Países Baixos bloqueiam o acesso dos alunos chineses a programas tecnológicos sensíveis
A tensão entre a China e os Estados Unidos tem-se feito sentir cada vez com mais intensidade. Mas outros países têm também mostrado cartão vermelho aos avanços e possíveis más intenções da nação asiática. Neste sentido, as mais recentes informações indicam que os Países Baixos bloquearam agora o acesso dos estudantes universitários chineses aos programas tecnológicos sensíveis.
Com tantos bloqueios e sanções, a China tem tentado singrar e desenvolver-se através das poucas portas que ainda estão abertas. E, apesar de tudo, numa das nossas últimas questões semanais, concluímos que 85% dos nossos leitores acreditam que a China vai continuar a ser uma potência tecnológica, mesmo com as sanções de que é alvo. Mas esta é uma tarefa cada vez mais difícil.
Chineses impedidos de participar em programas tecnológicos sensíveis
De acordo com as informações avançadas pelo Bloomberg, os Países Baixos (conhecidos sobretudo como Holanda) estão a bloquear o acesso dos alunos chineses aos programas tecnológicos mais sensíveis. Lembramos que é neste país europeu que se encontra a ASML, que é a mais importante e avançada empresa de scanners dedicadas ao fabrico de chips mais inovadores.
Como tal, de forma a proteger esta sua indústria, os Países Baixos decidiram assim adotar medidas mais radicais e evitar que a China possa aceder e/ou interferir nas informações da indústria tecnológica através dos seus estudantes universitários. Portanto, o objetivo é que estes alunos chineses não possam aprender sobre as tecnologias mais sensíveis. E embora o governo holandês não especifique a China, vários funcionários que preferiram o anonimato disseram que esta é uma intenção clara de impedir os estudantes do país asiático de acederam a material confidencial deste segmento.
Esta é assim uma das consequências do acordo entre os EUA e os Países Baixos com a ASML no que respeita à exportação de chips. A agência de inteligência holandesa diz mesmo que há um risco muito elevado em termos de cooperação económica e científica com a China. Segundo a entidade:
O país muitas vezes esconde que o governo chinês ou os militares chineses podem estar envolvidos em tal cooperação em segundo plano. Muitas vezes, as desvantagens da cooperação só se tornam aparentes a longo prazo. A China tem como alvo empresas e instituições holandesas de alta tecnologia através de aquisições corporativas, cooperação académica, bem como espionagem (digital) ilegítima, informações privilegiadas, investimentos secretos e exportações ilegais.
Relembramos que em fevereiro a ASML acusou um ex-funcionário da China de roubar informações confidenciais estratégicas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg
Neste artigo: ASML, China, estudantes chineses, EUA, Holanda, Países Baixos
Ora digam lá se isto não é racismo…. mas do bom, claro.
O mundo ocidental que vende belos ideiais de liberdade, igualdade e ética. É sempre melhor ter em conta as ações e desprezar as palavras.
E o que dizem os serviços de inteligência holandeses?! Tudo mentira! O governo chinês era lá capaz de coisas dessas!!
Ainda bem que mesmo com tantos bloqueios e sanções a China tem tentado singrar e desenvolver-se através das poucas portas que ainda estão abertas. A China está com dificuldades no fabrico de chips avançados, manda alunos estudar na Holanda, quiçá, aprender a tecnologia da ASML. Tudo a bem do PROGRESSO – e o que fazem os holandeses? Negam-lhes o acesso aos programas tecnológicos sensíveis! Racistas e aliados dos imperialistas!
Não sabes o que e racismo vais aprender na escola. Não gostas de viver ca vais para a china onde os velhotes como tu trabalham ate aos 90 anos mais de 14 horas por dia sem comer. Depois vem te la queixar do ocidente
A atual idade da reforma na China é de 55 anos para as mulheres e 60 anos para os homens. Claro que existe uma parte da população já reformada, que nunca descontou e tem uma pensão muito baixa, ou mesmo nenhuma em alguns casos. Nada de muito diferente de Portugal, tirando a parte da idade claro, em que muitos nem 200€ por mês de reforma têm. Qualquer das formas, com um comentário desses vê-se logo que andas a anos luz da realidade. Ignorância é tramada.
