Ucrânia deixa de fornecer gás Néon, essencial para a produção de chips
Todos os dias temos novidades relativamente às consequências que vão surgindo devido à guerra da Rússia contra a Ucrânia. Enquanto muitas marcas e empresas do segmento tecnológico viram as costas ao país de Vladimir Putin, outras situações preocupantes começam a desenrolar-se.
Já aqui havíamos referido que este conflito também poderia ter impacto na indústria de chips. E as mais recentes informações dizem mesmo que a Ucrânia parou de fornecer gás Néon, essencial para a produção dos componentes.
Ucrânia deixa de vender gás Néon
Dois grandes fornecedores ucranianos, responsáveis por cerca de metade da produção global de gás Néon para semicondutores, suspenderam as suas operações num altura em que se intensificam os ataques da Rússia. Desta forma, tal como muitos analistas preveem, esta situação poderá trazer várias consequências no mundo da indústria, uma vez que pode contribuir para o agravamento da escassez de chips, para além de promover o aumento de preço dos mesmos.
Segundo os dados fornecidos pela Techcet, esses dois fornecedores são as empresas Ingas e Cryoin, e ambas fornecem entre 45% a 54% de gás Néon de grau semicondutor em todo o mundo. A Techtcet estima que o consumo global de gás néon para a produção de chips no ano passado foi de cerca de 540 toneladas. Para além disso, o país de Volodymyr Zelensky fornece mais de 90% deste elemento para os Estados Unidos da América.
Tal como já havíamos explicado anteriormente, o gás Néon é um elemento fundamental aplicado aos lasers usados no fabrico de chips.
Os representantes das fornecedoras ucranianas disseram que as suas empresas suspenderam as operações devido à destruição da sua infraestrutura crítica.
Antes do ataque russo, a Ingas produzia entre 15.000 a 20.000 metros cúbicos por mês para os clientes situados em Taiwan, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Alemanha. E cerca de 75% dos 10.000 metros cúbicos de gás Néon vão para a indústria de chips. Já a Cryoin produz cerca de 10.000 a 15.000 metros cúbicos de gás por mês. A fabricante interrompeu a sua atividade a 24 de fevereiro para proteção dos seus funcionários.
Com as operações paradas, as empresas deverão conseguir sobreviver pelo menos durante três meses. Isto caso os ataques não atinjam as instalações, o que seria ainda mais dramático.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Quando nao havia o chip vivia-se na mesma portanto a vida continua.
??
Boa!. Já agora sugiro que deixes de utilizar qualquer tipo de veiculo que não sejam os teus pés (quando não havia roda vivia-se na mesma), que deixes de usar qualquer tipo de energia (quando não havia eletricidade, gás ou petróleo vivia-se na mesma), deixa de tomar medicamentos (quando não os havia vivia-se na mesma), etc, etc, etc. (exemplos não faltariam).
Ou seja, regressa para uma caverna ou gruta, e deixa-te ficar por lá, tudo o que tens cã fora é-te desnecessário, vivia-se na mesma antes da sua invenção/descoberta.
Há com cada um!!!
A dependencia é lixada… 😉
Não ligues.. o gajo nem sabe o que é um chip…
percebo onde quer chegar com o seu comentário, contudo, actualmente todos neste planeta estão dependentes das tecnologias numéricas, logo, não faz sentido recuar-se para o tempo da “outra senhora” (os mais jovens, nem saberiam como fazê-lo), porém pode evitar-se o consumismo das “modas” e somente adquirir um dispositivo novo (telemóvel, automóvel, etc.) quando o antigo estiver irremediavelmente danificado … peace man 🙂
Esse comentário foi feito com um telemóvel/PC sem chip?
Obrigado Putin, por tornares o mundo ainda pior. Como se não bastassem os problemas que já tinhamos.
Culpa da OTAN (nato) terem se metido onde nao deviam .
Btw agradece tambem aos paises violadores dessa organizaçao por bombardearem o medio oriente como se fosse festa
Calado eras um poeta, e não saia tanta verborreia nesse comentário.
Não gostas , vai-te embora. Vai usufruir da democracia na União Soviética. O pessoal lá diz que aquilo é muita bom
Não vejo no comentário do Mouro qualquer alusão ao apoio da União Soviética ou Russia, não vejo qualquer evidência de que tenha vontade de viver naquele país.
Vejo sim criticar a Nato e criticar o bombardear de todos os países no médio oriente. Ou não se pode ser contra a guerra em todo o lado? Somos seletivos?
Quando conseguem pegar num comentário e torna lo noutra coisa, realmente mesmo que esse comentário seja mau, desinformado, errado ou negativo vocês só acabam por não ganhar nada.
Podem simplesmente refutar a opinião com a vossa (e com factos verificados se assim quiserem) mas preferem usar este jogo frágil do adivinha e fantasia.
