Já conhece esta bizarra webcam que se parece com um olho humano?
As câmaras de segurança estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Aliás, são tão habituais que já nos passam despercebidas. Contudo, hoje mostramos uma webcam mesmo bizarra. Eyecam é um protótipo de design crítico que explora o potencial dos dispositivos de deteção.
Por outras palavras, esta câmara tem a forma de um olho humano que permite ver, piscar, olhar em volta e até observar as pessoas ao seu redor.
Webcam antropomórfica
Esta câmara antropomórfica, ou que tem uma forma humana, pode ser bastante realista. Conforme poderemos ver no vídeo, o dispositivo segue a pessoa, olha para os lados, para cima e para baixo e até pisca.
Marc Teyssier, que desenvolveu a Eyecam, equipou-a com um algoritmo de reconhecimento facial para identificar o seu proprietário ou utilizador. Mas há mais, esta câmara e a sua estrutura "humanizada" consegue esboçar emoções, mostrar se está irritada, contente ou dececionada.
Esta investigação foi conduzida durante o tempo de trabalho do investigador no Laboratório de Interação Humano-Computador da Saarland University.
Contacto visual. Os olhos humanos são cruciais para a comunicação. Através do olhar, podemos perceber a felicidade, raiva, tédio ou cansaço. Os olhos movem-se quando alguém está curioso e isso leva-o a manter o foco. Embora as webcams partilhem o mesmo propósito do olho humano — ver —, elas não são expressivas, não transmitem afeto como os olhos humanos. A Eyecam traz de volta os aspetos afetivos do olho na câmara.
Explicou Marc.
Repensar a relação homem - máquina
Segundo o autor do "gadget", o objetivo deste projeto é especular sobre o passado, o presente e o futuro da tecnologia. É uma realidade que hoje estamos cercados por sensores. Câmaras de vigilância que nos observam na rua, dentro dos espaço públicos e privados, temos os smartphones que sabem muito sobre nós e até temos assistentes virtuais nas colunas, como a Alexa ou a Siri que estão atentas ao que falamos.
Com tudo isto, estamos a começar a ignorar a sua presença, estes sensores estão já invisíveis, misturam-se com a nossa vida diária.
Marc quis fazer um dispositivo que não fosse indiferente, que "importunasse" para ser presença notada. Assim, esta webcam antropomórfica destaca os riscos potenciais de ocultar as funções dos dispositivos e desafia o design dos dispositivos convencionais.
O que traz esta câmara de diferente?
Começa logo pelo aspeto. A Eyecam compreende um globo ocular que atua com uma pupila que vê, pálpebras e sobrancelha que mexem. O seu movimento coordenado replica o movimento humano realista.
O dispositivo é composto por seis servo-motores posicionados de forma ideal para reproduzir os diferentes músculos oculares. Os motores replicam o movimento lateral e vertical do globo ocular, o movimento de fechar as pálpebras e o movimento da sobrancelha.
O controlo destes motores é feito com um Arduino Nano. Uma pequena câmara é posicionada dentro da pupila, detetando uma imagem de alta resolução (720p60). Esta câmara está ligada a um Raspberry Pi Zero e é detetada pelo computador como uma webcam plug-and-play convencional.
Agora sim já vai poder dizer que se está a sentir observado. Sorria!
Este artigo tem mais de um ano
Mas é quem é que vai comprar essa caca? Matacão e feio lol
🙂 não percebeste o conceito. Seguramente que a ideia não é vender este matacão, a ideia é produzir gadgets destes que se façam notar, para não passar a “invisível”.
Se houver interessados em construir a sua própria webcam ciclope (acredito que não faltem), o projeto está no github
https://github.com/marcteys/eyecam
Boa. Obrigado.
Eu comprava, está fenomenal. Obrigado Nightingale pela partilha, sou capaz de me aventurar a construir uma e até já pensei no uso que lhe posso dar.