Porque é que os iPhones não têm um botão para fechar todas as aplicações?
Os utilizadores de iPhone estão habituados a fechar todas as aplicações em segundo plano uma a uma, o que pode tornar-se entediante. Isto fez com que as pessoas se perguntassem porque é que a Apple não adiciona um botão para fechar todas as aplicações semelhante ao que se encontra em muitos dispositivos Android. Trazemos-lhe hoje a resposta.
O iOS adota uma abordagem diferente à gestão de aplicações
A Apple acredita que os utilizadores não devem ter de se preocupar com a otimização da bateria e a atribuição de memória RAM. Essas coisas devem ser tratadas automaticamente. O Android coloca mais controlo nas mãos dos programadores e dos utilizadores, o que pode parecer apelativo, mas cria rapidamente confusão.
Quais as aplicações que estão otimizadas para funcionar em segundo plano e quais as que vão destruir a bateria? Que aplicações limparão a memória RAM depois de ficarem inativas e quais continuarão a ocupar memória RAM apesar de não serem utilizadas durante dias?
Isto cria uma experiência inconsistente e não otimizada e coloca a responsabilidade da gestão das aplicações e da bateria nos utilizadores, razão pela qual estes têm de fechar regularmente as aplicações em segundo plano para poderem ter a certeza de que a bateria não está a ser gasta desnecessariamente.
Por outro lado, a Apple considera que esta é uma forma ridícula de gerir o seu sistema operativo, pelo que concebeu o iOS para limpar automaticamente a RAM das aplicações em segundo plano e colocá-las num modo de consumo de energia muito baixo, não consumindo praticamente nenhuma energia da bateria.
A Apple também impõe estes comportamentos a aplicações de terceiros, proporcionando uma experiência consistente e eficiente aos utilizadores. Por isso, se tiver um iPhone e estiver sempre a fechar todas as aplicações em segundo plano, está a anular muitos dos benefícios de eficiência do iOS e a gastar mais bateria no processo, uma vez que as aplicações têm agora de passar por um processo de "relançamento" intenso em termos de energia sempre que são abertas.
Por isso é que a Apple não adiciona um botão para fechar todas as apps
Se o fizesse, não traria qualquer benefício para o utilizador. De facto, a única altura em que deve fechar manualmente uma aplicação é quando esta não responde ou não está a funcionar corretamente.
É importante mencionar que existe uma vantagem na abordagem do Android à gestão de aplicações, que tem que ver com o multitasking. Se alguma vez regressou ao Safari depois de utilizar outras aplicações, poderá ter reparado que ele recarrega a página web que já tinha aberta.
Isso acontece porque o iOS esvaziou automaticamente a memória RAM desse website. Os dispositivos Android normalmente não o fazem, o que significa que não teria de esperar que o website fosse recarregado. Por isso, embora possa ser satisfatório deslizar para cima e fechar todas as suas aplicações, não é algo que deva fazer se quiser maximizar a duração da bateria.
Leia também:
Pois nem convém fechar as aplicações todas. O próprio sistema faz a gestão das aplicações abertas em segundo plano para garantir maior fluidez do sistema. Isso quer no IOS quer no Android…
boa sorte
Porque não é preciso fechar as apps? Gasta-se mais tempo e bateria a reabrir as apps que as deixarem em modo standbye. É essa a razão.
Muito Giro mas eu noto diferença na bateria ao fechar as aplicações eu trabalho muito com excel’s grandes e se os deixar abertos no IOS noto diferença no consumo da bateria e depois é uma questão de organização eu não quero 60 apps abertas no telemóvel se já não preciso dela fecho e pronto é como nunca fechar as tabs do browser chego ao final do dia tenho 150 simplesmente não faz sentido, se eu abro um excel ou um word vejo o que tenho a ver para um cliente a seguir fecho não vou lá deixar em banho maria
espero que isso seja num ipad, não queria estar na tua situação de fazer isso num ecrã de telemovel
As vezes lá tem de ser mesmo no iphone eu sei é penoso 😀
Misturas cebolas com batatas uma coisa é ter varios separadores abertos num pc outra e no telemovel.
A diferença é meramente psicológica.
O iOS fecha o Excel se não estiver aberto e precisar da memória para outra aplicação.
