RX 6800 XT da AMD em overclock bate recorde mundial no 3DMark
Nunca o segmento de hardware gráfico esteve tão competitivo como agora. As fabricantes Nvidia e AMD trouxeram produtos de alta qualidade que disputam entre si a luta pelo interesse e compra dos consumidores.
Recentemente a gráfica RX 6800 XT da AMD foi posta à prova em modo overclock e conseguiu bater o recorde mundial do 3DMark.
Depois de a Nvidia ter lançado os seus novos chips gráficos da linha RTX 30, a AMD seguiu o exemplo com a apresentação das novas RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT. Estas placas foram uma autêntica resposta à altura dos produtos da Nvidia.
Dos novos chips da AMD, destaca-se a RX 6800 XT que irá competir no mesmo campeonato de RTX 3080 da Nvidia. E os testes feitos já começaram a dar uma melhor perceção da máquina que esta gráfica será.
RX 6800 XT em overclock consegue bater recorde mundial no 3DMark
De acordo com alguns especialistas, a gráfica RX 6800 XT é a melhor placa do mundo para jogos. E agora há mais uma prova dessa afirmação.
O popular overclocker Alva Jonathan, designado 'Lucky_n00b', conseguiu com que essa placa alcançasse 47.932 pontos no 3DMark FireStrike.
De modo a contextualizar, o 3DMark é um software de benchmark com o objetivo de testar a capacidade de processamentos gráficos em 3D. A versão Fire Strike apresenta o benchmark DirectX11 para PCs gaming modernos.
O Fire Strike inclui dois testes gráficos, um teste de física e um teste combinado que enfatiza a CPU e GPU. No entanto, e infelizmente, estes números não contam para os gráficos oficiais.
Ou seja, o recorde também não foi conseguido numa situação normal da placa. O overclocker utilizou então um sistema onde também fez parte um Ryzen 9 5950X, arrefecido a LN2, frequência 5.4 GHZ. Lucky_n00b conseguiu ajustar a RX 6800 XT a 2650 MHz através do arrefecimento a ar.
A placa gráfica não teve o seu arrefecimento alterado, e ainda contou com o sistema de ventoinhas triplas para o efeito. Para além disso, a tesselação do 3DMark foi também modificada para, supostamente, promover o desempenho do chip da AMD.
Apesar de o recorde não ser então válido para os gráficos oficiais do 3DMark, o site dedicado a overclock HWBOT aceita esse resultado e, desta forma, classifica a XT 6900 XT como estando acima da ASUS ROG STRIX RTX 3090 OC.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
RIP Nvidia and Intel
“De acordo com alguns especialistas, a gráfica RX 6800 XT é a melhor placa do mundo para jogos.” não é aquilo que se vê na net, poderosa? Sim, não ha duvidas mas apesar de ser superior tem RAW a NVIDIA é recomendada á mesma divido a tecnológica como DLSS e RT.
A 6800XT ganha à 3080 em 1080p e 1440p. Isto é importante para quem prefere jogar com frame rates elevados, num monitor com high refresh rate.
A 3080 realmente ganha a 4k e em ray-tracing. Mas neste momento, os jogos com ray-tracing são relativamente raros. E pior que isso, tem um impacto no desempenho bruta. Tendo em conta que a perda de desempenho e a melhoria de qualidade ser pequena, prefiro manter o RT desligado.
O DLSS apenas conta se for o 2.0, pois o DLSS 1.0 é uma porcaria descomunal.
Mas o DLSS 2.0 tem o problema de ser ainda mais raro do que os jogos com RT.
Eu tenho uma 2070 Super há quase ano e meio e ainda não joguei um único jogo com DLSS 2.0
A AMD planeia ter o Super Resolution no mercado para fazer frente ao DLSS 2.0, mas com a vantagem de ser mais universal, suportando muitos mais jogos.
o “problema” é que se começarem a sair jogos com suporte, então a 3080, pela diferença de preço, tem clara vantagem. Até diria que já o tem porque por uma diferença de 100€ (se tanto) já se joga em 2K sem problemas, tem suporte ray-tracing só porque sim, quer se use ou não mas pelo menos tem e a diferença brutal de software entre a GeForce e o Adrenaline
É certo que vão sair mais jogos com suporte para RT.
Mas queres perder quase metade do desempenho por umas sombras ou reflexos, um pouco melhores?
Eu prefiro desligar o RT sempre, para ter um frame rate mais elevado e melhorar a jogabilidade.
O truque aqui é RT+DLSS
Epa…sim, no meu caso sim. Deixar de jogar a 130fps para jogar a 100fps e com melhorias visuais? Compro! Isto falando em 2K e mesmo assim benchmarks a 4K com RT e bem acima dos 60fps.
A perda de performance não é tão abrupta quanto nas 6000 (Control a 30fps e outros abaixo dos 60fps)
My 2 cents
O problema é que já estão a surgir benchmarks feitos por empresas independentes. E a 3080 GANHA à 6800xt. Claro que é por uma margem mesmo mínima, Mas a 6800xt não ganha em teste nenhum. E aliada às tecnologias novas para “disfarçar” o upscaling via inteligência artificial para o jogo continuar bonito, a 3080 continua a ser de longe a melhor opção. E a diferença de preço entre elas não é assim tanta.
Actualmente, quanto a cpus, a AMD está já com uma distância considerável, mas em placas gráficas, a eleita continua a ser a mesma.
É melhor ver uma revisão https://www.youtube.com/watch?v=jLVGL7aAYgY a sério para se confirmar que a 6800 bate claramente a 3080, excepto em raytracing, porque a Nvidia já vai na 2ª geração e a AMD é a primeira vez que lança esta tecnologia e os jogos estão adaptados para a Nvidia. De resto, a 6800 vence claramente. É só ver as outras restantes reviews independentes e perceber que a 1080 e 2k, o ganho é grande, mas mesmo 4K bate a 3080.
https://www.youtube.com/watch?v=NbYCF_h2aVM
3080 > 6800, ch&% amd fanboy
quem ganha com isto somos nós , ambas as marcas estão a deixar bons produtos. so falta mesmo as ram ddr5 agora
Sim,em GPU’s a AMD dá cartas.E já o está a fazer em CPU’s,o que é óptimo.(P.S.-Frango em casa pede McDelivery-cortesia da publicidade aqui no Pplware).Kkk.. 🙂
A AMD está no caminho certo, e talvez em pouco tempo consiga ser uma melhor escolha que a Nvidia, mas de momento não acho que seja, e muitos dos teste a comparar a 6800XT com a RTX 3080 tem demonstrado isso mesmo.
A AMD tem a vantagem de as novas consolas serem AMD, o que pode fazer que futuros jogos consigam tirar melhor partido do hardware da AMD, mas por outro lado a Nvidia tem melhores performances a fazer stream e com funcionalidades de “webcam green screen”, um histórico de first day updades muito bom. Depois temos a parte de software de trabalho que na sua maioria está todo focado para ser utilizado por CUDA cores, se por uma lado os jogos poderão adaptar-se rapidamente, o mesmo não acontece nesse caso.
Eu pelo menos já decidi que irei para a RTX 3080, apenas estou à espera que as ASUS Strix estejam em stock.
Para mim só existe uma placa gráfica e que vai durar muitos anos e estou maravilhado com ela!!
Placa Gráfica Gigabyte GeForce RTX 3090 Gaming 24GB GDDR6X OC Edition