USB-C foi atualizado e permitirá carregamentos a 240 W
O USB-C é um standard que tem vindo a ser cada vez mais utilizado pelos fabricantes de dispositivos tecnológicos. Como é natural nesta área, as atualizações dos protocolos acontecem sempre que possível e com o USB tipo C o cenário não é diferente.
De acordo com a última atualização, a capacidade de carregamentos passará de 100W para 240W.
USB-C tem nova versão "Extended Power Range"
Em breve, a maioria dos PCs portáteis não precisará de ser equipado com uma interface "feia" e uma fonte de alimentação proprietária para carregamento. O USB Implementers Forum (USB-IF) acaba de anunciar, que o USB-C permitirá carregamentos a 240 W (48V a 5A).
Considerando que este standard só permitia carregamentos a 100 W, é uma evolução para mais do dobro. Tal significa que, com esta capacidade, poderá ser possível em breve alimentar portáteis e outros equipamentos com mais necessidades em termos de energia.
Por exemplo, o Dell XPS 15 c necessita de 130 W o que, com o atual standard, não é possível de alimentar.
A USB-IF denomina esta nova versão de "Extended Power Range". Para usufruir das características deste novo standard, será necessário adquirir novos carregadores e cabos USB-C. A USB-IF refere que "Todos os cabos EPR devem ser visivelmente identificados com itens de identificação de cabo EPR", diz parte dos requisitos do USB-IF para a nova especificação. Um cabo precisará de suportar até 5A e 50 V para ser compatível.
Com esta recente novidade, ficará agora a dúvida se os fabricantes irão apostar em força nesta versão atualizada do standard
Este artigo tem mais de um ano
Esta melhoria é bem-vinda, mas só vem acrescentar mais confusão ao padrão de conecção que é o USB-C.
O problema é que o USB-C é um conector, e permite utilizar diferentes protocolos, e nem tudo é normalizado. O que não falta aí são fabricantes a usar USB-C com protocolos de comunicação proprietários.
A 65 watts a bateria ja sofre, a 240 watts então deve ser giro deve lol.
Estamos a falar de portáteis não baterias pequenas como dos telemóveis. Onde os portáteis precisam à volta de 130w no carregador.
Lá vão os dispositivos começar arder!!
Não fizeram nada de extraordinário…Na forma mais básica, aplicaram a lei de Ohm.
19V x 5A = 95 Watts
48Vx 5A = 240 Watts
Sobem a tensão (V), mantendo a corrente (A), têm mais potencia (W) disponível.
Só precisam de alterar o circuito de entrada no dispositivo para baixar a tensão.