Chamadas de emergência do Apple Watch causam problemas à polícia dos EUA
A Apple Watch foi uma aposta ganha da marca de Cupertino. O relógio inteligente está capacitado com diversas funcionalidades úteis aos utilizadores e, em muitos casos, já ajudou mesmo a salvar vidas.
No entanto, notícias recentes dão conta que as chamadas de emergência do Apple Watch estão a trazer alguns problemas à polícia dos Estados Unidos.
Apple Watch: chamadas de emergência causam problemas à polícia
O departamento da polícia do Kansas, nos Estados Unidos revelou que tem tido alguns problemas devido às várias chamadas de emergência acidentais, supostamente originadas pelo relógio Apple Watch.
A funcionalidade de Chamada de Emergência do gadget da maçã tem como objetivo contactar as autoridades competentes em caso de algum problema para a saúde e vida do utilizador.
O Fox Kansas City apurou junto do departamento de polícia de Overland Park, este centro recebe cerca de 250 chamadas por hora. Este é um número elevado. Portanto, a grande quantidade de chamadas acidentais vindas do gadget da maçã acaba por atrapalhar o trabalho dos profissionais. E ainda ocupa uma parte significativa dos recursos disponíveis para atender chamadas de emergência reais.
Segundo Jum Sutterby, comandante da polícia, estas chamadas são causadas por pequenos movimentos e situações dos proprietários do relógio:
O que acontece é que as pessoas movem-se durante o sono, ou mesmo a praticar algum exercício, e colocam o Apple Watch em modo de emergência. Sem saberem, o relógio liga para o 911.
Mas o problema pode estar no recurso de emergência SOS que faz automaticamente uma chamada quando o botão lateral é pressionado por um período de tempo. Para contornar esta situação, os utilizadores podem colocar uma capa no gadget ou desativar este recurso. Contudo, esta funcionalidade pode salvar vidas e é recomendado que a tenham ativa.
Dessa forma, a polícia local de Kansas City diz que, apesar de tudo, os utilizadores do Apple Watch devem manter o recurso ativo. Mas caso liguem acidentalmente para as autoridades, devem também informar que a chamada foi realizada sem querer.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Apple Insider
Neste artigo: Apple, Apple Watch, chamada de emergência, EUA, polícia, SOs
Já me aconteceu a andar de mota.
Deu conta depois, quando vi o registo de chamadas no telefone, que tinha feito umas 4 ou 5 chamadas para o 112.
São situações que não podem acontecer, sob pena de ocupar uma linha ou serviço que na realidade será fulcral para uma pessoa que realmente precise e esteja em dificuldades. Na minha opinião, este tipo de situações deveriam ser alvo de averiguação, e nos casos de reincidência serem punidas com uma contra-ordenação pesada (coimas).
Pois… por um lado ajuda a chamar emergencia e salvar vidas, por outro cada chamada falsa pode estar a ocupar a linha de saude para realmente salvar outras vidas. As chamadas falsas sao uma praga e prejudicam muito.
Se calhar mais gente é prejudicada com isto do que as que sao ”salvas”. É uma medida a rever, se realmente o relogio deteta bem emergencias ou tem demasiados falsos positivos
nao acho que se deve retirar essa funcionalidade. apenas melhorar, para evitar ao maximo este tipo de acidentes.