Intel poderá estar a preparar duas placas gráficas gaming
Quando o assunto são placas gráficas, a NVIDIA e a AMD são os nomes de destaque. Mas, no final do ano de 2020, a Intel lançou as GPU Iris Xe MAX, baseadas em DG1. Estas placas podem ser encontradas em notebooks que contam com o processador Tiger Lake, também da marca.
Mas há agora fortes razões para acreditar que a Intel estará a preparar duas placas gráficas gaming para computadores. E de acordo com os rumores, estas GPUs poderão trazer 512 unidades de computação e 8 GB de memória GDDR6.
Apesar de ainda não haver grandes informações acerca dos modelos das placas gráficas Intel Xe para computadores, há uma forte possibilidade de a fabricante da Califórnia levar o assunto à CES 2021, evento tecnológico que vai acontecer já na próxima semana. E agora há um detalhe que fortalece ainda mais essa hipótese.
Intel poderá lançar em breve duas placas gráficas gaming
Já se sabe que a Intel tem planos para o desenvolvimento de placas gráficas para computadores. E, recentemente, foram encontradas duas novas entradas de modelos das placas gráficas Intel Xe.
Tal como podemos ver na imagem seguinte, para além das GPUs aparecerem como sendo baseadas em DG2 e a indicação dos números 128 e 512.
Estes valores poderão significar 128 e 512 unidades de computação, o que corresponderia a algo como 1024 shader cores e 4090 shader cores, respetivamente. Por sua vez, a Intel também já revelou que pretende utilizar até 4 tiles na mesma gráfica, e cada tile suporta até 512 unidades de computação.
Para além disso, sabe-se também que a placa gráfica DG2 poderá trazer 8 GB de memória GDDR6. No entanto ainda não foram reveladas muitas mais informações.
Desta forma, resta-nos aguardar pelo CES 2021 para saber se a fabricante irá então anunciar e lançar estas duas aguardadas placas gráficas destinadas ao mundo gaming. O evento acontece do dia 11 ao 14 de janeiro.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Vocês consideram placas no segmento das Nvidia MX350 a gtx 1060 … placas gaming?
Claro, gama média-baixa. Nem toda a gente tem dinheiro para uma RTX 3080, e só uma pequena percentagem é e-gamer profissional.
Uma placa no segmente da gtx 1060 dá perfeitamente para jogar a full-hd com fps elevados títulos AAA de última geração, com gráficos a médio pelo menos.
A GTX 1060 já tem mais de 4 anos. Se calhar é melhor redefinires o teu comentário..
pq?
pq ele nao esta a dizer que temos todos de usar RTX ou as novas Radeon?
sim uma gtx1060 deveria ser capaz de correr os jogos, o problema é que a nvidia passa a vida a capar os seus GPU “velhos” para o pessoal comprar os novos.
O melhor é esperar para ver.
MX nao… mas as GTX sim, vide o nome;
A concorrência neste segmento também é saudável, desde que não haja concertação de preços (como acabaram de fazer os nossos hipermercados).
Os preços encontram-se em valores disparatadamente altos, porque a Nvidia esteve no pódio imenso tempo sem ser “beliscada”.
Lindas! A Intel nunca morre!
Relembro que o departamento de hardware de gpu’s da intel tem como engenheiro principal Raja Koduri, que veio da AMD.
Qual o potencial da arquitetura:
RX 6900 XT, 80 unidades de computação, 5120 shader cores.
RTX 3090, 10496 shader cores.
RTX 3080, 8704 shader cores.
Sem mais informações diria que concorre com o mercado Mainstream, se sair a um preço competitivo.
Isto nao é novo.
A linus tech já fez um vídeo com um suposto prototipo mas nem arrancava.
O problema da intel sao as quezílias internas entre o departamento de GPU de performance e dos IGPU que estão sempre a tentar roubar espaço um ao outro.. isto sao as más línguas que circulam por ai.
também pensa-se que as gráficas inicialmente seriam para investigação e deep learning e teriam um gpu altamente programável. mas la esta, pura especulação porque ninguém conseguiu por as mãos em algo funcional.
agora que a intel se quiser tem potencial para fazer igual ou melhor que a concorrência, isso tem…
esperar para ver