Pelo teu comentário, ou tu é que faltaste à escola, ou o ensino já não é o que era. Santa ignorância…
Astucio, racismo hoje em dia é tudo e mais alguma coisa.
É uma arma de arremesso multi variável.
Não sabia? Agora já sabe…
Os velhos na China trabalham até aos 90 anos?
É bom sinal. Vivem mais tempo e com saúde já que trabalhar com 90 anos não é para qualquer um.
Aqui quase ninguém chega aos 90, quanto mais em condições de trabalhar…
Pelos vistos saúde é o que não falta por lá.
Os meus sogros reformaram se com 60 e picos anos.
Tem mesmo a certeza que lá a reforma é depois dos 90?
Sim, os meus sogros são chineses e vivem na China…
Eu queixo me de gente hipócrita, que critica os outros pelos actos que fazem mas que depois fazem igual ou pior mas aí já não se criticam porque é tudo gente do bem.
Claro que não é racismo é enfrentar a realidade dum país , a China , que é uma ditadura e que se aproveita por todas as formas da tecnologia dos outros. Aplaudo esta decisão
Ao ler algumas coisas aqui, incluindo o que o senhor escreveu faz me lembrar o comportamento dos países europeus esclavagistas que também fizeram o mesmo com os negros , indígenas americanos, asiáticos. Não os deixavam aprender mais do que ler e escrever porque podiam usar o conhecimento para os ultrapassar. O que senhor escreveu em 2023 é exatamente o que se escrevia e se pensava em 1500. E o engraçado é que a única coisa que mudou foi que agora é dizer coisas como ditadura, direitos humanos, copiar as tecnologias dos outros países e naquela altura eram coisas como selvagens , pagões, mais parecidos com macacos. Parabéns.
Ora aí está.
Nesta era da internet, onde as pessoas têm fácil acesso à informação, parece que em muitas coisas, em vez de estarmos a avançar, estamos a regredir.
Tanto disparate! O senhor deveria ter vergonha na cara! Está a mostrar total desconhecimento do Mundo da Idade Moderna e comete o pior erro em História; o anacronismo no qual se tenta equipar quadros mentais de uma era noutra! Mais, denota total desconhecimento do Mundo de então, pois: negros, ameríndios, asiáticos, todos, sem excepção, cometeram todos os supostos crimes com que se acusa estupidamente os europeus, nem mais, nem menos! O senhor dá destaque a uma tendência actual, mentirosa e que vive do logro e da ignorância, na qual, se procura apenas “atacar” de forma racista e à luz dos dias de hoje, apelar ao quase completo desconhecimento da História mundial, procurando com isso, apagar dessa História os contributos e lutas pelis direitos do Homem que, precisamente na Europa, e unicamente aqui tiveram lugar! Aponte aí qual a sociedade que não foi escravagista? Os bantu, por exemplo, em África, são naturais das zonas onde hoje estão? Por que foram para ali? Devido à ter cuidado quando fala! Qual a sociedade que a par da Ocidental evoluiu e deu algum contributo para o Mundo de forma significativa e disruptiva? Pelo que vejo, ainda hoje, há na maioria do Mundo ainda hoje sinais de sociedades atrasadas, sim, são atrasadas, pois vivem dab mesma forma há milênios e pautam os seus valores da mesma forma. Cientificamente ou na tecnologia, nada, ou pouco relevante, pois mantêm as sociedades sujeitas à pobreza e… escravidão. Só uma deixa final: a cana do açúcar levou 10.000 anos a chegar do lugar onde era originária, até ao extremo Ocidental da Europa – pode confirmar -, após os Descobrimentos portugueses, as baratas, por exemplo, levaram menos de 50 anos a chegar à China vindas e casas por estes das Américas! Mais poderia apontar, mas faça mais trabalho de casa, estude, em vez de vir para aqui espalhar mitos e lendas.
Peço desculpa pelo corretor, que aqui a ali impôs a sua “lei, desvirtuando o meu texto. Acima, digo “batatas”, não baratas:). Poderia dizer o mesmo sobre o tabaco, milho, tomate ou o chocolate.
