HP Elite x3 – O novo topo de gama da HP com Windows 10 Mobile
No MWC 2016 vimos um pouco de tudo no mundo mobile, vimos as novas tendências IoT, novidades na interacção dos veículos com as comunicações e vimos outros produtos que agilizam a vida das pessoas com o seu smartphone.
No meio destes grandes anúncios de smartphones, principalmente das apostas milionárias das gigantes asiáticas como Samsung, LG e Xiaomi, ou Huawei, apareceu um dispositivo muito interessante da casa HP. Vamos conhecer o HP Elite x3 com Windows 10 Mobile.
Durante a nossa visita ao MWC estivemos à conversa com os responsáveis da HP, que nos mostraram o equipamento e qual o enquadramento deste no mercado.
Esta aposta chega dois anos após o último lançamento da HP de um smartphone com Windows Phone. A marca volta a investir no sistema operativo da Microsoft, com o novo HP Elite x3, um topo de gama que teve grande destaque no MWC 2016.
O que traz de novo o HP Elite x3?
Este novo dispositivo da HP está equipado com um ecrã AMOLED de 5,96” QHD (1440x2560) com Gorilla Glass 4, um SoC Qualcomm Snapdragon 820 a 2,15GHz, 4GB de RAM, 64GB de memória interna e suporte para cartão de memória. Na questão fotográfica conta com uma câmara traseira de 15MP e frontal de 8MP.
O modelo tem ainda incluído um sensor de impressões digitais na parte traseira, uma bateria de 4150mAh, com suporte para carregamento Qi e PMA, e certificação IP67, permitindo imersão em água até 1 metro, durante 30 minutos.
Sendo este modelo direccionado para o ramo empresarial, além da protecção biométrica, conta ainda com uma encriptação completa de 256 bit e TPM 2.0.
O Elite x3 vem equipado de fábrica com o Windows 10 Mobile, sendo possível o uso do Continuum para estender as capacidades mobile ao desktop.
Este modelo vai ter dois acessórios disponíveis para expandir o leque de hipóteses na sua utilização: o Desk Dock e o Mobile Extender.
O Desk Dock é, como o próprio nome indica, uma doca que oferece uma DisplayPort, duas portas USB Tipo-A, uma porta USB Tipo-C e uma porta Ethernet RJ-45, de forma a melhorar a experiência com o Continuum.
O Mobile Extender contém uma bateria, um ecrã 12,5” Full-HD (1920x1080) e um teclado, sendo apenas necessário conectar ao Elite x3 de forma a obter o seu poder de processamento.
Esta é sem dúvida uma grande aposta da HP, associando o hardware de topo ao Windows 10 Mobile e oferecendo, assim, uma solução que promete dar que falar em 2016.
Conseguirá o Elite x3 impor-se no mercado?
Este artigo tem mais de um ano
Muito interessante, sem dúvida! Só esperemos que não aqueça como muitos dos seus portáteis.
Por acaso os que estavam em utilização no evento em Barcelona, com tanta utilização, não se notava nada de extraordinário. Estivemos alguns momentos a usar, depois de muita gente também os experimentar, durante horas e não foi dado que chamasse à atenção.
Óptimo! 😀
finamente, mas ja perderam um cliente…comprei há pouco outra marca, para mim hp nunca mais. as baterias são fracas e o pior é mesmo o barulho….levava aquilo para umas práticas da faculdade e toda a gente começava a olhar para ele quando o ligava, ao menos chamava a atenção xD
Tenho um Envy TouchSmart que é muito muito silencioso, não aquece quase nada, está sempre fresco.
Isso depende dos modelos, a Acer é bem pior, nos portáteis de gama baixa especialmente.
Claro que isto é tudo muito subjectivo, depende de modelo para modelo, mas todas as marcas teem os seus modelos mais fracos, e mesmo os melhores teem sempre pontos fracos.
eu tenho um envy d005 e top :3
1.3kg 5*
pois, e geralmente os que se lixam numa marca vão para outra, e os que se lixaram na outra marca vêm para a que tu deixaste xD
Alguém sabe o preço?
