Depois de dois eventos onde a Apple revelou muito sobre o seu futuro e dos seus dispositivos, faltava a marca focar-se numa área, os computadores.
Assim, como tinha prometido na WWDC deste ano, a empresa apresentou o SoC que desenvolveu. O M1 está pronto para ser usado. Nesse sentido, a empresa atualizou 3 segmentos dos seus computadores.
Apesar de não se saber ao certo as novidades que estavam para chegar, só havia uma área onde a Apple tinha novidades esperadas. Falamos naturalmente dos seus computadores e da forma como o SoC M1 poderia ser usado.
M1: Novo SoC da Apple para os seus computadores
O foco de toda esta apresentação estava no novo processador que a Apple criou nos últimos anos. Revelado ao mundo na WWDC deste ano, esperava-se muito desta novidade. Agora, e do que foi apresentado, a Apple prepara-se para entregar todas as novidades aos utilizadores.
Este SoC é fabricado segundo as técnicas de 5 nm e alberga dentro de si áreas dedicadas quer ao processamento, aos gráficos, à IA e até à segurança. Com 16 mil milhões e transístores, foca-se na potencia de processamento, enquanto procura salvaguardar os consumos de energia.
Toda esta potência vem dos 8 núcleos do CPU, 8 do GPU e 16 dedicados à Inteligência artificial. Como a segurança não pode ficar de fora, o M1 tem também uma área dedicada à segurança, mantendo os padrões da Apple para esta área.
Segundo a Apple, este SoC estabelece novos padrões para o mercado, sendo melhor e mais rápido que a maioria das propostas que existem. A energia é também importante e a marca garante que este é o SoC que garante os melhores consumos.
O M1 vai ser a base de todos os novos computadores da Apple e estes vão poder tirar dali ainda mais do que hoje era oferecido. Será o padrão da marca e começará já a ser incorporado nos equipamentos.
Chegou o novo M1, o SoC que vai mudar a Apple para sempre
Um novo MacBook Air ainda mais rápido
O primeiro computador a receber o M1 é o MacBook Air. Esta proposta da Apple vai ser alterada e passar a contar com este novo processador. A Apple revelou todas as melhorias que daqui vão surgir, mas todas se focam no desempenho.
Sendo o computador mais popular da Apple, o Air tem a responsabilidade de a representar, em especial agora que esta mudança surge. Assim, e com o M1, esta máquina está mais rápida, mais eficiente e com menores consumos de energia.
De acordo com o que foi revelado, o MacBook Air garante uma autonomia a rondar as 18 horas (a maior autonomia de sempre num MacBook Air).
A potência do processador M1 da Apple revoluciona por completo oferecendo velocidades de CPU até 3,5 vezes mais rápidas. A velocidade da GPU é até 5 vezes mais rápida.
Segundo a Apple, o Air é 5X mais rápido que os desktops mais vendidos. Com o novo SoC M1, a Apple admite que este é mais rápido que 98% dos portáteis vendidos no ano passado. Além disso, esta nova versão é também até três vezes mais rápida do que o modelo anterior.
Nos Estados Unidos da América este novo equipamento da Apple custará 999 dólares. Em Portugal esta nova máquina custará desde 1159 € e chegará ao mercado a partir de dia 17.
Chegou o novo Apple MacBook Air! Mais rápido que 98% dos PCs
O Mac Mini também foi atualizado para o M1
Outra máquina que recebe o novo M1 é o bem conhecido Mac mini. Este computador de secretária recebe assim ainda mais potência e fica mais preparado para as exigências dos utilizadores.
A Apple quis tornar esta proposta ainda melhor. Com 8 núcleos de base, a Apple consegue tornar o desempenho do mini 3 vezes mais rápido do que o modelo anterior.
Esta melhoria vai mais longe e garante uma melhoria de 6 vezes no campo dos gráficos. Na inteligência artificial e na aprendizagem máquina, a marca garante melhorias de 15 vezes.
A Apple garante que este computador é 5 vezes mais rápido que o PC de secretária mais vendido do mercado. Estes valores tornam-no uma das escolhas quase óbvias no campo do trabalho.
O novo Mac mini vai estar disponível já a partir do próximo dia 17 e estará à venda no nosso país. Em Portugal o modelo base terá um preço de 819 €.
O Mac mini também vai receber o M1 e ficar ainda melhor
O MacBook Pro está ainda mais poderoso
A última proposta a receber o novo M1, pelo menos por agora, foi o MacBook Pro. O portátil mais poderoso da Apple recebe assim uma atualização de peso, tal como os modelos anteriores, e que o melhora em várias áreas.
Uma das primeiras e mais importantes alterações está na sua capacidade de processamento. A Apple revela que este novo MacBook Pro é CPU é até 2,8 vezes mais rápido que o modelo anterior.
Continuando nas melhorias, o M1 garante a esta proposta renovada uma melhoria de 5 vezes no que toca aos componentes gráficos. Isso será importante para tratar todo o processamento de vídeos e de outros elementos.
Por fim, e no campo do machine learning, a Apple criou uma proposta que consegue aprender 11 vezes mais rápido e assim ser mais eficiente. A nível da bateria, os ganhos são tal que o MacBook Pro consegue até 20 horas de funcionamento.
O novo MacBook Pro chega muito em breve ao nosso mercado, já no dia 17 de novembro. A marca tem como preço base para esta sua proposta os 1479 euros.
Apple apresenta o poderoso MacBook Pro de 13″ com processador M1
Estes valores apresentados para os diferentes computadores da Apple impressionaram. Resta saber como se vão comportar em condições reais e com o novo macOS Big Sur, esperado para muito breve.