Art, qual é o país que não tenta apoderar se de tecnologia mais avançada de outro país?
Diga me um. Um apenas….
Valha me Santa Engrácia mas onde é que eu estou metido…
Se quiseres podes sempre aceitá-los nas universidades Portuguesas.
Aqui (Países Baixos) há indústria extremamente especializada como semi-condutores, equipamentos médicos, farmacêutica, engenharia marinha e agricultura que lidera em muitos campos.
Empresas como Philips, ASML, Boskalis, etc trabalham diretamente como universidades.
Num país que vive maioritariamente de turismo sei que não tens nada a perder no que toca a tecnologia. Mas que se mantenham longe das universidades Holandesas.
Isso a acontecer,será sinal que este país se tornou mesmo no mais estúpido do Mundo! Anda de não estendida aos parceiros europeus e dá as suas mais-valias, a quem, mas costas nos chama inimigo! O quão distantes estamos de épocas onde se lutava com sangue, suor e lágrimas, pelo engrandecimento deste país! Receio ser uma Era que não voltará mais. Hoje defende -se mais o bolso, a mesa e casa dos outros, que a nossa. Triste fado.
Essa do racismo é a nova cassette dos tempos modernos … serve para tudo. Conheço bem a China e sei bem que são mais racistas que os Europeus. Só que lá nem piu. O PCC trata da saúde a quem piar.
O que me espanta é não ver osx seus defensores fazerem fila para migrarem para lá! Falam muito mal do Ocidente, destratam-nos todis os dias, mas ir para os tão amados paraísos, nem mortos! Por que será?
Jorge Silva, se conhece bem a China não deveria dizer isso.
Os Chineses não gostam dos europeus e particularmente dos americanos, não é por causa da cor da pele mas sim por razões históricas.
A China foi sempre muito maltratada pelas potências europeias e isso criou neles um sentimento de antipatia por tudo o que é ocidental.
Não é racismo por racismo, mas sim por factos históricos.
São coisas diferentes.
Eu não gosto dos espanhóis.
Detesto espanhóis.
Sou racista? Não. Não gosto deles porque sempre foram uns bandalhos connosco.
Antes que pergunte se fui à China, sim, já lá fui umas vinte vezes.
A minha esposa é de lá…
É como o cartaz alusivo ao triunfo dos porcos…racismo…what else!?
China tem os dias contados.
Sepo, os nossos já acabaram.
Agora só com esmolas.
Quando acabarem morremos á fome.
Custa-me acreditar que estudantes universitários tenham acesso a material “confidencial” (classificado?). É muito fácil mascarar o protecionismo económico ocidental (hoje em dia radicalmente oposto às regras do mercado livre) com umas roupinhas de segurança de Estado. A mim cheira-me a batota.
Então para si, o bom é ter As “portas escancaradas de qualquer forma! Até, para quem, no fim das contas, só nos quer prejudicar? Não há dúvida, a Humanidade está a perder capacidades cognitivas!
José, as portas estão escancaradas.
Ainda não se apercebeu disso?
Basta sair à rua…
Já foi tarde, mas ainda vamos a tempo.
E antes que venham com a cartada do racismo, não tem nada a ver com o povo mas sim contra o governo e o comunismo.
Nem mais!
Racismo, xenophobia, decriminação… Nada de novo na Europa fascista.
Tudo em nome da “New Liberal World Order” que ninguém quer ou pediu.
Deixe-se de ser populista de ignorantes e usar um discurso obscurantista, apenas para não ficar calado! Ganha alguma coisa com isso?
Algo que nunca poderias afirmar em público caso vivesses numa sociedade não fascista, livre e utópica, como é o caso da China, não é verdade?
há com cada um..
Mamba, como se por cá pudesse dizer o que quer.
Se diz algo contra a narrativa actual do politicamente correcto cai lhe logo tudo em cima.
Mesmo que diga a verdade e apenas isso…
Até os livros andam a ser reescritos.
