Intel Core i9-13900K supera todos os processadores em single-thread no PassMark
A Intel não baixa os braços e está mais do que empenhada em mostrar a quem tem dúvidas as razões porque é líder no mercado dos processadores. E depois da sua 12ª geração Alder Lake, agora a gigante californiana está a depositar toda a sua atenção e esforço na próxima 13ª geração Raptor Lake.
Alguns testes e informações têm sido revelados, mas os dados mais recentes mostram que o modelo topo de gama Intel Core i9-13900K, da próxima linha da marca, superou todos os processadores em single-thread no PassMark.
Intel Core i9-13900K supera todos os CPUs
Há pouco tempo, um leak mostrava a possível caixa do novo processador da Intel, o Core i9-13900K, mas agora há novos dados que desvendam um pouco mais o poder de desempenho deste equipamento. Trata-se dos resultados conseguidos através da ferramenta PassMark na modalidade single-thread, onde o Intel Core i9-13900K conseguiu sem problemas chegar à liderança, batendo todos os outros CPUs.
Pela imagem abaixo constatamos que o Intel Core i9-13900K conseguiu um total de 4.833 pontos, o que é 400 pontos acima do segundo classificado, o Intel Core i9-12900KS, da atual geração Alder Lake. E para além dos vários modelos da Intel, surge também pelo meio o M2 da Apple, na 10ª posição com 4.043 pontos.
E esta já não é a primeira vez que um processador Intel atinge este feito, pois também na 11ª geração Rocket Lake, o Core i9 também foi líder, apresentando um desempenho 7% acima dos AMD Ryzen 5000. No entanto, e sem uma explicação aparente, desta vez os CPUs da AMD não surgem nesta lista.
Já nos testes em multi-threat, os resultados são um bocadinho diferentes.
Tal como os resultados mostram, o poderoso processador da empresa de Pat Gelsinger já caiu para o segundo lugar com 54.433 pontos. O primeiro lugar ficou para o CPU AMD Ryzen Threadripper 3960X que alcançou 54.789 pontos.
Espera-se que o anúncio oficial desta nova geração de processadores da Intel aconteça durante esta semana, sendo que o lançamento oficial deverá ocorrer na primeira semana de outubro.
Este artigo tem mais de um ano
lol, “multi-threat”.
Realmente é uma ameaça aos concorrentes!
Só falta agora os consumos LOL, prefiro AMD mesmo assim, não quero pagar esse na factura ao fim do mês.
Não deves ter visto a apresentação dos AMD 7000.
Gastam o dobro da energia comparativamente aos 5000.
Agora a Intel já não é gozada na net…
A gen Ryzen 7000 nao está na lista ainda?
O 7950x fez 4405 entrando directamente para o terceiro lugar.
Engraçado é que o 12900KS a 24 de Setembro que é a data apresentada no gráfico, alcançava os 4412 e hoje (dia 28) fica-se pelos 4406
Essa variação pode ser normal, sobretudo numa fase inicial.
O benchmark de um CPU não é só 1 teste. Eles vão fazendo testes ao longo do tempo e fazem a média. No cpubenchmark.net até dizem quantos samples de um determinado CPU testaram.
Ve-se mesmo que nunca fizeste benchmark ao pc
Calma campeões do teclado… sei bem que a pontuação é pela média e que com mais testes ela tende a aproximar-se do seu real valor.
O meu comentário ia no sentido de que mesmo com o ajuste conseguiu aguentar-se á frente, mesmo que por pontinho…
Bebam menos café amigos!!
a consumir 350W já dá para fritar alguns ovos!
E com uma Nvidia/RX das novas fritas 5 bifes ao lado.
Até os novos AMD já consomem quase o mesmo dos Intel.
Lixaram-se para a inovação e toca a abrir a “torneira” do powah.
Eu embora não duvide dos números apresentados, ponho em causa o real desenvolvimento dos CPU’s, pois o clock destas ultimas gerações subiu dos 4Ghz para acima dos 5Ghz, logo, cada core irá ter mais performance, mas a custa de um clock maior, e com o consumo também maior de energia…
O que era bom dado a conjuntura atual era, com o mesmo clock serem mais eficientes (veja o Apple M1…), e pelo menos reduzir um pouco o consumo energético, isso sim seriam cpu’s mais eficientes, mas pelo que vejo, aumentam o clock, logo o benchmark sobe e temos um CPU melhor (algo que se fizermos overclock a um modelo mais antigo também vai subir a performance, mas também o consumo…)
Eu vejo neste momento que a única a inovar foi a Apple com o seu M1, que tem um desempenho excelente com um consumo mínimo, e que pode ser utilizado desde tablet’s até workstations.
Mas é apenas a minha maneira de ver as coisas, pois se tiver um CPU antigo, prefiro fazer overclock a gastar uma fortuna com um sistema novo…
A verdade é que os novos Ryzen já testados por terceiros são realmente mais eficientes, e segundo a Intel a 13º geração também o é, infelizmente para obterem a coroa de processador mais rápido aumentaram os consumos e perderam toda a eficiência.
O 7950X em Eco Mode a 105W consome metade da energia em relação ao modo “normal” e consegue 90% de performance, se limitares a 65W consegue ainda assim ser mais rápido em multicore workloads que o 12900K que consume 240W, segundo a Intel o novo 13900K quando limitado a 65W consegue o mesmo, o problema é que por defeito nenhum destes processadores vem limitado a 65W ou 105W e por isso o consumo é torna-se absurdo.
O melhor CPU do mundo.
Atualizei emu PC recente, queria os Ryzen da AMD, mas olha que esquisito, no mesmo patamar o Core estava mais barato e aceitando DDR4, com possibilidade de colocar DDR5. Acabei ficando com intel.
O intel sem a DDR5 o Benchmark cai drasticamente…., a maior inovação da intel na 12th e 13th e AMD com AM5, é justamente o aumento de performance por causa da velocidade da DDR5…