Afinal já é possível instalar e correr o Ubuntu num iPhone de forma completa
Por norma os sistemas operativos são criados e desenvolvidos para plataformas específicas de hardware. Não é simples fazer a ponte entre estes e tê-los a correr noutros equipamentos para os quais não foram preparados.
A ideia desta mudança não é nova e ao longo dos anos tem tentado muitos programadores. O mais recente caso de sucesso mostrou que é possível ter o Ubuntu a correr num iPhone, bastando recorrer às ferramentas corretas.
A Apple tenta a todo o custo manter o iOS e o iPhone blindado contra alterações. É desta maneira que consegue garantir a segurança destes elementos e assim manter os utilizadores protegidos contra utilizações abusivas e perigosas.
Foi com a utilização de uma das várias falhas presentes no iPhone que uma nova alteração foi conseguida. O Ubuntu 20.04 já corre no iPhone 7 e consegue fazer uso de todas as funcionalidades, até mesmo a interface gráfica que lhe conhecemos.
Recorrendo à ferramenta de jailbreak checkra1n, o utilizador u/newhacker1746 do Reddit conseguiu substituir o iOS do seu iPhone e colocar este novo sistema a funcionar de forma total. Como refere, não foi um processo simples, mas que teve um sucesso grande.
Depois de algumas tentativas com sucesso que apenas lhe deram acesso à linha de comando, um passo importante foi dado. Requerem várias alterações do sistema, mas o passo final foi mesmo o sucesso em colocar o ambiente gráfico a funcionar.
Este é um processo complicado e que a maioria não conseguirá realizar. Ainda assim, foram deixadas todas as instruções para quem quiser avançar e testar. O resultado final será o iPhone a correr o Ubuntu em toda a sua plenitude.
Naturalmente que este é um caso em que foi apenas uma prova de conceito. Mostrou que é possível usar outros sistemas no iPhone, mesmo sem a autorização da Apple. Se agora foi o Ubuntu, em breve poderá ser outro sistema, como o Android.
Este artigo tem mais de um ano
Nem nos PCs as pessoas querem usar pois n serve para nada e iam usa lo num iphone? Ta bem.
Se soubesses para que serve o ubuntu e quem o utiliza….. já não escrevias asneiras…
+1
Muitos apenas usam Iphone para mensagens e telefonemas e aquilo tem mais potencial…
E…?
Tens a noção da barbaridade que acabaste de escrever?
Se o Linux não existisse, possivelmente não tinhas sequer conseguido escrever essa mensagem.
Se estás a usar um smartphone, estás a usar um Linux ou Linux-like micro kernel.
Se tens box tv, idem.
Se navegas na web, é quase 99% graças ao Linux.
E ainda dizes com toda a propriedade ” n serve para nada”?
Tens que começar a ler e estudar um pouco mais antes de falares de assuntos que claramente ainda não dominas.
Cumprimentos
Se puserem android no iPhone, vai ser o melhor android alguma vez instalado num telefone e o pior iPhone alguma vez modificado
Nem por isso, o bom dos iphones é o seu sistema operativo, que é muito bem otimizado.
O problema dos iphones é ser muito caro.
os mercedes são caros!!!!! , tambem
Mas a diferença de dar 1000 euros ou mais por um iPhone e dar o mesmo por um androideca , desculpa lá
caro é pagar mil e tal por lixo coreano e ainda por cima com android , pior só mesmo o windows
Tem acesso ao hardware e compila para aquele hardware? Então corre. Não interessa se é iPhone, PS5, etc… por isso é irrelevante e ainda mais porque não foi manter o iOS e quando liga um hub com HDMI, então ter um modo “DeX” mas neste caso puro Linux. Isso seria ótimo e aproveitar a potência dos chips da Apple. Agora o que fizeram é um PoC mas sem utilidade.
mal-empregado Iphone.
Faz lá no teu
Isso seria porreiro se fizessem com iPads mais antigos que não recebem mais actualizações.
Vi os meus professores usarem várias distros de Linux (quando estudava gestão de redes informáticas) e comecei a usar também! Cheguei a recuperar velhas maquinas com diferentes distros (puppy linux, Antix linux e várias outras! Até cheguei a usar o Tiny Core Linux num velho Pentium 386 XD. Uso Windows para gaming (Windows 8.1 não tem os tais updates forçados…). Fiquei muito grato por aprender a lidar com Linux, abriu-me os olhos pra muita coisa 🙂