Memórias DDR5 chegaram e já esgotaram devido à falta de componentes
Infelizmente a escassez de componentes já não é uma novidade. E praticamente todos os dias saem notícias sobre a sua implicação em diversos mercados. Seja na falta de equipamentos, no aumento abrupto dos preços, entre outras situações, todas estas são consequências inevitáveis de um problema que já se arrasta há vários meses e sem um fim à vista.
O mais recente efeito fez com que as memórias DDR5, que chegaram praticamente 'agora' ao mercado, já estejam completamente esgotadas!
Memórias DDR5 já esgotaram e ainda agora chegaram
Ao lançar os novos processadores Alder Lake de 12º geração, a Intel também introduziu as novas memórias DDR5 no mercado. E vários modelos são bastante apelativos para os fanáticos do segmento de hardware, como as novas G.Skill Trident Z5, as memórias DDR5 mais rápidas do mundo que conseguirem bater o recorde ao atingir 8704 M/s.
No entanto, quem não conseguiu adquirir um exemplar das DDR5, terá certamente dificuldades em encontrar agora algum para compra, pelo menos não tão cedo. Um dos problemas disso é que muitos utilizadores começaram a montar o seu sistema com base no CPU Alder Lake, mas apenas lhes falta a memória RAM para concluir o processo. Como tal, vão ficar com um computador incompleto, por tempo indeterminado.
Sabemos que o acentuado problema de falta de componentes na indústria condiciona a abundância deste e de outros produtos nas prateleiras. Mas o principal componente em falta das DDR5 é o PMIC (Power Management Integrated Circuit, ou circuitos integrados para gestão de energia) e, por conseguinte, não permite o fornecimento de memórias DDR5 no mercado mundial.
De acordo com fontes reveladas pelo site 12chip, os chips PMIC para as memórias DDR5 têm um custo cerca de 10 vezes superior quando comparado com os usados nos módulos DDR4. Mas as más notícias é que a situação apenas deve melhorar no segundo semestre do próximo ano de 2022. E esta altura é também a data que muitos especialistas preveem para o final da escassez de componentes.
Está a pensar comprar uma memória DDR5?
Este artigo tem mais de um ano
Isto está cada vez pior, quem quiser montar um pc com hardware de ultima geração está literalmente lixado, é gráficas escassas e a preços absurdos, é os novos modelos de cpu’s e agora as ram’s.
Tudo caríssimo. 😐
Memórias caríssimas e já esgotaram,fogo. 😐
Era previsto ser caro, é novidade
Antes pelo contrario, os preços de material acabado de lançar nunca estiveram a preços exorbitantes como agora, devido à escassez, os preços são caros pois a procura é elevada e não existe produto para vender, logo os valores disparam.
Claro que estavam, olha ddr4 em 2014
Olha lê o que eu escrevi e reflete no assunto para ver se lá chegas.
Compra mac que ja tem ddr5….e sao de longe os melhores pcs do mercado. Comprei o m1max com 64gb de ram ddr5…espetaculo
melhores não sei mais caros por certo
Corre nativamente o Autodesk Revit?
É exatamente o que me falta!
DDR5 não vale a pena. Mesmo as memórias a 6000Mhz têm quase o mesmo desempenho de DDR4 a 3600Mhz. E uma latência superior.
É melhor esperar 2 anitos.