As imagens dos primeiros smartphones com câmara no ecrã
A Samsung e a Huawei estão na corrida pelo primeiro lançamento de smartphone com câmara integrada no ecrã, antecipando aquilo que será a tendência dos smartphones para o próximo ano.
Sendo a tendência já assumida o mercado começa agora a dar a conhecer mais novidades e a Lenovo surge como mais uma alternativa.
Dezembro ficará marcado pelo lançamento de dois novos smartphones das linhas intermédias de duas das grandes marcas do mercado, Samsung e Huawei. As duas marcas estarão a preparar-se para apresentar os primeiros modelos sem notch e sem margens, onde os elementos como a câmara frontal e os sensores habituais passam literalmente a fazer parte do ecrã.
Mas esta corrida tem um novo adversário e também a Lenovo anunciou que em dezembro irá surgir com mais um smartphone, o Lenovo Z5s.
Este anúncio surgiu dias depois do da Huawei o que demonstra que as marcas estão ansiosas para se destacarem com esta novidade.
Além dos teasers partilhados pela marca, surgiu recentemente também um vídeo no YouTube no canal do Slashleaks onde se pode ver aquilo que será Lenovo Z5s a funcionar. Estas imagens revelam, ao contrário das proposta da Huawei e da Samsung, a câmara ao centro do smartphone.
A Huawei, por sua vez, parece ter aproveitado o aniversário de uma estrela da música na China, Jackson Yee, para mostrar o design daquele que deverá ser o Huawei Nova 4.
Nesta aparição nada mais se ficou a conhecer sobre o novo modelo além do ecrã e da posição da sua câmara, no entanto, deverá ser um modelo algo semelhante ao Huawei P20 Pro na traseira, nomeadamente, com as três câmaras.
Updated concept render pic.twitter.com/VfAW8KhKfV
— Ben Geskin (@VenyaGeskin1) November 28, 2018
O Galaxy S10, que será lançado no primeiro trimestre do próximo ano, deverá ser a grande estrela do mercado a integrar a tecnologia já apelidada de "Infiniy-O", mas os planos seriam de lançar um modelo da linha A a antecipar esta novidade ainda este ano, como já fez com a inclusão das três câmaras na traseira noutros modelos.
Qual destes três modelos irá ganhar esta corrida? Qual a sua opinião relativamente a esta nova forma de integrar a câmara frontal no ecrã?
Este artigo tem mais de um ano
É uma idiotice semelhante ao notch.
Mil vezes ter a área de cima sem ecrã para ter a câmara e sensores do que isto.
Não podia concordar mais contigo, nem sei se não é mesmo pior que o notch, está ali plantado uma bola no meio do nada como se fosse um pixel queimado
Não podia concordar mais contigo, nem sei se não é mesmo pior que o notch, está ali plantado uma bola no meio do nada como se fosse um pixel queimado
+1
+1
Sinceramente não percebo o vosso problema com o notch. Se não gostam, é possível escondê-lo (pelo menos em quase todos os smartphones android).
Preferem bordas gigantes?
Nao percebo qual o vosso problema com o “o” no ecrã.
Quanto ao notch tradicional é feio, assimétrico e inestético, rouba espaço da status bar.
Não prefiro bordas gigantes, mas por exemplo a gama S9 tem umas bordas perfeitamente pequenas e aceitáveis e que não causam qualquer problema.
Quanto ao “o” no meio do ecrã, só vou comprar algum smartphone com buracos no meio do ecrã se não houver mais nenhum no mercado sem isso e se não conseguir mais usar o meu actual.
Ter um buraco no meio do ecrã para mim é pior do que ter notch! É como ter um pixel morto gigante no meio. Simplesmente inaceitável para mim!
+1
Por mim este o melhor no presente.
https://www.youtube.com/watch?v=6vKQxTV366c
+1
+2
ora essa! eu ate acho bem fixe
acho o mi mix a melhor implementacao ate ao momento, principalmente o 2s
por varias razoes
1-menos peso que solucoes como o mi mix 3
2-sem notch ou camaras a interferir no ecra em si, o que para muita gente incluindo eu irritaria a ver qualquer tipo de conteudo
3-acho a ideia do ecra ser continuo ate cima e ficar em baixo a camara melhor do que o oposto ou estas solucoes porque, fica mais estetico, mais practico para evitar toques acidentais e nao acho a camara frontal em baixo grande problema, ninguem anda sempre a tirar selfies e mesmo que o faco e so rodar o telemovel, chegou se ao ponto onde ate isso e problematico??
tenta fazer esse telemóvel resistente à água
Nvm, pensei que falavas do mi mix 3.