Admirável mundo novo, este…
Esta na hora de pormos a china no seu lugar. Sem o ocidente passavam fome! Julgam se os maiores e aliam se aos inimigos daqueles que lhes deram tudo! Sem nos a china não era nada, os paises arabes que tanto invejam o ocidente mas vem ca passar ferias e so compram as marcas ocidentais. Esta na hora de deixar essa gente toda a comer a areia do deserto. O ocidente e o unico lugar do mundo onde vale a pena viver
antes de o ocidente entrar em guerra com a china no sec XIX, eles viviam bem
Guerra com a china? Isso foi o japao, nada teve a ver com o ocidente
Teve, sim, no SécXIX. A chamada Guerra do Ópio: https://www.google.com/search?client=opera&q=guerra+do+ópio+resumo&sourceid=opera&ie=UTF-8&oe=UTF-8
A sério? LOL… Se não sabes absolutamente nada do assunto porque falas? Guerras do ópio nunca ouviste falar? França, Reino Unido, EUA.. Por exemplo o facto de Shanghai ter por lá dezenas de edifícios com arquitetura francesa do séc XIX é porque o imperador da altura os achava engraçados? Guerras do ópio foi o que levou ao que os chineses chamam dos 100 anos de humilhação, e que ainda está muito vivo na sociedade chinesa. Foram invadidos por estas potências ocidentais simplesmente porque se recusavam a comprar o ópio que o reino unido queria vender à força, porque não conseguia exportar mais nada para a China na altura. Compravam imensas coisas, mas não vendiam, o que estava a causar um défice enorme, parecido com os dias de hoje. Até Hong Kong passou a ser uma colónia inglesa no séx XIX em 1841.. Achas que foi cedido numa aposto durante uma partida de golf? Malta ignorante como tu, a falar convencido que sabe tudo e é dono da verdade, é das coisas mais insólitas nos dias de hoje e devia ser estudado no Júlio de Matos.
Fogo que proeza e motivo de orgulho, conseguimos 0.0003% do território chinês usando a mesma lógica que o Putin está a usar nos dias que correm haha.. Hoje toda a nossa economia multiplicada por 10, está bem abaixo de cada uma das 10 maiores cidades chinesas. Que tipo de altismo tens? A forma como falas faz lembrar aquele alemão com um bigode caricato que todos conhecemos. Pensas ser parte de um grupo supremo e melhor que os outros, no entanto não és nada, não passas de um grão de areia desse deserto que falas.
A China só teve essa contrariedade? Deveria estudar mais. Os ditos “cem anos humilhação” acontecem por que desta vez, os invasores e ocupantes eram europeus… Já agora, o imperador quis impor -se ao comércio do ópio – os chineses sempre quiseram ser pagos pelas mercadorias em prata! foi essa a razão porque a Inglaterra – quem mais? – atacou a China e impor o ópio. A prata era demasiado valiosa. Os outros, entraram na sequência das “Guerras do Ópio”, dentro da lógica do movimento colonialista de meados do século XIX, que se faz sentir noutras zonas do globo. Todos, menos um, que já lá estava há muito, num pequeno espaço oferecido pela China: não descoberto, conquistado, nem colonizado. Era Macau, esse era legitimamente território de Portugal.
até a russia lhes roubou territorio
E no século XX, sobretudo na 2ª metade….
Viviam bem? Tenha juízo! Não tem conta as invasões e guerras, pois não? Era uma sociedade pobre e atrasada, na qual grassava a fome, a doença e a escravatura, e onde, penas uma diminuta elite vivia apenas no luxo – no que respeita a usar bens com elementos preciosos; sobretudo sedas, pratas e perfumes. Não tecnologicamente melhores ou avançados. Um país parado no tempo desde há mil anos! Era até 1911, um país, que podemos comparar, como tendo um regime feudal, da mesma forma, como se viveu na Europa até quase ao fim da Idade Média. Tantos mitos há por aí em troca se porcelana e seda…
Um pais parado tempo há mil anos e levaram os ingleses a trem que ir la meter o nariz pois a balança comercial estava brutalmente desequilibrada.
Quanto ao viver bem ou mal depende da comparação, mas nem eram o céu na terra nem o inferno.
José Astucio, nem mais.
