carregamento sem fio, isto deveu-se em grande parte ao facto da tecnologia incorporada nas calças não poder ser um incómodo para o corpo do utilizador, isso era impossível. Questões como a distribuição do calor e a própria "fisicalidade" real do dispositivo (69 x 134 x 12 mm e 150 g de peso), eram questões que precisavam ser levadas em consideração.
De acordo com Sauvage, estes obstáculos foram superados, embora que este dispositivo não possa ser deixado nas calças quando estas vão para lavar.
Adam Johnson, director de marketing do departamento Microsoft Mobile do Reino Unido / Irlanda, disse num comunicado de imprensa:
"Nós temos uma história orgulhosa de trabalhar dentro da moda, tendo colaborado anteriormente com Bruce Weber e David Bailey, bem como as recentes parcerias em Nova York e na London Fashion Week.
"Dando continuidade a este tema, estamos animados para trabalhar ao lado de um talentoso designer como R. Sauvage. Além de ter a visão para co-criar estas calças de carregamento sem fio incríveis, o seu estilo complementa perfeitamente o design de vanguarda do novo smartphone Lumia 930."
Johnson reconhece que a sua empresa não irá implementar esta tecnologia "em massa" nas calças, mas sabe que marca uma posição e que no futuro há já um registo de alguém que iniciou esta filosofia e que em breve pode ser uma banalidade útil.
Estas calças, conforme também foi veiculado, estarão disponíveis para pré-venda na Amazon. Nenhum preço foi avançado, mas Sauvage foi citado que estimava que as calças custassem algo como 300 dólares.
Este artigo tem mais de um ano
lol eles inventaram as calças que carregam telemoveis sem fios
E eu por andar em telhados perto das chamines sou o pai Natal
inventaram mais um bolço onde podemos por o soposto carregador Nokia DC-50.
Vou comprar um camuflado e meto duas baterias das tais
e passo logo a ser o inventor das calças que carrega 2 telemoveis sem fios, e mais não incomoda a conduzir…
É tão invenção como o Steve Jobs (Apple) ter inventado o smartphone… Hoje não se inventa nada re-inventa-se 😉 e se for um sucesso de vendas até nos chamam os inventores do século 😉 se além de carregar os nokias também carregar os iphones passa a ser uma brilhante invenção, mas por agora é apenas uma invenção 🙂
Isto não irá com que a bateria perca a sua capacidade muito mais rápidamente, o colocar no bolso e tirar repetidamente ao longo do dia e consequentemente colocar em carga e retirar pouco a pouco?
As baterias lithium-ion dos smartphones funcionam por ciclos. Por exemplo um móvel tem 500 ciclos de carga e quando passa disso a qualidade da bateria e a duração da carga degrada com o tempo e com quantos mais ciclos de cargas tem. Estas são diferentes das antigas baterias ni-cad que têm “memória/viciam”.
Por isso não há problema em estar a carregar sempre a bateria pouco a pouco, por exemplo quando chega 20%/30%/40% carregar até 70%/80%/90% (sem ordem dos números intencional). O pior nestas baterias são as condições de temperatura demasiado baixas ou demasiado altas; o melhor é temperatura ambiente ou numa gama 5ºC-45º. Estar uma bateria a carregar ou apenas presente num ambiente de temperaturas abaixo ou acima disso não é bom, pondo simples.
Também é mau fazer a bateria chegar a percentagem muito baixa ou muito alta perto dos limites 0 e 100. O ideal é estar sempre entre 40 a 80 e não há problema em estar sempre a dar cargas.
Tudo isto li pela net quando obtive o meu smartphone há uns anos, e tem funcionado/durado nestas condições de utilização.
Eu estava a referir-me a isso precisamente devido ao facto de aumentar drásticamente o número de ciclos. Como disseste “um móvel tem 500 ciclos de carga e quando passa disso a qualidade da bateria e a duração da carga degrada com o tempo e com quantos mais ciclos de cargas tem.”, se eu tirasse e colocasse o telemóvel do bolso 5 vezes por dia, isso seria só uma questão de pouco mais de 3 meses até a bateria começar a apresentar degradação segundo esse número, não?
Aqui tens:
http://mashable.com/2014/06/18/phone-charging-myths/
Os bolsos não servem?
Já temos um bolso para preservativos (ya o bolsinho pequeno dentro do grande ya sim é para isso) e agora vamos ter outro bolsinho para smartphones. Depois vamos ter outro bolso para um mini pad, outro é para as chaves, e não sei o quão ridículo vem aí depois.
É fácil.. A seguir temos que ter bolsos de 5,7 polegadas para os phablets, mais um de 8 polegadas para um tablet mini, outro de 10″ para um tablet..
Não, o bolsinho pequeno é para relógios de bolso 😉