RAM não faz consumir.
já desde o OS X que a apple pensa assim, principalmente devido ao tempo de lançar as apps, por isso permitem fechar todas as janelas e a app continuar a correr em background
Pois, tinham de encontrar desculpas… com tanta otimização e não sei mais o quê, e mesmo assim gasta mais bateria que os aparelhos equivalentes. Tem algum jeito deixar as aplicações abertas, é para nos partir a paciência á procura da que queremos. Porque carga de água é que a Apple tem de ter sempre o melhor e serem imaculados? Já mete nojo…
Não faz sentido o que dizes. E pode ser vesícula, esse mau estar. Até porque quem usa iPhone, nem dá conta que as apps estão abertas, visto que a gestão é de tal forma otimizada que o consumo é residual (a gestão de RAM do iOS é superior a qualquer outro sistema operativo, por isso a necessidade de menos RAM), mantendo os alertas ativos e pouco mais. Portanto, o que dizes é simplesmente desconhecimento.
Aliás, tal como no Android, o que consome mais recursos é o arranque da app, estando carregada, gasta menos recurso, logo, menos energia 😉 simples.
Sim, o iOS é melhor sistema operativo que o Android, apesar do Android ser uma espécie de Windows, funciona até num calhau. Atualmente, copiam-se uns aos outros, mas, como temos visto, o iOS e o iPhone estão crescer em termos de preferências. Em termos de segurança, o iOS destaca-se por ser muito seguro e pela atitude da Apple que anda sempre em cima e lança atualizações constantes. O que não acontece no Android, no seu vasto leque de equipamentos.
Sim, é mais fácil gerir o hardware do iPhone do que gerir dezenas, quiçá centenas, de versões de hardware para Android. Mas… quem ganha é o utilizador.
Comparação Android Windows errada seria mais ios windows o windows está longe de funcionar em qualquer calhau um pc antigo com o windows fica uma lástima muita gente mete linux num pc antigo e fica ótimo para mais 15 anos. E gastar pouco não é não gastar nada se já não vais usar a app qual é o sentido de ficar aberta só atrapalha esta justificação é tão estupida que se a meteres no mundo real ainda mais estupida fica isto é como estares a fazer o jantar e cada vez que abre um armário não o fechares porque depois gastas mais energia a abri-lo novamente então deixas tudo aberto.
Não concordo. O Windows é o sistema mais poderoso, corre em qualquer máquina, tem ajustes para se adaptar a qualquer situação. Não desmerecendo o Linux, mas não faz o que o Windows é capaz (em termos de tentacularidade). Assim como Android. O SO da Google corre em todo o lado, é nos smartphones mais fracos, aos topo de gama, é nos smartwatches, nas boxTV, nos tablets, nas TVs…. o sistema é um canivete suíço.
O SO da Google é baseado no sistema Linux!
Nessa ordem de ideias, o iOS deriva do Mac OS X e a última versão do OS X possui certificação UNIX.
Para comentar com tino, primeiro é necessário aprender a escrever de forma correta, na Língua Portuguesa.
Há malta que é viciada a eliminar as apps do background é apenas um vicio idiota enfim…
Depois, quando as vão carregar, gastam recursos. Deixem as apps em segundo plano que elas estão “hibernadas” e não consomem recursos, apenas poupam recursos.
Vitor, não podes comparar iOS no iPhone com o Android. A comparação terá de forçosamente ser feita entre o iOS no iPhone e o Android no Pixel.
Mesmo assim nem podes comprar, são estruturas diferentes, programação diferente, são equipamentos com engenharia diferente e nunca conseguirás ter termos de comparação justos. Seja como for, é uma questão de gosto das pessoas. No fundo o que difere depois é a forma, a abordagem que as empresas (Apple e Google) têm do mercado. E aí uma, a Apple, é mais focada no ecossistema, e a Google é mais focada no estender a várias marcas que são o sustento do sistema, como é o caso da Samsung, Xiaomi, Oppo, Vivo… etc. Se, de um momento para o outro, o Android deixasse de estar nos equipamentos da Huawei, da Samsung, Oppo, Xiaomi, Vivo e numa porrada de outras marcas, se fosse só o Pixel, desaparecia. Porque não tem dimensão, não tem massa crítica. A Samsung e as outras marcas “grandes” é que dão dimensão ao Android. E trazem muito desenvolvimento, muito bom hardware.
Como tal, e indo ao que disseste, a Apple luta numa desigualdade. Uma espécie de um contra todos. Ao entrar num mercado, a Apple tem de enfrentar todas as marcas do seu sistema operativo concorrente. Todas as marcas trazem algo para o Android em contraste com a Apple que desenvolver sozinha o seu SO. Tem coisas boas, mas também tem outras que demoram a chegar.
