Tesla Model S prevê acidente na estrada antes de acontecer
Os sensores de um Tesla Model S detectaram a aproximação perigosa de dois carros, na sua frente, e é dado ao condutor o sinal de perigo, antevendo um acidente que ocorre segundos depois.
O Autopilot é um sistema avançado nos veículos da Tesla que permite uma condução autónoma e altamente segura, mostrando-se muito eficiente em sítuações críticas.
Está a ser notícia em todo o mundo e mostra a eficiência do sistema Tesla Autopilot. O acidente previsto pelo Tesla aconteceu numa autoestrada na Holanda, perto de Eindhoven. Como poderemos ver no vídeo, o trânsito era intenso mas mesmo assim o radar do veículo, que seguia em modo Autopilot, actuou atempadamente.
O veículo, utilizando o seu sofisticado sistema de sensores, que monitoriza permanentemente todo o espaço em volta até vários metros de distância, detectou que os veículos à sua frente estariam em rota de aproximação perigosa e o condutor é alertado para colocar as mãos no volante, assumindo o controlo do veículo, desligando-se o modo de piloto automático. Segundos depois dá-se um acidente feio e que não se sabe que consequências teve.
O vídeo foi gravado pelo sistema de câmaras do veículo que havia sido instalado pelo proprietário em cima da consola. Estas imagens foram publicadas no Twitter por Hans Noordsij ontem, terça-feira.
Original video, authorisation from the owner. Essential, no one could predict the accident but the radar did and acted by emergency braking. pic.twitter.com/70MySRiHGR
— Hans Noordsij (@HansNoordsij) 27 de dezembro de 2016
Conforme pode ser lido e visto nas imagens, o Tesla conduzia a uma distância segura e conseguiu travar a tempo evitando colidir com os outros carros acidentados.
Este artigo tem mais de um ano
Não sei se previu o acidente.
Acho que viu luzes de travagem à frente a tenha alertado o condutor e travado. Mas pode ser outra coisa mais complexa
O carro da frente nem chegou a travar.
O Fiesta preto também previu o acidente…
O Fiesta preto começou a travar depois do Tesla prever o acidente, o que é bastante bom.
Mas na verdade não previu acidente nenhum, conseguiu foi detetar que o trânsito estava parado mais à frente e fez travar o carro com antecedência.
Nao ha luzes de travagem quando o alarme dispara… Alias, o Corsa bate “seco” sem travar.
há luzes de travagem do Range Rover que é abalroado pelo Corsa. Os sensores deverão ter determinado que havia carros à frente a abrandar na via da esquerda, apenas isso.
Exactamente. Não previu acidente nenhum. Mas evitou um a mais, provavelmente. 🙂
O radar dos novos Tesla não só detecta travagens do carro imediatamente à sua frente, como também do que vai à frente desse, ainda que esteja oculto pelo campo de visão do condutor do Tesla. Isso é uma grande vantagem da condução automatizada pela Tesla, face à condução manual.
Na verdade, o SUV que trava (à frente do vermelho) não estava totalmente oculto. O carro imediatamente à frente do Tesla faz uma ligeira viragem à direita, momentos antes do impacto, o que torna o SUV (já muito perto e a travar) visível para o Tesla. Neste vídeo não se percebe, mas num vídeo em HD no Youtube isto é visível.
Se isso só é visível num vídeo em HD para um ser humano, acho que é de louvar o carro ter detectado…Tesla ftw
Só consegues ver em HD por perda de qualidade de imagem do video. As luzes de travagem do SUV são bem visíveis significativamente antes do alarme.
Mas é verdade que haver sensores acrescenta no nível de segurança.
Acho que me entendeu mal.
O facto de ser em HD não tem implicações para o caso real. Era só para o leitor (você) perceber o que eu estava a explicar no post original.
O sistema de alerta do Tesla funciona à custa de lasers e sonar. O processamento de imagem através de câmaras também pode lá estar, mas é muito custoso/demoroso em termos de processamento. Não iria ser tão rápido como o processamento espacial por radar.
Também não me parece que tenha previsto o acidente. Os sensores certamente terão identificados carros à frente a abrandar
O carro da Tesla está preparado para abrandar e parar caso haja transito, tem nessa situação autonomia completa, mas alertou o condutor para colocar as mãos no volante porque previu que algo iria acontecer, não apenas porque tinha carros a abrandar
André, o Tesla não tem autonomia completa e a 110km/h nunca iria iniciar uma possível paragem na faixa da esquerda sem soar o alarme, aliás nem pode mudar de faixa sem input do condutor. Repara que os veículos da frente parecem ter abrandado bastante, isto é, tornam-se um possível obstáculo na faixa para a velocidade a que seguia.
Pode ter sido, embora que não concordo. Este novo sistema, recém chegado aos Tesla, previu mesmo o embate e ouve-se claramente o alerta do sistema frontal de colisão, mesmo antes dos sinais de stop dos veículos da frente.
Segundo informações mais recentes, o condutor do Tesla referiu que o veículo começou a abrandar sem uma razão aparente, ele próprio achou estranho, dada a distância ao veículo da frente.
Segundo parece, este novo sistema de Autopilot, foi disponibilizado over-the-air há dias e os condutores ficaram a saber dele quando este estava já instalado, através de uma notificação de actualização efectuada. Dizem que os melhoramentos são substanciais e que esta segunda geração tira mais proveito do radar do Tesla.
Desculpa mas o que dizes não faz grande sentido e nem bate certo com as imagens.
