MWC19: Microsoft anuncia os HoloLens 2
A experiência diz-nos que o Mobile World Congress é um certame dedicado a anúncios e apresentações de smartphones, mas a Microsoft tomou conta do momento e de forma arrojada mostrou em Barcelona os HoloLens 2.
Este novo dispositivo de realidade mista estará disponível pela módica quantia de 3 mil euros.
Maior e melhor campo de visão nos novos HoloLens 2
O renovado dispositivo de realidade mista da Microsoft apresenta mais atributos. Sobretudo, este gadget traz um FOV, ou Field Of View (campo de visão) muito mais amplo. E isso é muito importante neste tipo de tecnologia.
Segundo a Microsoft, os HoloLens 2 deram um grande passo com a evolução do FOV.
É como passar de dois ecrãs de resolução de 720p em cada olho para uma resolução de 2K em cada olho"
Além de ter um campo de visão muito mais abrangente, o headset também foi projetado para ser "mais de 3x" mais confortável de usar.
First look at #hololens2 at #MWC2019 ! pic.twitter.com/BKaK6Yttwh
— Raymond Wong📱💾📼 (@raywongy) February 24, 2019
Os HoloLens 2 conseguem esse conforto aprimorado com uma nova construção em fibra de carbono que é mais leve e tem uma duração de vida maior.
A Microsoft também mexeu na armação, calibrando a mesma. Assim, conseguiu um equilíbrio de peso superior, ao qual soma uma uniforme distribuição pela cabeça do utilizador.
Mais e melhores hologramas "palpáveis"
Além das melhorias de hardware, a Microsoft diz que também fez uma série de melhorias significativas nos "hologramas" dentro da plataforma HoloLens.
Uma nova linguagem de design, "interação instintiva", foi criada para tornar os hologramas mais palpáveis. Nesse sentido, a Microsoft inventou novos botões virtuais e controlos deslizantes que simulam a sensação tátil com o áudio.
Estes novos controlos deslizantes e botões tornam os hologramas "alcançáveis" mais realistas.
Como podemos ver no plano abaixo, a Microsoft diz que os HoloLens 2 suportam o toque total de 10 dedos. O exemplo é mesmo o de um piano onde o "pianista" tem acesso a um teclado e, de forma praticamente "real", toca nas teclas obtendo um resultado mentalmente esperado.
You can TOUCH holograms with audio feedback! #mwc2019 pic.twitter.com/iJUhuGg25V
— Raymond Wong📱💾📼 (@raywongy) February 24, 2019
Usaremos para qualquer profissão e em qualquer situação
Ainda iremos assistir ao aparecimento de muitos cenários. Esta é a partida para uma época profícua no que toca a realidades para usarmos este dispositivo.
Outro recurso interessante nos HoloLens 2 é a monitorização ocular embutida, que pode ser usada para coisas como percorrer um site holográfico enquanto o utilizador olha para cima e para baixo na página.
Usar a Realidade Virtual e Realidade Aumentada como Realidade Mista
O formato dos HoloLens 2 também é personalizável. A Microsoft mostrou como a armação pode ser adaptada e regulada para vários campos diferentes.
Por exemplo, a empresa Trimble é a primeira empresa a personalizar o novo dispositivo de realidade mista para caber nos capacetes dos trabalhadores.
Abrir os HoloLens 2 aos programadores
Muito se falou dos HoloLens 2 neste Mobile World Congress, contudo, as notas dignas de atenção referem a disponibilidade da loja de apps da Microsoft para acolher software que os programadores queiram desenvolver.
Portanto, q ideia é os developers poderem vender apps holográficas na Microsoft Store, assim como alargar a filosofia de utilização desta tecnologia para algo que já exista e possa ser passado para um nível superior.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Raymond Wong
Fonte: Mashable
Neste artigo: hololens 2, Microsoft, mwc19, Realidade Mista
Reforço a ideia que isto não é um produto destinado ao mercado de consumo – a Microsoft deixou isso bem claro, Hololens é um produto empresarial e de aplicação profissional.
Não esperem por ver um Hololens 2 à venda na worten.
Certo, contudo, cada vez esta tecnologia servirá mais segmentos, também foi dito que vão abrir mais a plataforma aos developers. Com isso, haveremos de ver este gadget em novos mercados. Mas sim, ainda não teremos para o consumo em massa (para já).
Isso sempre foi dito pela própria Microsoft, mas com a evolução de tecnologia e minituarização da mesma, vejo este tipo de dispositivo no mercado normal dentro de 5 anos ou menos
Chegará um dia ao mercado de jogos… Mas, um dia não é amanhã!… Até lá é nas áreas da saúde e dos moldes industriais que está o filão de negócio. E já não é nada pequeno!… 🙂
o Centro Interpretativo do Barroco possui dois pares, com software desenvolvido na Edigma, e que dão uma dinâmica interessante à visita guiada
O Centro Interpretativo do Barroco possui dois Hololens 1 , com software desenvolvido na Edigma, e que dão uma dinâmica interessante à visita guiada