Rumor: RX 6900 XT da AMD terá 16 GB de memória por cerca de 500 euros
A AMD desvendou recentemente o design da sua próxima placa gráfica Radeon RX 6000. Esta foi a resposta da fabricante às potentes GPUs RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 apresentadas pela Nvidia.
Agora um rumor indica que a placa Radeon RX 6900 XT da AMD terá 16 GB de memória e custará entre 549 e 699 dólares. Desta forma, poderá competir diretamente com a GeForce RTX 3080 da Nvidia.
Apesar de ter demorado um pouco mais, a AMD parece estar empenhada em trazer para o mercado o melhor da sua produção. Depois de ter apresentado o design da sua gráfica Radeon RX 6000, a fabricante norte-americana poderá trazer uma resposta à medida das novas placas da Nvidia.
RX 6900 XT: A concorrente da RTX 3080 terá 16 GB de memória
O youtuber Tom do canal Moore's Law is Dead (MLID), divulgou um vídeo com vários pormenores e informações sobre a placa "Big Navi" RX 6900 XT da AMD. De acordo com o youtuber este GPU vai desafiar a placa gráfica GeForce RTX 3080 da Nvidia.
A nova placa da AMD será alimentada pela GPU Navi 21, vai contar com 16 GB de memória GDDR6 e deverá consumir menos energia do que a RTX 3080 da Nvidia que, por sua vez, oferece 10 GB de memória GDDR6X.
Veja o vídeo:
Mas Tom também reconhece que a placa da AMD não vai conseguir competir em tudo com a oferta da Nvidia. No vídeo, é indicado que a RX 6900 XT não vai 'ganhar completamente em 4K" à RTX 3080.
Por outro lado, os utilizadores podem esperar um bom desempenho com a arquitetura RDNA 2.
Placa Radeon RX 6900 XT deverá custar entre 549 e 699 dólares
De acordo com o youtuber, o preço estimado da placa gráfica RX 6900 XT da AMD é de 549 a 699 dólares (~468 a ~596 euros). Lembramos que a RTX 3080 da Nvidia tem um preço de 699 dólares.
Mas todos estes e outros pormenores serão revelados no próximo dia 28 de outubro, dia em que a AMD irá apresentar a arquitetura RDNA 2 e as novas GPUs Radeon RX 6000.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: tweakTown
Neste artigo: AMD, gpu, nvidia, placa gráfica, Radeon RX 6900 XT, RDNA 2, RTX 3080
Desde que não tenha problemas com drivers, ecrãs pretos que crasham o pc, e outras coisas más, que nunca foram 100% resolvidas, a esta altura já era uma vitória para a AMD.
isso acontece na gama 5xxx ? nao creio, acontecia ha uns anos, alias era tema ha uns bons anos, ter-se drivers que eram desatualizadas, problemas etc.
O “k” estava a referir ao que aconteceu com o lançamento da serie 3000 da nVidia.
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/asus-emite-esclarecimento-sobre-as-falhas-na-placa-grafica-geforce-rtx-3080/
A memória RAM interessa pouco. O que importa é a performance real da placa.
Ficamos a aguardar.
A memória RAM interessa muito para quem está a renderizar. A cena tem que caber toda na memórida da GPU, senão acontece um de dois cenários:
– A cena não é renderizada devido a falta de memória;
– Com os renderizadores recentes é possível alocar a memória que falta para a RAM normal (out of core rendering), perdendo-se no entanto bastante rapidez.
As placas gráficas há muito que deixaram de ser apenas para jogos…
Para isso são utilizado as quadro. As RTX são basicamente utilizadas para jogos.
Falso. Existe essa falsa ideia mas não é assim. Existem muitos profissionais que tiram muito partido do poder de processamento destas gráficas muito mais do que se pensa.
Os gamers são apenas o público alvo mais fácil e de que mais se fala. Estas gráficas são usadas para programação de software, nas pesquisas científicas e médicas, análise de elevadas quantidades de informação, pelos designers, produtores de conteúdos media (gráficos, som e vídeos), pesquisas na área da criptografia digital, etc. Muitos softwares exigentes a nível de processamento requerem o OpenCL que usa os processadores gráficos em vez de CPUs porque precisam de processar elevadas quantidades de informação em paralelo que nenhum CPU do mercado é capaz, nem mesmo o mais potente Threadripper 3990X com 64 cores, 128 threads, 256MB de cache. Estas gráficas têm vários milhares de cores e GBs de memória dedicada ideal para o cenário. Nem todos os cenários precisam de recorrer a uma nVidia Quadro ou AMD Radeon Pro.
Crypto mining é um exemplo recente disso.
Finalmente alguém que percebe alguma coisa disto.
Farto de ouvir essa ideia idiota que gráficas de consumo só servem para jogos.
As Quadro e FirePro são indicadas para quem necessita de fiabilidade absoluta na computação dos dados, são áreas profissionais muito especificas.
Na produção de vídeo, por exemplo, não preciso de nada disso. Preciso é potência bruta, cores à farta, memória dedicada, etc
Deixam-se levar pelo marketing mas realmente ler sobre o assunto tá quieto.
Só porque estão marcadas como sendo para jogos, não quer dizer que só servem para jogos e só porque estão orientadas para uso profissional não quer dizer que sejam Todos os profissionais.
Quem quer renderizar tem outras opções, quadro e firepro