Mas olhe que o Ocidente como o conhece actualmente não vai durar muito mais tempo.
Um pouco mais de informaçao nesta noticia e evitavam-se certos comentarios.
1 – No âmbito da lei “Knowledge Security Screening”, que está a ser elaborada nos Países Baixos, certos domínios em que são desenvolvidas tecnologias sensíveis serão listados e filtrados de acordo com os riscos de segurança.
2 – Esta medida não se aplica apenas aos estudantes chineses, mas a todos os estudantes de países terceiros.
3 – O Ministro da Educação holandês, Robbert Dijkgraaf, afirmou que esta política não se destina especificamente aos estudantes chineses, nem tem por objectivo desencorajar a cooperação com instituições e investigadores chineses.
Estigmatização!!
4 – No entanto, parece que este receio de espionagem no mundo da investigação é dirigido em particular aos estudantes que vêm estudar ao abrigo do programa “China Scholarship Council” (CSC).
5 – Estes estudantes devem jurar fidelidade ao Partido Comunista antes de receberem uma bolsa para estudar no estrangeiro. Depois, devem regressar à China no prazo de dois anos após terem concluído os seus estudos.
6 – O Ministro da Educação holandês afirma que estes estudantes são utilizados para recolher conhecimentos tecnológicos importantes, e por vezes confidenciais, em benefício do Estado chinês.
7 – O ministro gostaria de realizar um estudo para determinar quantos estudantes do CSC se encontram actualmente no país e em que áreas desenvolvem a sua actividade.
8 – Universidades como a Universidade de Tecnologia de Delft, a Universidade de Maastricht e a Universidade de Tecnologia de Eindhoven estão a tentar limitar o número de estudantes do CSC.
9 – O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês reagiu “expressando a esperança de que a situação não seja politicamente polarizada e estigmatizante”, referindo-se aos avanços na cooperação entre a China e os Países Baixos nos últimos anos.
Fonte: Financial Times
Ora aqui está como deveria ter sido escrito e publicado este artigo !
Ao ler os comentários de muitos “comentadeiros” fico na dúvida de estamos perante estudantes que ainda não sabem o que é o “mundo” ou se já são adultos e aí é pior, só vêem o mundo cor de rosa!!!!!
A Holanda está a proceder correctamente! Só que anda a leste é que acha que é racismo. Não tem nada a ver com racismo, tem tudo a ver com espionagem militar e empresarial! Tenho a certeza de que se os chineses quiserem aprender a cultivar papoilas na Holanda, podem!
Deixem de ser zequinhas!
Infelizmente é com mentalidades dessas que no nosso caso os adversários sabem todos os nossos segredos, desde quem se manifesta à frente de uma embaixada até todas as descobertas feitas nas nossas Universidades ou empresas!
Ora tentem lá estudar numa Universidade Militar Chinesa para verem se vos deixam lá entrar?
Ora leiam lá que só vos faz bem:
https://www.reuters.com/article/ctech-us-usa-china-commerce-idCAKBN2BV1XU-OCATC
Porpunha que fizéssemos o mesmo nas nossas areas mais competitivas . Talvez impedir o acesso Chinês às areas mais avançadas da escola de hotelaria do Estoril – Knot theory in bed making e Angling for a tip III
Aqui qualquer dia deixaremos de chamar Portugal à nossa pátria, para lhe mudar o nome: “Patolândia”, terra de “patos bravos” e de tolos.
José, só patos.
Bravos já fomos.
🙂 Tanta treta filosófica política…tantos imbecis que des”governam” este planeta…tantas “vítimas” que receiam ser invadidos e por isso invadem outros…tantos humanistas para o exterior que só querem o “bem” e a “paz” quando exterminam dentro de portas e fora dela…tanto esI(&%o que um dia destes leva com um calhau vindo do espaço ou carrega no botão para defender a “pátria” e manda isto tudo para o rebbot 🙂 A “humanidade” está cada vez mais estúpida 🙂 Tanto que já está em vbias de se transformar em “inteligência artificial” 🙂 🙂 🙂 🙂
Pois… usar a “coisa que pensa” dói.