PplWare Mobile

Cada placa gráfica H100 IA vendida dá à Nvidia um lucro de 1000%

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Aves says:

    Isto já parece os posts que comparam o preço das peças do iPhone com o preço de venda do iPhone.
    O SoC é a componente mais cara. Por exemplo, o chip A16 custa à Apple 116 dólares. Parece que a Apple chego à TSMC, escolhe o chip que está em exposição e diz – é este que eu quero, pago 116 dólares. Só que não foi assim – o pessoal da Apple passou milhares de dólares a desenvolver o chip e isso não está incorporado no preço pago à TSMC.
    O Tom’s Hardware (2º § do post) leu o que twittou Raymond James e não sabe como o custo foi apurado. Diz, “O desenvolvimento de produtos leva tempo e recursos. É provável que o desenvolvimento de chips como o H100 exija milhares de horas de vários trabalhadores especializados. Tudo isso também tem que ser levado em conta.
    Que a NVIDIA está em grande, também pelas gráficas para IA, é um facto. Não tem mãos para as encomendas.

    • Aves says:

      No segundo parágrafo: o pessoal da Apple passou milhares de – horas – a desenvolver. O salário médio de um engenheiro de hardware anda à volta de 202 mil dólares anuais (estimativa do Tom’s Hardware para os engenheiros da NVIDIA).

    • Milhais says:

      Para isso so temos de ver o investimento em R&D de empresas como a Nvidea tem. As pessoas so fazem contas aos ganhos mas nao aos gastos.

      “NVIDIA research and development expenses for the twelve months ending April 30, 2023 were $7.596B, a 32.5% increase year-over-year.”

  2. ad says:

    Concordo, os custos TSMC é só o material. Custos operacionais tem também impacto nos custos do produto. Interessante era saber se é custo de fabrico ou custo total.

  3. EEQTR911 says:

    Mais uma crise para os jogadores.

    Nvidia virou-se para a AI;
    A AMD lança gráficas RDNA3 com desempenho de RDNA2 e caríssimas;
    Só a Intel poderá salvar o mercado.

  4. AP says:

    Uma pequena percentagem da população a viver o sonho de enriquecer e estando a cag…r-se para o resto da população. Até agora ainda disfarçavam como podiam: fosse com a treta da motivação dos colaboradores, de que a IA vai criar outros empregos (só não sabemos se ao mesmo ritmo a que os vai destruir)…

    Aqui mostram claramente o que pretendem.

    O problema é ser uma riqueza a que só se tem acesso no mundo virtual. Porque se lhes faltarem as batatas e as couves que semeamos no quintal… morrem de fome.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.