Nesse sentido, é até admirável como uma marca consegue ser líder a vender telefones premium, líder a vender tablets, líder a vender smartwatches, earbuds… quando luta de forma desigual contra todos do outro lado 🙂 se calhar é isso que lhes dá pica…
“o iOS é melhor sistema operativo que o Android”. Isto é baseado em quê? É a sua opinião e não existe nada factual que o prove. Depende de cada utilizador e daquilo que cada um procura. Se me disser que o iOS é mais “noob proof” estamos de acordo. Mas as possibilidades existentes num Android são praticamente infinitas. Cada um tem os seus pontos positivos e negativos, não vale a pena desmerecer um deles só porque se prefere iOS.
Há sim. O iOS tem mais qualidades, como por exemplo: é mais seguro, tem uma loja de aplicações mais rentável, com mais investimento dos programadores, o iOS (iPAdsOS) é um sistema que tem uma adaptação própria aos tablets, o iOS traz mais atualizações aos seus dispositivos, até 7 anos, por exemplo. É um sistema operativo melhor organizado, mais leve e que consome menos recursos. É um sistema operativo que abriu as portas à arquitetura 64bits. É um sistema operativo robusto, que nasceu a partir do Mac OS X e por isso tem uma ampla ligação aos vários dispositivos Apple (iPhone, iPad, Macs). É o sistema operativo que tem o sistema de segurança mais seguro, o Face ID, agora tem, na sua versão para Visio Pro, o Optic ID… entre outras coisas boas ligadas ao Apple Watch e outros!
O Android é muito bom, atenção, e inspirou bastante muita coisa no iOS. Mas, ainda não é tão bom (mesmo com o que tem melhor do que o iOS, que são várias coisas).
É mais seguro? O risco, em 99% dos casos é o utilizador. O iOS é mais seguro porque impede os utilizadores de fazerem certas coisas. Com a suposta abertura de lojas de aplicações que não tem o controlo da Apple, será que será mesmo assim? Vamos esperar para ver.
” tem uma loja de aplicações mais rentável”, em que é que isso beneficia o sistema operativo? Em nada.
Não comento acerca dos tablets visto não ter conhecimento de causa.
Atualizações até 7 anos. A Samsung está a dar o mesmo suporte ao Android à gama S24.
A ligação aos vários dispositivos Apple apenas serve a quem os tem. Quando se compara o iOS com o Android, e se compara apenas os smartphones isso é irrelevante. No entanto, aquilo que a Apple tem no seu ecossistema, a Samsung também tem.
Sistema de segurança mais seguro, o Face ID. Quão mais seguro é que o sistema de impressão digital, existente, por exemplo nos Samsungs (ultrassónico da Qualcomm)? Existe algum artigo sobre este tópico? Gostaria imenso de ler.
“Sistema operativo melhor organizado, mais leve e que consome menos recursos”. O que significa melhor organizado? Não poder ter as aplicações ordenadas de baixo para cima e apenas de cima para baixo não demonstra qualquer tipo de organização para mim.
Relativamente a ser mais leve e consumir menos recursos, estamos de acordo. Antigamente (há uns anos atrás) isto era muito mais evidente. Agora, mesmo continuando a ser assim, a distância já é bem mais curta.
O Android o iOS são ambos excelentes. Depende daquilo que cada pessoa valoriza.
Sim é mais seguro sim. Aliás, eu tenho os mais recentes topos de gama Android e não há dúvida que o Face ID é o mais seguro. Alguns até dizem que usam o reconhecimento facial tem de ser em conjunto com o PIN. A Apple confia no Face ID em pleno, e tem acesso ao Apple Pay (há muitos anos) que é um dos serviços com uma das maiores bases de cartões de crédito do mundo. E isso é significativo. A Apple começou a encriptar o conteúdo do iPhone em 2014 com o lançamento do iOS 8. Nessa altura a Google não mostrou interesse e só mais tarde colocou essa possibilidade, mas como escolha!
Sobre a nova loja… é sabido que um dos grandes focos de malware no Android são as lojas de terceiros. E a Apple não quer isso (aliás, nem a Google, que tem combatido fortemente). Como tal e pelo que temos visto, a Apple está a exigir um escrutínio incrével a essas lojas, dizem que é até superior ao que a própria Apple hoje faz. Existem rumores que dão conta de sanções pesadas às lojas em caso de aparecimento de malware…
Nos tablets, o Android não tem um sistema dedicado e por isso nunca conseguiu ser concorrente do iPad.
Nas atualizações, sim, a Samsung está no bom caminho. Mas a Apple já o faz há muitos anos.
Sobre o ecossistema, não é verdade que a Samsung também o tenha. Começas logo por perceber que a Samsung depende da Google, pois a Samsung peca logo por não ter sistema operativo (desistiu do Tizen). Logo, não podes fazer uma construção sólida em cima do terreno de areia. E isso é tão verdade que ainda há uma versão atrás, os smartwatch da Samsung usavam Tizen, depois desistiram e passou a usar Wear OS. Depois, nos computadores, unidade que está já meio acabada, a Samsung usa Windows da Microsoft.
