PplWare Mobile

Já tem o seu kit de emergência? Veja o que deve incluir!

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Pedro António says:

    E um médico pessoal? Um psicólogo? Uma cozinheira, um sofá….

  2. cK says:

    Falta aí a caçadeira. Nunca se sabe…

  3. Anung says:

    Segurança – Arma para defesa pessoal e Isqueiro.
    Comunicação – Telefone satélite
    Comida – Enlatados de elevada concentração calórica. Mel.
    Bebida – Água
    Abrigo -Tenda portátil minimalista
    Energia – Um mini-JL (pode ser partilhado por até 100 pessoas em simultâneo)

  4. Manuel da Rocha says:

    Muito mais simples:
    Rádio (com 8 a 12 pilhas, de reserva, renovar pilhas a cada 2/3 anos); Lanterna, que use as mesmas pilhas (NUNCA tenham lanternas/rádios com bateria!!!) ; meia dúzia de latas (feijão, grão, comida feita) que tem validade, até 24 meses (verificar datas, a cada ano, usar e comprar novas, 6 meses antes da data limite); 2-3 kg de feijão/grão secos, fechados dentro do saco original, que duram 3 a 5 anos; podem ter um powerbank mas, o principal é, quando ficam sem rede móvel, DESLIGUEM O TELEMÓVEL!!! A energia que gasta, em 5 minutos, a tentar encontrar rede, é a mesma que reiniciar 60 vezes; numerário, para pagar, até 90 dias, de despesas gerais (empréstimos bancários, despesas de energia/comunicações, não serão cobradas, por não terem acesso a elas), guardados em sítios que só os proprietários saibam, onde está (hoje é fácil ver jovens casais com 100000 euros, investidos e só usarem apps, sem saberem usar dinheiro real, quando foi, o apagão, nem café, podiam pagar… pois os 100000 euros, estavam desligados, iriam morrer, de fome); tenham lanterna e rádio, perto do local onde tem as pilhas, de reserva.
    Depois, o mais importante é a manutenção. Estive, na região centro, vi imensas pessoas, que possuíam powerbanks, só que não os verificaram. Ora faltou electricidade, foram para usar, estavam descarregados. O mesmo para as pilhas, se tiverem rádio, e lanterna, a usar o mesmo tipo de pilhas, podem partilhar. De dia, não precisam da lanterna. De noite, rádio pode estar calado.
    E, há ainda o mais importante: Conheçam a zona onde vivem. Cada vez mais, se fazem 80000 km, num ano mas, nem sabem onde fica a loja, mais próxima, a igreja, a junta de freguesia ou o acesso, à cidade, mais próxima, sem ser pela estrada, a 40km de distância.

  5. Técnico Meo says:

    #10 – Fogão a gás ? Tão ? heheheheeh – Esquentador a Gás, e fogão a gás, sempre duas botijas em casa de 60 kilos, dá para 2 anos. Aquecimento a lenha. Também as mesmas variantes a elétrico- nunca reduzir tudo a uma só fonte de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.