O primeiro computador portátil russo é muito parecido ao Macbook Pro da Apple
Enquanto a guerra da Rússia contra a Ucrânia continua, mantêm-se também as duras sanções de várias empresas e países ao governo de Vladimir Putin. Estas mesmas sanções obrigaram o país invasor a reajustar a sua dinâmica de funcionamento e, no que respeita ao setor tecnológico, a Rússia teve que começar a arranjar alternativas.
Como tal, recentemente soubemos que o país começou a criar o seu primeiro computador portátil, designado Bitblaze Titan BM15, com o processador russo Baikal-M1. E as mais recentes informações indicam que finalmente a Rússia já tem esta sua máquina pronta, e a mesma tem várias parecenças com o Macbook Pro da Apple.
Primeiro portátil russo é uma cópia do Macbook Pro da Apple?
Ainda antes da guerra contra o povo ucraniano, a Rússia já teria mais ou menos alinhavado um desenho daquele que seria o seu primeiro computador portátil. Mas o conflito veio acelerar ainda mais este processo. E meses depois do início da guerra, a 24 de fevereiro, finalmente o país de Vladimir Putin mostra o resultado final do seu portátil Bitblaze Titan BM15 que traz consigo o processaodor Baikal-M1, também ele criado na Rússia.
No entanto, este portátil tem traços muito semelhantes ao Macbook Pro da Apple, e pode-se colocar a questão se a Rússia o fez assim propositadamente, como uma espécie de provocação, ou se, pelo contrário, foi mera coincidência. Mas até ambos os processadores contam com 'M1' no nome. No entanto, e apesar disso, certamente este não será um Macbook killer... pelo menos para já.
Na publicação de Iana Brich, diretora comercial da Prombit, que é a empresa por detrás da marca Bitblaze, a executiva exibe o portátil e refere que:
Tenho uma lenda nas minhas mãos: uma amostra da pré-produção do Bitblaze Titan, o portátil baseado no processador Baikal-M1 está pronto.
É ainda referido que o equipamento tem uma qualidade de construção muito decente, com uma estrutura de alumínio fina e um peso leve. Iana testou vários programas, como alguns de âmbito profissional e o YouTube e adianta que tudo funciona muito bem e a bateria dura cerca de cinco horas. Mas acrescenta que ainda há alguns ajustes e testes a fazer antes do lançamento oficial.
Uma questão que também se impõe é como a Rússia conseguiu contornar a questão dos bloqueios no acesso aos chips eletrónicos para a construção deste equipamento? Como tal, algumas fontes são da opinião que o país já tinha ponderado a possibilidade dessas sanções na altura em que definia a estratégia da invasão à Ucrânia e, desta forma, preparou-se antecipadamente para poder ter o seu primeiro computador portátil sem depender de países terceiros.
O que esperar do portátil russo Bitblaze Titan BM15?
O Bitblaze Titan BM15 conta então com o SoC Baikal-M1 com 8 núcleos a 1,5 GHz, 8 MB de cache L3 e arquitetura ARM Cortex-A57. Portanto, trata-se de um chip com tecnologia já antiga face ao que a indústria atualmente oferece, com o processo de fabrico de 28 nm da TSMC. Em meados de abril também tínhamos informado que o governo da Rússia pretendia produzir chips de 28 nm até ao ano de 2030.
A máquina russa conta com um tamanho de 15,6 polegadas, um ecrã IPS FHD e uma capacidade de 16 GB de memória RAM SODIMM DDR4, capaz de ir até 128 GB. Quanto ao armazenamento interno, este fica a cargo de um SSD PCIe que vai de 250 GB a 512 GB. Conta com Wi-Fi, Bluetooth, conectores USB-C e USB-A, porta HDMI, entre outros.
Este primeiro computador portátil da Rússia poderá ser lançado antes do final do ano e os preços devem ir desde os 1.375 dólares e os 1.650 dólares sem IVA.
Este artigo tem mais de um ano
Bem, peço já desculpa pela minha ignorância…
“este portátil tem traços muito semelhantes ao Macbook Pro da Apple” – já tentei mas a única semelhança que encontrei é de ambos usarem eletricidade para trabalhar.
Olha eu vejo mais do que isso no design. E há outras fontes a indicarem também essa constatação. Mas não temos todos que ver o mesmo:)
Bem, eu contei só agora 5 pessoas com a mesma opinião.
Lá porque um site diz 1 coisa, não quer dizer que seja verdade.
Mas eu percebo, dizer-se que é parecido com um Apple é mais polémico e gera conversa.
Sinceramente, parece-se mais com o meu primeiro portátil que tive (um Compaq antes de 2000).
E lá porque tu não achas também não quer dizer que seja mentira. Podes não achar, ok, mas há quem ache, simples, podes dar a tua opinião nesse sentido, é para isso que cá estamos. A questão do gera conversa é ultrapassada, os artigos geram por si só conversa, tal como o primeiro que fizemos sobre este portátil que teve 42 comentários e não mencionava a Apple, portanto esse argumento cai por terra.
