Os chips são o novo petróleo! Além da NVIDIA, ações da ASML também disparam
A NVIDIA ultrapassou a Apple em termos de avaliação de mercado e ficou a 5% de ultrapassar a Microsoft para se tornar a maior empresa do mundo. A IA impulsionou-a para esta posição, mas a tecnologia também encorajou outros grandes atores da indústria dos semicondutores. E entre eles está a europeia ASML.
ASML com máximos históricos
A ASML Holding NV tornou-se a segunda maior empresa europeia. Ultrapassou pela primeira vez a LVMH (Louis Vuitton Moët Hennessy) em capitalização bolsista, após uma subida de 8,1% das suas ações esta semana.
A notável valorização da ASML foi conseguida com a ajuda da TSMC. Esta semana, soube-se que o gigante taiwanês receberá a sua máquina de EUV de alta tecnologia até ao final do ano. Trata-se da máquina mais potente alguma vez criada, com um preço de 350 milhões de euros por unidade.
A empresa dinamarquesa Novo Nordisk, criadora do Ozempic, é a única que está à frente neste momento. Ou melhor, muito à frente, porque a sua atual avaliação de mercado é de 634,28 mil milhões de dólares, em comparação com os 415,34 mil milhões da ASML.
Chips são o novo petróleo
No entanto, o crescimento da ASML nos últimos dez anos tem sido muito bom. Em junho de 2014, a sua capitalização era de cerca de 40,5 mil milhões de dólares e, neste período, a empresa holandesa conseguiu tornar-se uma referência absoluta no mundo dos semicondutores. De facto, a sua capitalização aumentou dez vezes.
Apesar de as últimas semanas terem sido difíceis e de os resultados do primeiro trimestre terem sido modestos, os analistas estão otimistas e preveem encomendas "significativas" para os próximos três trimestres. A intenção da TSMC de impulsionar a sua fotolitografia de 2nm na segunda metade de 2025 é, por exemplo, um bom sinal de que as coisas poderão correr igualmente bem (ou melhor) para a ASML nos próximos meses.
As grandes empresas tecnológicas ocupam as cinco primeiras posições no ranking das maiores empresas do mundo, mas o seu crescimento tem sido espetacular nos últimos meses. A voracidade do mercado pela indústria de semicondutores impulsionou empresas como a TSMC (10ª do mundo), a Broadcom (11ª, com um crescimento ainda mais surpreendente), a Samsung (24ª), a AMD (38ª, bem acima da Intel, que está na 113ª posição) e a Qualcomm (48ª).
Leia também:
Diz o post: “A intenção da TSMC de impulsionar a sua fotolitografia de 2nm na segunda metade de 2025 …”. É provável mas creio que ainda não é certo, ou seja, é esperado que a TSMC, fabrique chips de 2nm, exclusivamente para a Apple, em 2025. O que a TSMC já disse é que, em 2026, fabricará chips de 1,6nm – com as máquinas EUV que já possui.
Mas, na litografia dos chips sub-3nm, a ASML já deu um passo em frente com a nova tecnologia chamada High Numerical Aperture NA Extreme Ultraviolet (High NA EUV). Cada máquina custa a módica quantia de 350 milhões de dólares. A Intel comprou a primeira máquina em janeiro e assegurou o exclusivo dessas máquinas que a ASML produza em 2024 (O que quer dizer que a TSMC e a Samsung também podem comprar, em 2025).
Como fechou o mercado na semana passada: Micrsosft 3,15 Bi (PT biliões, EN billion, BR trilhões); Apple 3,02Bi; Nvidia 2,97Bi
Correção: os nossos biliões (milhão x milhão) nos USA/UK são trillions e no Brasil são trilhões.
Investir tudo o que tinha na nvidia em 2019 foi das decisoes mais acertadas que ja tomei, nunca pensei que valorizasse tanto mas deu para pagar todos os creditos e comprar o meu tesla model 3 que sempre quis
E com alavancagem ainda é melhor.
Eu preferi investir tudo em Bitcoin
Paguei tudo o que devia e ainda comprei um model X
Pena é ser mentiroso
Que dor de cotovelo oh pedrocas. So em stocks este ano fiz mais de 50 mil euros de lucro. Se o pedrocas não sabe investir que aprenda
Ainda bem que não derreteste o guito num Tesla. Que desperdício que seria.
Sem o ocidente os outros nem sabem como fazer um bife! Todas as maiores empresas do mundo sao ocidentais ou dependentes de ocidentais. Basta o ocidente tornar se independente do petroleo e os arabes voltam a morar em tendas e a gritar o alalalalala
este é o problema de se morar no ocidente e só se ver ecrãs e paredes… vai ver o que há lá fora e ficas surpreendido!