Pode não acreditar, mas um pombo é mais rápido do que a fibra a transferir dados
Por volta de 3000 a.C., os pombos-correio eram utilizados para troca de mensagens no Antigo Egito. Hoje, com redes de dados “supersónicas”, será que um pombo é mais rápido na transferência de dados do que fibra gigabit?
Até mil quilómetros, o pombo ganha, mas depois...
O popular TechTuber Jeff Geerling apresentou uma versão atualizada da velha história em que a empresa de comunicações sul-africana Telkom se viu envolvida numa espécie de corrida, mostrando na altura os méritos relativos das transferências de dados entre pombos e a Internet.
Com a proliferação das ligações domésticas super-rápidas, como a fibra gigabit, seria de esperar que o pombo-correio fosse arrasado em 2023. Mas calma, sem querermos fazer spoiler: o pombo com os seus cartões microSD de alta capacidade ganhou a corrida de transferência de dados por uma margem significativa.
No entanto, o pombo é ultrapassado em distâncias superiores a cerca de mil quilómetros!
Em 2009, uma empresa sul-africana comparou a velocidade de transferência de um pombo com um cartão de memória de 4 GB com o serviço ADSL do ISP local Telkom. O pombo entregou a sua carga de dados numa hora e oito minutos. Foi acrescentada uma hora para transferir fisicamente os 4 GB de dados para o computador.
Entretanto, o serviço ADSL só tinha conseguido enviar 4% dos mesmos dados numa distância de 100 quilómetros.
Na nova versão da corrida de Geerling em 2023, mais de uma década depois, a evolução dos pombos não alterou significativamente as aves, mas a densidade de dados era significativamente maior. O YouTuber conseguiu equipar o pássaro com três unidades flash SanDisk Extreme PRO de 1TB (5g cada) sem o sobrecarregar.
O pássaro voou durante um quilómetro e demorou apenas cerca de um minuto a chegar ao seu destino.
A partir desse ponto de dados e adicionando os tempos de transferência da unidade flash SanDisk, Geerling traçou um gráfico de transferência de 3 TB para o pombo.
Parecia que a transferência do pombo-correio poderia ganhar em distâncias mais curtas, até cerca de 600 milhas (cerca de 1.000 quilómetros), mas a ligação à Internet triunfaria em distâncias maiores.
Levar a corrida a outro nível
Geerling queria lançar mais um desafio para apimentar a corrida. Por isso meteu-se num avião para transportar 3 TB de ficheiros da sua casa nos EUA para o centro de dados canadiano, que era também o alvo da transferência pela Internet. Nos gráficos, vê-se que o youtuber se sai um pouco melhor em distâncias mais longas, mas acaba por ser derrotado pelas transferências via Internet após a marca das 5.000 milhas (cerca de 8 mil quilómetros).
Para concluir, Geerling diz que poderia facilmente ter feito melhor como PiJeff, enchendo a sua bagagem com unidades de capacidade muito elevada, mas quis manter os 3 TB comuns a todas as alternativas.
Este artigo tem mais de um ano
Isto é tão estúpido que nem sei o que dizer!
Para o contexto atual talvez, mas não deixa de ter possíveis utilizações. Como por exemplo, passares data sem que ela seja exposta na internet. Imagina que queres enviar informações super confidenciais que não podem cruzar o online nem expor ninguém, metes a data num cartão encriptado onde apenas o receptor tem a chave e envias no pombo. Assim não te expões a ti como “mula” nem os dados na internet, sem registos e “impossível” de localizar origem/destino. Bem melhor que arriscares a seres apanhado e torturado até que digas algo util sobre esse cartão (Pior caso). Claro que não é prático e há vias de comunicação mais “privadas” no entanto não deixa de ser registada e de possível deteção. Por vezes os métodos mais arcaicos são os mais seguros, e os mais improváveis… O pombo até pode ser usado como arma biológica com potencial de dizimar populações sem nunca se saber o autor. Afinal de contas não há controlo de tráfego aéreo de pombos.
Ai se o PAN sabe destes testes a cansar o pombo…
Daqui a 20 anos o resultado mantêm se com 3 petabytes e transferências de 1000 Gbps
Pombos? Essa e boa. Aqui fibra 10gigabit a bombar da 1000-0 aos pombos
Incrível,que grandes aves.
Foto mais de uma pombinha
Mas se for o caso vou arranjar um para ter fibra visto que tenho HFC
Gosto
Mas a latencia é terrivel 😀
Ja nos anos 70 a nasa/JPL dizia
“Never underestimate the bandwidth of a station wagon full of tapes hurtling down the highway.”
Bom ponto de vista mestre Vítor. Pode-se assim dizer, que uma avaria neste rede passa por cartuchos de 12GA hehehe 🙂 Bom fim de semana rapaziada!
😉
O pombo só ganhou porque não foram seguidas as normas para as comunicações por transporte aviario, tal como definido no RFC 1149 de 1 April 1990.
https://www.rfc-editor.org/rfc/rfc1149.txt