Nvidia vendeu cerca de 900 toneladas de gráficas IA H100 durante o último trimestre
Lembram-se quando o grande foco da Nvidia eram as placas gráficas para a mineração de criptomoedas? Pois longe vai esse tempo e agora a galinha dos ovos de ouro da empresa é a Inteligência Artificial. Como tal, os dados recentes revelam que a Nvidia vendeu o equivalente a 900 toneladas de placas gráficas IA H100 durante o último trimestre.
Há algum tempo que as notícias sobre os equipamentos da Nvidia não são relacionados essencialmente com as suas placas gráficas gaming, que ainda continuam a liderar este setor. O foco tem sido cada vez mais a inteligência artificial, até porque este é um mercado que está a dar muito dinheiro a ganhar à empresa de Jensen Huang.
Por exemplo, tal como aqui já escrevemos, cada placa gráfica H100 IA vendida dá à fabricante um lucro de 1000% e, para além disso, a Nvidia conseguiu um aumento de 171% na receita em data centers graças aos seus chips gráficos IA. E tudo indica que a tendência é para estes valores crescerem ainda mais!
900 toneladas de chips Nvidia IA H100 vendidos no último trimestre
De acordo os dados dos últimos relatórios da empresa de pesquisa Omnia, a Nvidia vendeu o equivalente a 900 toneladas de placas gráficas IA H100 durante o segundo trimestre deste ano de 2023. A pesquisa revela que cada uma destas poderosas GPUs pesa cerca de 3 quilos, portanto considerando que a fabricante vendeu mais de 300.000 destes chips, estamos então a falar de uma média de 900 toneladas de monstruosas gráficas dedicadas à Inteligência Artificial.
Claro que esta é apenas uma estimativa, até porque os modelos SXM desta placa gráfica pesam apenas 2 quilos. Mas estes dados dão-nos uma ideia da quantidade de chips IA da Nvidia que já foram enviados para o mercado e que estão atualmente a exercer o seu poder computacional em vários segmentos.
As previsões da Omnia é que a Nvidia venda cerca de 3.600 toneladas de GPUs H100 ao longo de todo o ano de 2023, o que seria algo como o envio de 1,2 milhões destes chips. Para além disso, espera-se que no próximo ano de 2024 esta procura seja ainda maior. Portanto, a Nvidia tem mais do que razões para apostar neste mercado que lhe está a dar autênticos rios de dinheiro a ganhar.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que cada placa gráfica destas custa 3 kg. e custa cerca de 30.000 euros. Agora ter 900 toneladas destas placas gráficas e cada uma a custar 30.000 euros eu até nem consigo pensar no lucro que a NVIDIA vai ter com a venda delas. É qualquer coisa de astronómico. 😐
“Por exemplo, tal como aqui já escrevemos, cada placa gráfica H100 IA vendida dá à fabricante um lucro de 1000%…” Ui, nem consigo pensar nos lucros totais. 😐
A Ministra da Defesa também quantifica tudo o que oferecemos à Ucrãnia em toneladas!
Já que não oferecemos nada de jeito, excepto os Leopard 2A6…………..
Basta ver o estado da nossa marinha.
O artigo começa logo por falar nas criptomoedas como se o conceito fosse desaparecer com a Inteligência Artificial.
A empresa https://gputopia.ai/ parece estar a aproveitar a onda e oferece a capacidade de pagar em satoshis a quem vender a sua capacidade de processamento gráfico.
São cêntimos de euro a pingar constantemente numa carteira Lightning.
Ainda há quem ande a dormir no passado.
O Bitcoin deixou de poder oferecer apenas 7 transações por segundo para agora ter uma capacidade muito maior do que a própria Visa.
Outra vez esse assunto das bitcoins ?? Por favor, já cansa…
Aceita que dói menos.
Não há como evitar.
A quanto é que está o kg?
Não sabia que as unidades de referência ao falar de gráficas era toneladas.
Sempre a aprender…