O 2s tem o problema de teres que o virar ao contrário sempre que queres tirar uma foto, senão fica com ângulos maus.
De qualquer maneira o queixo em baixo do telemóvel para alguns é ainda pior que a notch.
Para mim, nem precisava de um telemóvel com câmara à frente. xD
como pode ser pior, e a parte em contato com a mao!
e ter de virar para tirar uma selfie e assim tao mao, ja de si tens de pegar nele numa posicao anormal
Opinião ridícula … vê se começas a falar de smartphones e não de chinesada
E repare que a chinesada veio para ficar com, a cada lançamento melhor e mais barato…
PS: não acho assim tão ridícula… deu a sua opinião construtiva ao contrário do seu comentário!
obrigado onurb82 😉 existem sempre uns que nao conseguem ver certas coisas e sao contra marcas sem nunca experimentar ou tentar perceber um pouco
que dois fofos … mas que certamente nunca experimentaram um smartphone a sério …
nem vou comentar a tua resposta porque e….redicula a esse ponto
e qual e esse e ja agora diz porque, quere ver se consegues?!
não está mau, até está interessante, muito melhor que a treta do notch, mas acredito que ainda venham a melhorar e tornar a camera frontal totalmente oculta no ecrã…
Pra mim a luz ao redor da tela pode afetar as fotos
Vê-se perfeitamente que não percebes nada do assunto, de fotografia, processamento de imagem, visão por computador, inteligência artifical, etc …
E percebes tudo então sabichão de internet?
*risos*
Não percebo nada disso. Apenas tenho um doutoramento na área e actualmente estou a trabalhar no centro de investigação da huawei em Londres. O “mágico” modo noite dos huawei não caiu do céu …
E mais? Também tens no cartão do Banco, Doutor como primeiro nome? Isso também é muito importante de referir
Custa muito entender que a melhor solução é ter uma margem pequena tipo do genero s9 ou note 9??? A sério que panca agora isto dos notch, tudo ecrã, etc etc
Claro que é. Daí a samsung estar a trabalhar para lançar novos displays, nomeadamente os Infinity-O, -V, and true infinity.
+1000
+1
E experimentarem fazer um lançamento limitado de um telemovel sem camara selfie? nem todos passam a vida a tirar selfies.
ideias (tendo em conta nao ter camara a frente): podiam arranjar na parte de tras um pequeno ecra para selfies; arranjar um acessorio/camara boa (+ stick) para quem realmente quer selfies.
isso é que era pensar bem!
nao sei se sabes mas a camara frontal era utilizada para fazer videochamadas…bem antes da moda ds selfies 😉
nao digo para banir os outros mas quem nao precisa e nao usa porque nao tirar a camara da frente e ficar com o ecra ponta a ponta. depois cada um compra o que quiser
e quem iria comprar um telemóvel sem câmara frontal? meia dúzia de pessoas que tem o mesmo pensamento como tu?
Nenhuma marca faria um telemovel edição limitada desse genro
existe telemoveis ainda com teclado e tudo e ainda sao vendidos.. Cada um compra o que quer? Quantas vezes usas a camara frontal?
Se fizessem um telemovel com ecrã a cobrir totalmente 100% a parte da frente porque não? e dei ideias de como poderia ser substituido..
Porque o objetivo das marcas sao os 100% de ecrã
Existem telemoveis ainda com teclado e tudo e ainda sao vendidos.. Cada um compra o que quer. Quantas vezes usas a camara frontal?
Se fizessem um telemovel com ecrã a cobrir totalmente 100% a parte da frente porque não? e dei ideias de como poderia ser substituido..
Porque o objetivo das marcas sao os 100% de ecrã
Isso já existe no mercado!!! O melhor conseguido é um da marca Nubia.
Mas enquanto não forem os gigantes a apostarem nisso … ninguém irá comprar …
Chama-se Nubia X.
Próximo passo é criar capas dos telemóveis com pegas. Para conseguir segurar o telemóvel sem tocar no ecrã. Não me interpretem mal, gosto de ver o ecrã no telemóvel todo. Agora a usabilidade tende a ser menor, forçando a usar as duas mãos para todas as tarefas, até as mais simples. O menor contacto com telemóvel para desviar as mãos do ecrã, torna a nossa forma de manuseio mais solta, aumentando o número de “acidentes” com as quedas dos telemóveis. Qual vai ser o limite do smartphone, ecrã em toda a volta? Desdobrável? Quando é que um smartphone passa para outra coisa qualquer? Vai-se extender nos wearables?