Tens 5 segundos de video antes do alarme soar em que se pode ver (na info de rodapé) que o Tesla não estava a abrandar. Também se pode ver que significativamente antes do alarme os veículos à frente do Opel Corsa estavam a travar.
Também não faz grande sentido pensar que o sistema da Tesla ande a calcular colisões entre os outros veículos. O processamento da informação dos sensores já é suficientemente exigente para o hardware para a Tesla andar a sobrecarregar com outros cálculos que não trazem ganhos para um veículo que nem é autónomo, e sendo cálculos para os quais dificilmente terá informação suficiente.
Não sou eu que digo, se leres as informações que estão a circular do condutor (nesse tweet), é ele quem diz que o Tesla começou a abrandar e não se trata de calcular colisões entre veículos, o radar “vê” o comportamento do trânsito e poderia não ter dado em acidente mas o comportamento era errado para os parâmetros do software do Tesla e foi isso que ele alertou e actuou em conformidade.
Nota que ele (via radar, sonar e câmaras) faz o rastreio dos veículos, notou que a velocidade do Corsa é maior face à do SUV que circula à sua frente “prevendo” uma situação complicada e tal aconteceu. Ele avisa o condutor para agarrar o volante e desliga o Auto piloto, se reparares a velocidade no ecrã tem um ligeiro atraso face ao comportamento do carro, ele começa a abrandar dos 113 km/h precisamente antes do embate (repara no atraso da informação da velocidade quando ele está parado e dá uma indicação de 12km/h no ecrã). Como essa informação está com um segundo de atraso, ele abranda para os 105 km/h antes do embate, logo que faz disparar o aviso de possível colisão frontal (alertando o condutor para assumir o volante).
🙂 ele não é bruxo, mas tem informação que detecta comportamentos errados e que podem determinar num acidente.
O tweet não é do condutor, e o carro só começou a travar depois do alarme (é disso que é referido nos tweets), aliás parece que o condutor quase de imediato carregou no travão pois há um sinal sonoro de desligar dos sistemas automáticos que acontece quando se trava manualmente – isto é, já é o condutor que estaria a travar o carro antes de haver a colisão. O atraso que vês no fim é porque faz cálculo de velocidade média, não é um atraso de medição é apenas um efeito na precisão dos valores.
Entre ver o comportamento do trânsito e andar a calcular colisões entre os outros veículos vai ainda uma grande distância. Os sensores têm limites de alcance e precisão e tal como já disse o hardware já é sobrecarregado com outros cálculos bem mais importantes. Se reparares bem os carros da frente estão a abrandar significativamente… para um carro que vai a 110 km/h isso já seria mais do que justificação para a necessidade de abrandar.
O Radar vê/deteta o comportamento até dois veiculos em sua frente:
“… Tesla will also be able to bounce the radar signal under a vehicle in front – using the radar pulse signature and photon time of flight to distinguish the signal – and still brake even when trailing a car that is opaque to both vision and radar. The car in front might hit [an object] in dense fog, but the Tesla will not.”
Só podia vir da Tesla, grandes génios 🙂
Quertenha previsto a colisao, quer tenha visto muitos stops acesos, ou outra coisa qualquer, facto é que, fez o carro abrandar e ligar os 4 piscas, prevenindo assim outro acidente.
Adoro cada vez mais a Tesla.
Muito gostaria que se instalassem
O tesla viu que os carros à frente estavam parados. só. Foi coicidencia o outro carro não reparar .
Normalmente as coisas são previstas antes de acontecer… certo?
O tesla apitou ~1s depois de o carro a frente do corsa ligar os piscas da direita
Qual é a capacidade do sensor em situações extremas (nevoeiro, luz solar frontal) ??
Alguem sabe
Se o sistema for composto por lazer e sonar (quase de certeza que o são) então estas situações extremas não têm nenhuma influencia nem impacto negativo…
O radar da frente do carro tem um alcança de 160m
https://www.youtube.com/watch?v=OEAxPcSObBg
O Corsazito lé conseguiu capotar o jipe :p
Ok, para que não haja dúvidas. O Tesla não prevê o acidente. O radar que têm equipado faz “bounce” por baixo do carro que vai à frente, o que lhe permite monitorizar o SUV.
Assim que o sistema do carro nota o abrandamento brusco do SUV, acciona o alarme e começa a travar.
O tempo de reacção de tal sistema é superior a qualquer humano, porque o SUV esta encoberto pelo veiculo que vai à frente.
Não há dúvidas que esta tecnologia vai prevenir muitos acidentes na Estrada. E neste caso a Tesla está na vanguarda da tecnologia.
tá decidido, vou comprar um Fiesta !
Isto foi uma previsão do computador do carro da tesla , reverificando bem o video notasse , que o tesla fez o caculos correctos para aletrar o condutor e abrandar , apos o desvio do carro que embate .
É sim uma previsão computacional preventiva .
“O seu comentário aguarda moderação.”
Voltamos ao mesmo ?
Notaççe que sabes disto!
Ninguém duvida que o sistema da Tesla faz previsões sobre condições na estrada para o próprio veículo, é para isso que esses sistemas existem, e também existem noutros carros. O que se disputa é que seja dito que o sistema previu que iria haver uma colisão entre dois carros que seguiam em frente.
Daqui a pouco vamos ter é um KITT nas estradas 😀 Vamos ser todos o Michael Knight
Essa “feature” existe em qualquer carro recente: adaptative cruise control e collision assist no caso da Mercedes !