Intel diz ter melhores produtos que a AMD e vai pressionar ainda mais a Nvidia
A luta pelo melhor lugar e pela escolha do consumidor está ao rubro no segmento hardware. Os produtos estão cada vez mais robustos e, como tal, cada empresa joga com o que tem para conquistar o mercado.
Agora, numa recente entrevista, o CEO da Intel Pat Gelsinger revelou ter melhores produtos do que a AMD e que irão aumentar a pressão feita à Nvidia.
Intel compara-se com as rivais AMD e Nvidia
Durante uma entrevista com o jornalista especializado em tecnologia Pierre Ferragu, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, juntamente com o vice-presidente e diretor financeiro da fabricante, George Davis, revelaram alguns detalhes interessantes sobre o futuro da empresa norte-americana em comparação com as principais rivais AMD e Nvidia.
Gelsinger foi questionado sobre quando a fabricante terá o "seu momento Zen". À questão, o CEO respondeu que a linha Alder Lake vai trazer três inovações como o Zen. Essas inovações incluem a próxima arquitetura heterogénea, que contará com núcleos pequenos e grandes.
Além disso, o executivo adianta que a AMD não tem nada parecido com isto. Refere ainda que com esta abordagem heterogénea, os processadores Alder Lake vão oferecer núcleos de alto desempenho junto com uma eficiência dos grandes núcleos, o que resultará numa maior eficiência e maior desempenho multithread.
Os executivos foram também questionados sobre o recente esgotamento do data center e do aumento de participação neste mercado dos CPUs AMD EPYC. E na resposta referiram que a AMD está onde está devido a terem aproveitado o período em que a Intel não oferecia bons produtos, mas que isso vai mudar nos próximos tempos.
Gelsinger destaca que as arquiteturas que estão a ser desenvolvidas prometem "um avanço bastante dramático e muito além do que foi falado ate agora".
Na sua estratégia gráfica, o CEO foi claro ao referir que a Intel vai adicionar pressão à Nvidia, líder isolada neste mercado.
Em suma, a Intel afirma que estamos a entrar num período em que marca será muito mais competitiva. Para além disso, garante que daqui a três ou quatro a fabricante será novamente líder indiscutível.
Veja e ouça a entrevista aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Acho interessante, mas desde a 4 gen até a 9 gen, a intel foi vendendo os CPU’s sem se preocupar muito já que tinha a posição dominante, e ainda bem que temos a AMD a dar luta, assim finalmente a Intel se preocupou em oferecer mais por menos ($$$).
Quanto a oferecer concorrencia a Nvidia, acredito mais na AMD, que se conseguir fazer as graficas com um TDP menor acho que vai dar luta., quanto a intel, nova no mercado das GPS’s, acho que vai ter um longo caminho a percorrer e ainda por cima a conquistar clientes.
Os Ryzen 5000 só deram problemas de USB e afins.
Na Intel existem muito menos problemas.
Problemas em que especificamente, comprei o meu 5600X no dia em que saiu, e ate hoje 0 problemas.
Esse comentário foi mesmo whatever lol, nunca tive problemas USB com o meu ryzen…
Quanto à intel dizer que vai oferecer luta…. isso pouco me diz, já lá vai o tempo em que se podia confiar na intel, em 5 anos prometeram muita coisa, cumpriram zero, quando vir os produtos no mercado e realmente testados por entidades independentes, darei a minha opinião. Até lá é tudo blá blá blá….whiskas saquetas…
AMD DOMINA!!!!!!!!!!!!!!
Nos teus sonhos… Na vertente de gaming até pode estar ligeiramente á frente, e mesmo assim tenho muitas dúvidas. Quanto á vertente profissional/industrial, a AMD está muito, mas mesmo muito distante.
E vai continuar a dominar, mesmo daqui a 3 ou 4 anos 😉
A Intel parece o nosso PM!! Promete, promete e volta a prometer e nada é feito 😛
Esta empresa já perdeu o comboio à 6 estações atrás 😛
Olha que não sei… com os novos CPUs e melhoria no segmento gráfico, vamos ver o que o futuro reserva.
Os novos cpu’s intel tem melhorias em relação aos ryzen 5000, mas vão aparecer 1 ano tarde de mais, não é fácil parar o momentum da amd agora que tem recursos monetários para investir em R&D (3d v cache, chiplets, infinity fabric, etc: a amd tem demasiados caminhos abertos com futuro para falhar, a não ser que façam o que a intel fez à 5 anos, quando parou no tempo) …. a única hipotese da intel é pensar num plano a longo prazo, e talvez daqui a 3-4 anos chegar perto dos rivais.
Quanto aos gpu’s, é bom que façam concorrência pelo menos nas gráficas low-end, mas dificilmente conseguem chegar perto da amd e nvidia nas primeiras gerações (mid e high-end), mais uma vez é esperar 3-4 anos.
Intel, a rainha dos sonhos em voz alta
AMD não só é superior como tem mais hype e é mais cool. Intel é treta. Acreditem em mim que sou rei dos CPUs, não fosse o meu nome CPU Lord. Eu nasci para comentar estas notícias.
Cool story…
E quanto à AMD ter mais “Hype” ou ser “Cool” isso significa merda porque isso significa 0 para a performance e preço dos produtos.
Ou tem produtos para continuar na corrida, ou volta para trás como já lá esteve. Intel não está a dormir, portanto a AMD não pode fazer o mesmo erro que fez a Intel.
Já tive a minha dose de AMD com o K6 400 e Opteron 170 Denmark. Sempre Intel
Ou seja estas a dar dinheiro a uma empresa que anda a xular, sem novidades nos ultimos 5 anos?
Os Rysen estao a bater aos pontos a Intel em todos os segmentos.
Continuem lá com essas guerrinhas infundadas Intel/AMD, enquanto eu continuo com o meu AMD Phenom II X4 965, com 11 anos, e sempre a bombar… É o que é!
A noticia é muito recente mas pode revolucionar as arquiteturas dos cpu’s nos próximos anos.
O IBM Telum (IBM Z16) apresenta um conceito diferente que poderá influenciar positivamente tanto a Intel, AMD e ARM. Principalmente no mercado de servidores, mais tarde ou mais cedo as boas ideias chegam sempre ao mercado mainstream. Uma pequena noticia para os interessados.