Kirin 9010 de 3 nm será o próximo processador topo de gama da Huawei
Há poucos meses, a Huawei apresentou o seu mais recente chip Kirin 9000, que alimenta a linha topo de gama do Mate 40. E este chipset já deu mais do que provas de todo o seu poder, tendo mesmo batido a concorrência nos testes realizados.
Mas agora a marca chinesa estará a desenvolver um novo processador topo de gama. E, de acordo com as recentes informações, este chip irá designar-se Kirin 9010 e já será produzido numa litografia de 3 nm, podendo ser o primeiro a sair com esta característica.
O chipset mais potente que a Huawei tem atualmente é o Kirin 9000 que apenas se encontra na linha topo de gama Mate 40. E depois de vários testes, os resultados indicam que este processador consegue bater toda a concorrência dos dispositivos Android. Em especial aqueles alimentados pelo rival Snapdragon 865 da Qualcomm.
Mas há agora novidades sobre a próxima aposta da marca chinesa neste segmento.
Kirin 9010 de 3 nm: será este o próximo processador flagship da Huawei?
De acordo com os dados recentes, o próximo processador topo de gama da Huawei será o chip Kirin 9010. A informação foi avançada pelo leaker @Rodent950 na sua conta da rede social Twitter. Segundo a publicação, o processador da próxima geração será produzido com uma litografia de 3 nm.
Caso se confirmem estes dados, então a Huawei poderá ser a primeira fabricante a anunciar um chip de 3 nm.
Next Gen Kirin(9010) is 3nm. pic.twitter.com/b6WtwdKt7r
— Teme (特米)😷 (@RODENT950) January 1, 2021
O Kirin 9000 foi o primeiro processador de 5 nm lançado para os dispositivos Android. A este seguiram-se o Exynos 1080 da Samsung e o Snapdragon 888 da Qualcomm.
Mas agora estas informações indicam que a Huawei poderá evoluir no que respeita à litografia dos seus chips. E de acordo com o que alguns site avançam, o chip poderá já vir incorporado na gama Mate 50, que deverá ser apresentada no quarto trimestre de 2021.
Espera-se também que outras fabricantes optem pelo processo de 3 nm, mas só mais para o final do ano e início de 2022 é que poderemos ter algo em concreto neste segmento.
Recordamos ainda que a Apple já terá reservado para si a primeira encomenda de chip de 3 nm da fabricante de Taiwan, TSMC.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Só a TSMC e a Samsung é que já têm planos concretos para 3nm, e ambas só terão produção em 2022, de modo que alguma coisa no rumor está errada.
Não nos podemos esquecer que a Huawei procurou alternativas para a produção dos seus componentes… Estará o rumor errado ou nem tudo é divulgado? Vamos aguardar 🙂
Não há alternativas, só há Samsung e TSMC nos 3nm. Não é o tipo de coisa em que aparece uma fábrica do nada, que ninguém conhecia.
Ok, vamos então ver. 🙂
https://twitter.com/RODENT950/status/1345336215604768768
É isso mesmo. A SMIC nem consegue sair dos 14nm. É como dizes, não há opção para 3nm sem ser TSMC ou Samsung. E nenhum fabricante chinês, tira da cartola uma linha de produção de 3nm assim do nada. A Huawei está a fazer planos com a TMSC de certeza, e esperam que os 3nm venham antes de 2022.
A TSMC só estará pronta em 2022.
E a apple já reservou o tudo o que vai ser produzido pelo menos no primeiro ano visto que os yields vão ser baixos
E o que faz vc pensar que eles estão trabalhando nisso desde “ontem” ?
é tudo muito bonito até vermos o yields. Que nos interessa conseguirem produzir chips de 3 nm mas feito com o yield tão baixo que apenas o top dos top podem usar por uns anos?
Yields baixos significam menos produção e preços mais caros. Se a Apple está disposta a pagar mais por cada SoC, a TSMC não tem problemas em atirar silício para o lixo.
A Intel achava a mesma coisa da AMD…
Pergunta idiota. 3 nm, se continuar a descer, o que acontecerá? Processadores de 1 nm?
O limite é a tecnologia.
Logo chegam em dimensões de átomos.
https://en.wikipedia.org/wiki/3_nm_process#Beyond_3_nm
1nm, 0.5nm, 0.001nm e por ai….em 2030 a Apple ja tera socs com 0.25nm de acordo com a Lei de moore duplicam a cada 18meses a menos que sejam feitos pela intel.
Usando as medidas originais o limite é 2nm. Mas já antes disto houve problemas de eletrões a passarem de um lado para outro. Os nm não refletem o tamanho como todos pensamos. Isso foi no passado. Agora é um numero que marketing usa. Não podemos comparar nm de maças e peras. cada marca usa números diferentes.
O que vai suceder inicialmente é que o progresso tecnológico vai abrandar um pouco, porque depois acabam por ser uma espécie de Intel, mas neste caso com 1nm+++++++, ou algo assim. Isso até se conseguir avanços no processo litográfico que permita uma revolução.
Contra tudo e contra todos. Força Huawei.
Eu bem disse no início que a Huawei iria sair mais forte deste desafio. Pelos vistos assim será… Eu ainda telefonei ao Trump a dizer lhe para não subestimar os Chineses mas ele não me quis ouvir.
Agora com o outro barata tonta os Chineses vão fazer dele gato sapato.
Veremos…