Então não sabe que o povo ucraniano também não gosta que os Russos estejam a invadir o seu país, e veja lá, até estão a tentar defender o seu território, então mas não é “Não gostas, vai-te embora.”? (Receio que os homens não tenham alternativa e tenham mesmo que ficar!)
Contraditório…
A única pessoa contraditória aqui é o senhor, nota-se que está com imensa dificuldade no paradoxo que defende. Não sei que mais factos você precisa, nas olhe, eu até lhe consigo arranjar uma vaga num transporte que vai sair de Lisboa para a Polónia. Talvez só assim consiga perceber que, por mais conjecturas e extrapolações pseudo políticas, finalmente consiga perceber o grotesto que a invasão da Ucrânia foi. E nada mais. E tudo o resto são balelas retóricas. Os únicos que aqui não ganham nada são os senhores, é que nem vergonha . Odeiam onde vivem, peçam passaporte russo e vão embora, novas aventuras.
Como somos um pais livre, até os idiotas tem vós!
Liberdade condicionada?
Numa democracia onde nem tudo é democrático?
Numa democracia onde existe imensa corrupção por quem nos tem governado e pelos seus amigos bancários?
Onde existe uma justiça para os pobres e outra parta os ricos.
Onde os média não fazem jornalismo mas sim manipulação de informação, onde muitas vezes apenas e simplesmente contentam-se em reproduzir o que é publicado noutros órgãos internacionais que são a maior parte deles financiados por interesses de grandes multinacionais?
Onde existem média que utilizam o nome “Fact check” como sendo só deles, e só o deles é que é realmente o verdadeiro? Mas infelizmente pouco investigação especifica fazem como não especialistas que são, historia, ciência ou outro tópico qualquer é quase sempre informação deficiente, passada para o publico.
Agora até já se proíbe na Internet conteúdos, fecha acesso e bloqueia-se o que quer que seja que um organismo qualquer com poder decida que é desinformação, propaganda etc.
E nos deixamos de ter acesso ao conteúdo em geral e nem temos possibilidade de o analisar nos próprios! Parece-me que por estas e outras razões a nossa liberdade é melhor do que em muitos países mas ainda assim é condicionada!!!
E não é por eu criticar a nossa que faz de mim apoiante de qualquer situação pior!!!
Não existe necessidade de insultar as pessoas para discordar da opinião deles!
Quando o faz acaba por mostrar que também tem debilidades e não é assim tão perfeito como julga por pertencer a um grupo com uma qualquer ideologia suprema.
O que eu quero é mais e melhor para todos nos!!
@Mouro,
Como é que estás a pensar em chegar até a Rússia camarada? Estou a perguntar porque como agora nao há voos, e ir de carro também nao deve de ser fácil.
Secalhar o melhor é voar para a China e depois tentar atravessar a fronteira, pode ser que o Putin decida te dar estatuto de refugiado lá.
Não vi em lado algum uma referencia a essa vontade.
Mas parece-me que será mais falta de argumentos e talvez capacidade da sua parte do que em relação a qualquer alusão que o mouro tenha feito à vontade de sair do seu país!
Vai viver para a Rússia
A teoria é, não gostas da Nato? Não gostas de bombas noutros países (só não podes gostar se for a Ucrânia) Então vai viver para a Rússia!
Um aplauso para este raciocínio inovador!
Então agora não se pode criticar nada nem ninguém, bom suporte mutuo de interesses entre cidadãos, muito bom.
O que tu não percebes, é que, de propósito ou ou não, estás a branquear um senhor do calibre de Hitler. Por vezes é preciso subir um pouco ao palanque para se perceber a fotografia maior. Não está em causa o pensamento crítico, está em causa em ter precaução de forma a que as nossas fragilidades e defeitos como sociedade não sirvam de arma de arremesso contra nós mesmos, que é isso que Putin e Hitler adoravam fazer, é colocar as pessoas a duvidar das próprias virtudes. Há alturas melhorespara debater os nossos erros do que estas; quanto muito este é o tempo de união contra um mal maior, mesmo com todos os ” IF Then.
Isto vai afetar a China, sendo ela uma potência mundial no fabrico destes componentes…
Agora é que os chineses vão falar com o Putin
Só falta indicar que “Ukrainian neon is a byproduct of Russian steel manufacturing”
Não vai afectar nada de especial. Depois de 2014 quase todos começaram a diversificar as compras. Sim, pode aumentar um pouco o preço porque ha menos paises a vender mas não haverá falta enm grande alterações de preço.
Não vai afetar em nada, o seu comentário só revela total desconhecimento na matéria que se está a falar neste momento, nada haver com o que se passou em 2014.
Por acaso, já está a afectar… a Tesla já referiu um aumento de 2890 euros no preço do Modelo Y, por causa de terem de pagar mais 11 euros por cada chip.
… a fossa na Rússia rebentou de tão cheia e alguns detritos chegaram até aqui, nota-se nos comentários…