Foi preciso reclamar nos comentários.
Já só falta o Asus e mais meia dúzia…
Achas? Não, há é um timing, ou achas que foi por reclamares? Andas a reclamar há semanas e não foi por isso que veio mais cedo. Há um timing para tudo 😉 e tal como eu já tinha dito (e vai lá ler) estava programado.
Falta muito mais do que isso que dizes, mas tudo tem o seu tempo… que nós sabemos qual é 😉
Se reparares não fui só o único a reclamar, foram mais pessoas.
Claro que há timings, mas por exemplo já saiu no inicio de Fevereiro um update para o Windows 10 (dos Lumias 950) assim como atualização de firmware. Se for como fizeram na build 74 quando anunciaram estavam a lançar a build 107…
Isso não sei se és ou não o único, há alguns que só reclamam por dois dois motivos: por tudo e por nada. Contudo, temos dado a conhecer tudo o que diz respeito a lançamentos, novidades, possíveis ou rumores sobre o lançamento das versões oficiais finais, além de truques e dicas. Portanto, não sei do que falas.
Chama-se a este tipo de atitude, falta de respeito pelo esforço e trabalho dos outros.
Falar é uito fácil quando se está de fora, sem a noção do trabalho envolvido.
Se vocês tivessem de cobrir todas as notícias ligadas a tecnologia estavam bem tramados.
Deixo aqui também uma sugestão (não é exigencia 😀 ):
Deem uma vista de olhos neste telemóvel que está a despertar muito interesse: LeTV Le Max Pro
Visitem este link para mais informação: http://www.androidauthority.com/letv-le-max-pro-first-look-666454/
Nota:
Faltou mencionar que a qualidade do som do aparelho é da Bang & Olufsen…
Já tive num LG e adorei a experiência.
Faltou dizer que sai daqui a uns meses.
Este é um equipamento interessante, principalmente para o mercado empresarial
Se for como os portáteis mais vale ficarem quietos…
Por acaso estou a escrever este comentário de um HP Compaq ainda com Windows Vista. Tem quase oito anos de utilização intensiva…e continua 100% operacional e muito boa performance! Acho que és mais um que comenta o que não conhece…ou eu tive muita sorte com o meu!
Eu adorava o meu velhinho HP 530, mas os HP actuais não compro 😉
Pois eu tenho um Envy e posso-te dizer que de todos os HPs que tenho tido este é o melhor de todos, leve, com uma autonomia invejavel, não aquece, silencioso, com uma imagem e um som muito bons, muito rápido, fiável, e bonito.
Além de a HP ter um Suporte ao Cliente muito bom.
Já trabalhei muito com Toshiba, HP, Sony, Acer e IBM, e posso dizer que de todos sempre preferi o suporte HP e IBM. Acer era muito fraca e continua a ser um dos piores serviços de suporte que conheço.
É um comentário de puto armado aos cucos. Se percebesse daquilo que diz com certeza que escreveria algo mais substancial e fundamentado, o que claramente não é o caso.
Para mim preparam se para substituir a Nokia, até ja vem com o famoso windows 10, algo que nos asperamos desde 2015.
O Lumia 950, 950 XL, 550 já vieram de origem com o Windows 10 Mobile em Dezembro de 2015… e agora em 2016 há o Lumia 650.
Xiaomi Mi 4.
acer jade primo.
E muitos outros.
Já lá diz o ditado que “mais vale tarde que nunca”.
Como solução empresarial para mim será sem duvida uma boa opção…
Foi a ferros 😉 mas ainda assim muito obrigado Pplware.
Parece-mede facto uma boa aposta, principalmente para o sector empresarial.
O que peca ainda para que o WM10 possa crescer é o marketing. Acredito se existisse um marketing gigante à volta do WM10 como quando foi o lançamento do W10 os resultados seriam melhores.
Enquanto não investirem, serão sempre uns desconhecidos para as massas que continuaram a preferir Android ou iOS, muitas vezes por falta de conhecimento de outras alternativas.
