Nvidia adia o lançamento da placa gráfica RTX 3070 para 29 de outubro
Da nova gama de placas gráficas da Nvidia, os modelos GeForce RTX 3080 e RTX 3090 já foram oficialmente lançados. A RTX 3070 deveria ficar disponível já no próximo dia 15 de outubro, mas houve agora alterações.
A Nvidia emitiu um comunicado onde indica que o lançamento deste GPU será adiado para dia 29 de outubro. Curiosamente a RTX 3070 será então lançada um dia após o evento da AMD onde serão apresentadas as novas placas da gama Radeon RX 6000.
Placa RTX 3070 só será lançada no dia a seguir ao evento da AMD
A Nvidia apresentou as suas potentes gráficas da gama GeForce RTX 30 e os modelos RTX 3080 e RTX 3090 já estão disponíveis no mercado. Do conjunto falta ainda lançar a RTX 3070, cuja data estaria marcada para dia 15 de outubro.
Mas a fabricante informou, através do seu blog oficial, que foi adiado o lançamento desta GPU para o dia 29 de outubro. Desta forma, a empresa explica que vai assim conseguir ter mais unidades disponíveis para os consumidores.
Segundo a Nvidia:
A produção de placas gráficas GeForce RTX 3070 está a crescer rapidamente. Muitos disseram que deveríamos disponibilizar mais equipamentos no dia do lançamento. Para ajudar a que isso aconteça, estamos a atualizar a data de disponibilidade para quinta-feira, 29 de outubro.
Sabemos que pode ser uma decepção para aqueles que desejam comprar a GeForce RTX 3070 o mais rápido possível; no entanto esta alteração vai ajudar os nossos parceiros globais a colocar mais gráficas nas mãos dos jogadores no dia do lançamento.
Esta decisão também vai ajudar a que haja mais stock para mais consumidores. Este foi um problema com a RTX 3080 que, por conseguinte, esgotou rapidamente em praticamente todas as lojas dos EUA no dia do lançamento.
Curiosamente a nova data de lançamento da RTX 3070 acontece um dia após o evento da rival AMD, onde será apresentada a arquitetura RDNA 2 e as gráficas da gama Radeon RX 6000. Desta linha uma das GPUs mais aguardada será a RX 6900 XT, que se espera ter 16 GB de memória.
RTX 3070 terá desempenho superior à RTX 2080 Ti
A Nvidia ainda adianta que a GeForce 3070 vai oferecer um desempenho incrível com recursos como a Nvidia Reflex e Broadcast, por 499 dólares (~425 euros).
Numa variedade de títulos DirectX e Vulkan ray-traced e rasterized, a GeForce RTX3070 oferece um desempenho semelhante ou mais rápido do que a GeForce RTX 2080 Ti (vendida ao dobro do preço) e é em média 60% mais rápida do que a GeForce RTX 2070 original.
Vamos assim aguardar pelo dia 28 e 29 de outubro para conhecer todas as características dos novos produtos da Nvidia e da AMD.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Nvidia
Neste artigo: gpu, nvidia, placa gráfica, RTX 3070
Ainda assim porque será que foi adiado, claro que foi por causa do evento da AMD!
Placas graficas da amd so dao problemas.
Tanto as AMD como as NVIDIA quando são lançadas tem problemas nos drivers… Nas RTX 2000 no inicio tambem existiu aqueles problema dos crashes (space invaders), e agora nas rtx 3000 também existiu este problema.
Pode ser, mas também acho que foi o problema que houve com as RTX3080, devem estar a retificar tudo o que já estava produzido até ao momento.
O problema estáva nos drivers, não foram dos caps como foi especulado. Mas melhores caps como os MLCC aguentam clocks ligeiramente mais altos.
Para não faltar stock no dia seguinte ao anúncio da amd
A procura por 3080 e 3090 foi bem acima do esperado e do stock que a nVidia disponibilizou.
Ainda bem que vão juntar mais stock para garantir que não haja a mesma confusão que houve.
Mesmo assim, um dia a seguir à data de apresentação das RDNA2, parece muito conveniente…