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/bitblaze-titan-bm15-o-primeiro-computador-portatil-criado-pela-russia/
Sim, claro. Posso querer colocar o meu carro a cair de podre à venda por um milhão de euros (não é ilegal) agora se comprar ou não são outros 500. Estupidez ainda não é crime.
Curioso que a opinião (pela menos a primeira), é idêntica à minha: “parece um tanque da segunda guerra mundial sem gasolina”
NFernandes, eu até acho bem parecido, tem notch, as dobradiças são semelhantes, o trackpad também é preto tal como no macbook. A unica diferença é mesmo ter uma romã mordida em vez duma maçã, fora isso, tal e qual 😉
Ah, a versão cinzento sideral, da forma como foi tirada a foto, ainda mostra mais semelhanças com a estrutura do macbook, você deve andar desatento 🙂
Ah.. então eu estava desatento tb não sabia que o novo mac tinha design diferente
Não percebeu a ironia?
+1
Parecido??
Devem estar loucos.
Só se parecer no nome “M1”.
Se houver alguma parecença, só se for com o Mac de 1990.
Agora pareceu-me ver na imagem o Windows 95 😀
A sério??? É assemblado na Russia. E o preço é uma maravilha.
“Assemblado” não é uma palavra portuguesa … ainda, se formos ver as entradas no Priberam ou o uso de palavra estrangeiras sem aspas ou sem itálico aqui mesmo neste sítio.
Sugiro usar “montado” ou “construído”.
De facto tem um ecrã, teclado, e abre e fecha
Que belo Acer! 😀
Eu diria mais, que belo Compaq (uma marca que houve nos primordios dos portáteis, se bem que mais um pouco e podiamos lhe chamar de torre :D)
Essa não presta. É de Twain, logo não é ocidente. Mas a Apple sim, temos de defender porque é do ocidente. Quando vejo o mundo a fazer distinção entre nos e eles, tá tudo explicado sobre essa pessoa. Um Blog (que gosto) a defender a Apple e as restantes marcas, explica muito sobre a imparcialidade. Continuo a dizer que o meu HP é mais parecido com esse portátil do que um Apple, por isso acho justo daqui em diante começar as noticias com uma listagem de todas as coisas parecidas, afinal temos de ser equitativos.
Nao sei se ainda se aplica, mas existem modelos OEM (Genericos) e que marcas bem famosas chegaram a lancar.
Por exemplo houve um modelo Compaq(pre HP) que era igual a Fujitsu, Acer e Toshiba
Logo nem vale a pena defender marcas hoje em dia. Basta ver o miolo e como funciona o suporte e actualizacoesde cada um.
Eu vou quase sempre para a compatibilidade e facilidade de reparacao, (quase) independente da marca.
+1
Não é parecido com um Mac. É parecido com um portátil qualquer.
De facto até é muito parecido, ambos tem teclado, uma tampa que abre e fecha com uma tela inserida e pelas imagens, deve trabalhar também.
Depois claro, tem um processador M1 e aí está tudo dito. Uma cópia na integra do macbook. Até tém uma versão em cinzento.
Ficava era estupefacto se fizessem alguma comparação com o zenbook.
Acho que a parecença é no preço 🙂
Isto é uma maquina de escrever mas com ecrã 🙂
E ainda há pessoal que acha que os efeitos dos embargos só afetam o ocidente
Infelizmente os embargos só afetam os pobres que é rico continua a ter tudo igual, alguém tem dividas que um oligarca russo se quiser ter um MAC ou IMAC ou roupa da Zara e por ai fora não vai ter porquê há um embargo à Rússia?
Parece é um daqueles Insys da Inforlândia.
+1
TAL E QUAL! Trás spywares e tudo!
Deixa estar que os teus equipamentos não trazem nenhum spyware e nem sequer te monitorizam…
É parecido a um Macbook onde ? nem com o macbook que saiu em 2007 ….
O primeiro portátil Russo foi lançado pela RoverComputers e já têm 17 anos.
E a seguir a esse vieram muitos mais modelos..
A Rússia fabrica muitos portáteis para consumo interno..
Off topic.
A Apple também já mudava o nome do MacBook para iBook e do Apple Watch para iWatch.
Não saberá mas iBook já foi um laptop da Apple há alguns anos. De 1999 a 2005. E iWatch já tem “dono”.
É fazer uma pesquisa por “iWatch” excluindo Apple (“-Apple”) e ver o que surge e por que razão não mudou 😀
Como é possivel que este pc possa contar com wifi, usb e ser baseado num arquitetura ARM? Foi feito sem o licenciamento? Na questão da Huawei parece que foi bem mais impactante.
Este cpu foi desenhado em 2014, e nessa altura as pessoas que o desenharam incluíram a tecnologia que queriam, para uma primeira versão a lançar em 2015, mas a empresa usou os fundos para criar processadores para servidores.. como consequência alguns acabaram na prisão por se abotoarem ao dinheiro publico.Este cpu esta a ser lançado porque foi um contrato com o estado, e tem que ser cumprido..
Este SoC inclui de base algumas features que não encontras em SoCs ARM, por exemplo, ele permite correr o Windows para ARM, Permite correr VMWARE ESXI, sim virtualização, permite usar SODIMs de memoria ram, ao invés de ser soldada na board, entre outras coisas..