Bastante interessante, um dos grandes problemas que sinto em relação as equipamentos de hoje em dia, é o facto de que os sistemas móveis actuais não facilitam em nada o multitasking, é por isso que ainda prefiro um portátil a um tablet em qualquer dia do ano… Nenhum deles cabe no bolso e embora o tablet seja mais fácil de transportar, serve apenas para o uso bastante leve do mesmo.
Sinto que este equipamento é um passo que nos aproxima de conseguirmos ter um portátil dentro do nosso bolso, claro que estamos demasiado longe disso acontecer mas, isto sim, é inovação.
Será que o pplware saberá dar alguma estimativa do preço?
Esse modo continuum é bem interessante, mas esbarra no problema da arquitetura do processador. Devido a ser ARM, não será possível rodar as atuais versões dos softwares que temos instalados nos desktops.
Talvez a solução seja usar processadores x86 aliados à uma versão do Windows praticamente igual àquela usada nos PCs. Mas aí teremos o problema do superaquecimento… Talvez em uns 2 anos seja viável, mesmo porque a Intel já anunciou que focará o desenvolvimento de seus processadores em torná-los mais econômicos, mesmo em detrimento da velocidade, o que significa também que aquecerão menos.
O objectivo da Microsoft é fazer exactamente o contrário. Com o projecto Centennial, estão a tentar converter programas em apps universais da store e assim poder funcionar em modo continuum. Eles andam internamente a testar isto com o office por exemplo
Douglas podes utilizar apps de desktop no telemóvel pela hp cloud, que eles apresentaram mas que nao foi mencionado aqui.
YEP! é uma das funcionalidades mais interessante que o Continuum permite e que a HP vai aproveitar para cativar os clientes.
A microsoft tem tudo para dar certo tanto no PC como no Smartphone, só tem que saber integrar as duas coisas e não demorar como tem feito a implementar novas funcionalidades
Nos tablets (Surface e derivados. …) o “os” que roda é o Windows 10 desktop. Esse Continuum (dos smartphones) é apenas o Windows10 mobile (ou WindowsPhone com outro nome) com outra interface. Não roda os progamas exe do Windows desktop. Não tem Google Chrome, Mozilla Firefox, adobe, corel, steam, origin enfim, não tem nada atrativo para o usuário. E outra espelhar a imagen do smartphone na TV, existe a anos essa possibilidade no android. Basta comprar um cabo otg para hdmi. Eu particularmente uso meu smartphone android na tV para assistir filmes na Netflix rs.
A HP vai fornecer, junto com o aparelho, um app que permite correr todas as aplicações win32 virtualizadas na cloud. já mostraram um video com o HP Elite x3 a correr autocad
Wow!!!
Ora aí está algo que me preparava para perguntar…se este equipamento (ou estes, já que parece que vêm mais em modo continuum) se serão capazes de processar programas pesados como o autocad, trabalhar com programas SIG, ArcGIS, etc…mas parece que sim… o que me faz pensar que será um equipamento fenomenal!!
Vai-te informar! Estás totalmente fora dela.
Como já foi referido, através do continuum e uma cloud tens TUDO!
desde k tenhas uma ligação de jeito! no interior com adsl a 2 megas nem passas do login!
Excelente equipamento! Faz-me apetecer desenvolver aplicações para W10 Mobile!
Muito bem Vitor!
Boa descrição deste, aparentemente excelente topo de gama, que parecendo feito a pensar na área profissional e empresarial, é muito capaz de impressionar na utilização pessoal e de laser.
Sugiro que, quando os equipamentos estiverem disponíveis, o pplware promova um comparativo entre vários dos mais recentes topos de gama dos vários fabricantes e sistemas operativos, expondo-os em simultaneo às mesmas provas nas mesmas condições.
Bom trabalho.
Obrigado pelo artigo vítor!
Está bastante completo.
“Por Daniel Jesus para Pplware.com”
+1
..e isento.
Se calhar por causa disto “Por Daniel Jesus para Pplware.com” 😀
Gabriel Aul(vice-presidente de Sistemas de Engenharia e Dispositivos da Microsoft-programa Windows Insider),no seu Twitter,diz maravilhas deste smartphone.—»”Very cool new phone”,foi o que disse. 🙂
Boas
Vitor por acaso não ouviste nenhuns rumores do tal surface phone?