Mas ainda dentro do Android, a Samsung luta contra os serviços da Google. Repara que tenta tapá-los, desde o Google Play até ao Google Pay. E por isso é que, por exemplo, a tag de localização, a SmartTag2 (que é muito boa), que precisa do software SmartThing e este não arranca nativo logo que configuras um Samsung. O que diminui de forma trágica a ação da SmartTag (por isso não tem a expressão da AirTag, que, para mim, é inferior à solução da Samsung).
O Face ID é mais seguro ao ponto de, como referi, ser o sistema que “guarda” as ações de pagamento. Sem necessidade de validação d outro método complementar. No entanto, a Qualcomm afirma que pretende uma taxa de precisão de 1 num milhão, que é a mesma precisão que a Apple afirma para sua tecnologia de identificação facial. Portanto, ainda não há nada que ultrapasse a taxa de precisam do Face ID embora a impressão digital no meu Galaxy S24 Ultra (assim como no S23 Ultra) são extremamente rápidas.
Em termos de aspeto, o sistema da Apple está melhor organizado, com as opções mais diretas, o Android tem muita coisa e em vários sítios. Depois muda de marca para marca, o que num está num lado, noutra marca está no outro e é uma confusão que ninguém se entende. Traz uns ícones um bocado infantis e há sempre quem depois lhe meta mais uma capa de decoração por cima.
Por tudo isto é que o Android é mais pesado, consome mais recursos, ao contrário do iOS, mais otimizado.
São dois sistemas operativos que fazem o mundo rolar. Não podemos esquecer que milhões de pessoas “vivem” literalmente pegadas aos dispositivos.
não precisas de ir à procura das apps abertas, se carregares na app ela “abre” onde estava
Breve vão colocar uma funcionalidade que permite fechar tudo… Apontem que vão ver.
Já andam a dizer isso há 10 anos, pelo menos…
Porque ao “fechar” uma app:
– Ela passa para segundo plano e continua a realizar a tarefa que tinha em curso por exemplo um download. Completada essa tarefa passa pa ra a situação a seguir;
– Ela passa para segundo plano, sem consumir recursos enquanto está em segundo plano, e para a abrir arranca no ponto em que passou para segundo plano e absorve menos recursos para iniciar.
Pensava que toda a gente já sabia isso.
Claro que toda a gente sabe isso por isso é que fecham se uma app quando reabres vai para o mesmo ponto onde estavas é porque está a gastar RAM para guardar o ponto em que estavas na app por isso é que quando já não precisas da app fechas é claro que se for uma app que estás sempre a usar mais vale deixar aberta, se não chegas ao final do dia e tens 150 apps abertas 140 das quais usaste uma vez e já só vais voltas a usar daí a 2 dias
Riu não vale a pena, não te canses muito, é que o Aves, O Aspirante aqui do sitio, esta convencido que é o dono da razão. É deixa-lo a falar sozinho.
Ram, RAM é o que mais se nota em aplicações pesadas por isso sim devem fechar todas as aplicações mas a Apple gosta de ser diferente, um dia vaia aparecer a função e vão dar uma desculpa como em tudo que fazem passado anos de o pessoal pedir.
Dedica-te à divulgação dos sites de notícias do FSB.
Olha quem fala, devias ter vergonha…. O maior em fazer paste de Links nos comentários e o maior no diz que disse, sem um ponto de reflexão critica e nada construtivo para as noticias que comenta.
Não tem botão mas tem as mesmas coisas que o Android moderno: gere muito bem a RAM mas volta-e-meia as apps têm que ser fechadas porque não funcionam bem e provocam mais consumo. Eu no meu antigo samsung de alta gama também só tinha problemas esporadicamente e no meu atual iphone o mesmo. Nem mais, nem menos
o mesmo se passa no windons, áo limpar os ficheiros de arranque nem de pesquisa assim será mais rápido na sua abertura!
Se é com,o dizem , porque é que o iphone não abre e deixa em 2 plano todas as aplicações ele próprio ? Estar à espera que o utilizador abra a aplicação para a deixar em 2 plano parece muito ineficiente – todas as aplicações deveriam estar sempre abertas por default .
RAM livre é RAM desperdiçada!
Tudo muito estranho, eu tenho um smartphone de 200€ e raramente fecho as aplicações em segundo plano, telefones de 1000 paus para cima e é preciso este jogo todo para poupar recursos e afins….
+1