Microsoft também estará a preparar um SoC ARM para os Surface e servidores
Muito antes da Apple revelar o seu SoC M1, já a Microsoft e os seus parceiros tinham apresentado as suas propostas nesta área e até uma versão especial do Windows 10. Este parece mesmo o futuro e a aposta estava lançada.
Se no início a gigante do software parecia apostada nos seus parceiros no que toca ao hardware, este cenário poderá mudar em breve. A mais recente informação dá conta que a Microsoft estará também a preparar os seus SoC ARM para os seus equipamentos.
Há mais SoC ARM a caminho do mercado
O sucesso que o SoC M1 da Apple conseguiu mostrou que a Microsoft fez uma aposta certa ao ter iniciado a sua aproximação à arquitetura ARM. Esta está presente em áreas que muitos não vemos no dia a dia, já com um sucesso relevante e com provas dadas.
Ainda que de forma tímida, a Microsoft tem já uma proposta acessível, que se materializa no Surface X. Claro que isto abriu as portas a outros fabricantes que também têm já as suas propostas baseadas em SoC ARM. A complementar está a já várias vezes falada versão ARM do Windows 10.
Aposta da Microsoft revela-se acertada
Uma informação recente veio revelar que em breve muito mais vai mudar para o lado da Microsoft. Fontes internas, que não se quiseram identificar, deram conta de que a Microsoft estará a preparar a sua proposta e terá em breve um SoC ARM de sua autoria.
Como seria esperado, este tem já um destino, que será quase óbvio para todos. Será a proposta que irá equipar os Surface que venham a ser lançados, oferecendo uma máquina criada de raiz com os componentes da marca. Não se sabe ser irá abandonar totalmente as propostas da Intel e da AMD.
Não vão ser apenas os Surface a receber a novidade
Outra utilização que este SoC se irá ter é nos datacenters da Microsoft. A arquitetura ARM é aqui cada vez mais usada e consegue um desempenho acima da média. Desta forma os servidores que equipam a estrutura Azure vão abraçar esta novidade da gigante do Software.
Caso se materialize esta informação, a Microsoft entra cedo numa área que vai em breve dar um salto. Muitos mais fabricantes vão adotar estas propostas e criar máquinas que tiram do SoC ARM toda a sua potencialidade. Os sistemas operativos e o software já existem e por isso todo o processo está simplificado.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg
Neste artigo: ARM, arquitetura, Microsoft, SoC, Surface
Isto parece como o jogo do telefone. A notícia da Bloomberg diz que o foco principal será nos servidores, sendo isto uma iniciativa organizada na divisão cloud da Microsoft, havendo dúvidas se poderá ser ou não aproveitado no Surface. Enquanto que aqui já dão como certo (e óbvio) que um dos destinos é o Surface!
Começou antes mas chega depois.
ja existem surfaces com processadores ARM o primeiro ate ja saiu ha mais de um ano
Adopta os ARM e vende ao preço dos core i7/i5. O preço não vai baixar com toda certeza.
Já existem surface equipados com ARM há mais tempo que os dispositivos Apple, só não são tão fortes como foi o M1.
Acho que o que tu queres dizer é que existem Surface com ARM (mesmo que limitados) há mais tempo que computadores ARM da Apple com um sistema completo Desktop.