Intel será a primeira a usar chips de 3nm da TSMC
Começam a ser cada vez mais as informações disponíveis sobre a próxima grande aposta no que respeita ao processo de fabrico dos chips. Mais concretamente a litografia de 3nm da TSMC.
De acordo com as notícias recentemente divulgadas, a Intel será a primeira empresa a usar os chips de 3nm da fabricante, ultrapassando mesmo a Apple.
Muito se especula sobre o processo de fabrico de 3nm da TSMC. A fabricante taiwanesa é líder na inovação da litografia a este nível, mas também já está focada no desenvolvimento de chips de apenas 2nm e 1nm.
No início do mês passado, as informações referiam que a Apple, atual maior cliente da TSMC, assim como a Intel seriam as primeiras a receber os novos chips de 3nm da empresa sediada em Hsinchu.
Mas há agora novas informações que mostram que uma dessas duas candidatas vai estar à frente neste recebimento.
Intel será a primeira a receber os chips de 3nm da TSMC
Segundo o jornal local taiwanês Taiwan Economic Daily, e referido pelo IT Home, a Intel será a primeira a usar chips fabricados no processo de 3nm da TSMC. A produção vai destinar-se aos chips gráficos e a processadores para servidores da empresa liderada por Pat Gelsinger. Assim sendo, a Intel vai mesmo passar à frente da Apple ao estrear esta litografia nos seus produtos.
De acordo com o que foi referido, a produção em massa destes chips está prevista já para o mês de julho de 2022.
Apesar de a TSMC não tecer grandes comentários, o presidente Liu Deyin respondeu aos acionistas sobre a sua opinião da Intel no negócio da fundição. E para o executivo, "a Intel é uma cliente da TSMC e acredito que também irá abraçar a tecnologia inovadora da TSMC".
O site IT Home refere que a rede de fornecedores da TSMC adiantou que a fabricante está a trabalhar intensamente na instalação de equipamentos da sua fábrica de 3nm para responder à significativa quantidade de pedidos da Intel. Os fornecedores revelaram que, desses pedidos, constam um chip gráfico e três processadores de servidor.
Assim, a litografia de 3nm começa a ser cada vez mais real e, certamente, em breve teremos mais novidades.
Este artigo tem mais de um ano
Ficou com fogo no rabo…
É bom ver a Intel a mexer-se e a não ver a AMD a subir em flecha.
A não ver? Eu diria que é bom ver a Intel a mexer-se NO FIM de ver a AMD a subir em flecha.
FTW Intel !! 🙂
O que salvou a Intel depois do fiasco dos 10nm produzidos em Israel foi precisamente a pandemia e o trabalho a partir de casa, a necessidade de expandir datacenters e qualquer chip servia. Depois do fiasco de investimento e por verem que os chips produzidos em Israel vinham contamidos de backdoors e a incapacidade de produzir um chip que não desse para estrelar um ovo lá em cima viraram-se para a TSMC. A intel não consegue produzir chips.
Agora vêm os fanboys da AMD afirmar que afinal o valor dos “nm” não é tudo…
fanboys? competicao do mercado e sempre bom para os consumidores mas sao factos que a AMD esteve muito a frente da intel estes ultimos anos logo e normal haver pessoas a criticar a intel e gabar a AMD…mas como disse quanto mais competicao melhor para nos consumidores melhores produtos mais escolha e preços menores
É bom haver concorrência. AMD e Intel a esforçarem-se… ideal era haver mais companhias a lançar CPU’s no mercado PC. Quanto mais concorrência, melhor.
Estou do lado de quem oferece a melhor opcao, a nivel de inovacao e desenvolvimento, neste momento a AMD esta imbativel. A intel manteve-se em banho maria durante muito tempo, depois queimou-se, quando ja era tarde
Estás a dizer que a Intel irá desaparecer?
eventualmente… irá acontecer,a propria galáxia vai,a questão é quando
dito isto ,sim a intel irá desaparecer