Ninguém se descoseu e falou sobre isso?
É que estar a trocar o meu 820 velhinho, tem que ser por um topo de gama que me agrade a sério.
Coisa que os 950 não conseguiram ja que o toque não me agradou.
Agora este veio baralhar as coisas!
Parece-me bem,mas tenho que o sentir e tocar para ver se realmente vale a nota!
Faltou tambem mencionar o facto de poder correr aplicações win32 virtualizadas pela cloud.
https://youtu.be/rxnQgGRoyIs
E, além disso, a MS já está em testes com o Office Desktop (versão w32), passada para Universal App – já anda na loja mas para testes internos.
Portanto, parece-me que no futuro o uso de aplicações desktop em equipametos mobile vai muito mais além que a virtualização em cloud.
4GB de Ram, Snapdragon 820 a 2,15GHz pode ser desta que o windows ganhe mais um adepto, a pouco tempo tive uma semana com um lumia e jesusssss jurei nunca mais voltar a windows só lag en web mas a culpa era das specs do equipamento 512 de ram não sei como permitem aquilo 🙁
Portanto, tu tiraste conclusões acerca do Windows Phone através do uso de um equipamento baixa gama por uma semana?
Sendo assim… Android e iOS são uma bela treta (testei um Android de 50€ e um iPhone 4S e achei aquilo tudo uma grande porcaria de sistemas).
contam-se pelos dedos de uma mão as vezes numa semana que ligo a net no windows phone e o telemóvel consegue receber e abrir os emails recebidos sem dar erros, já para não falar do here (aplicação nativa de gps) que volta e meia e a aplicação desliga-se, obrigando-me a encostar o carro e a voltar a fazer tudo do inicio.
Não quero te chamar mentiroso, mas LAG num lumia?!!?!?!?!?!?!?!?!?!?!??
De certeza que tinha defeito, e sei do que estou a falar, porque ja tive, Lumia 520, 625, 720 e actualmente com 830 e nunca sobe o que era LAG
contam-se pelos dedos de uma mão as vezes numa semana que ligo a net no windows phone e o telemóvel consegue receber e abrir os emails recebidos sem dar erros, já para não falar do here (aplicação nativa de gps) que volta e meia e a aplicação desliga-se, obrigando-me a encostar o carro e a voltar a fazer tudo do inicio.
Bom telemóvel..
A camera traseira da última foto está numa posição diferente do vídeo, é o mesmo telemóvel?
Tenho um HP envy 15. É frio e silencioso desde março de 2014. Sem problemas. Trazia o Windows 8.1 de origem. Instalei o Windows 10 de raiz e continua a funcional bem. Um pequeno detalhe: não custou 300 euros.
Será que também vai sair uma versão deste com android? Isso é que era de valor.
Como é que isso seria possível se Android não suporta algumas das características que este equipamento tem?
Só se aproveitarem a carcaça, porque de resto… zero… não dá.
Qual, ou quais as características que o android não suporta?
Continuum e virtualização na cloud para poder correr aplicações win32 que dependem do suporte para continuum. Isto é o maior trunfo deste equipamento para poder vingar a nível empresarial
se o processamento é feito na cloud, basta ter acesso por web usando protocolos como rdp, vnc…
Mas para isso a app que faz a gestão da cloud tem que suportar algo parecido com o continuum. Que só é possível no Windows Mobile ou no ubuntu para telemóveis
Este equipamento é para o target empresarial e este trabalha com windows.
Só qurero saber o preço……
em windows e com hardware de hoje, vai ser o meu next mobile.
Pelo que soube até agora, parece que para comprá-lo as opções serão as lojas virtuais da HP e Microsoft, se não me engano. Vão restringir a distribuição, pelo menos inicialmente, devido ao foco empresarial; eu não pretendo fazer uso corporativo, porém quero muito adquirir esse aparelho ! será que vão expandir canais de distribuição posteriormente ?