Intel confirma que as suas placas gráficas terão até 512 Unidades de Execução
O mercado dos chips gráficos está cada vez mais apelativo e, nesse sentido, há mais empresas a concentrar-se também para este segmento. Um exemplo é a Intel que está então a preparar placas gráficas destinadas aos computadores gaming.
Já alguns pormenores foram sendo divulgados, mas agora a fabricante confirmou diversos detalhes. Assim, de acordo com as informações a GPU para jogos Intel Xe-HPG DG2 terá até 512 Unidades de Execução (EU), PCIe 5.0 e memória GDDR6.
Intel confirma especificações gerais das suas novas GPUs
Sem querer, a Intel divulgou finalmente as especificações gerais da sua nova linha de placas gráficas para jogos Xe-HPG DG2. Através das informações verifica-se que estes chips terão até 512 EUs (Unidades de Execução), PCIe 5.0 e memórias GDDR6. Em suma, a fabricante norte-americana já começou então a preparar os documentos oficiais que descrevem estes e outros detalhes da nova linha de chips gráficos.
Estas gráficas são baseadas na arquitetura Xe-HPG e estarão disponíveis em diferentes configurações e níveis de performance variados. A linha inclui modelos para desktop e outros para computadores portáteis. A empresa já terá enviado mesmo algumas unidades de amostra para os parceiros de forma a preparar os últimos detalhes para o lançamento dos produtos.
Os documentos, contudo, não foram enviados pela Intel à imprensa. Foram, sim, descobertos pelos utilizadores @momomo_us e @Komachi_Ensaka dentro do site da fabricante. Bastou terem pesquisado por "discrete graphics2" para encontrarem os dados.
Cinco modelos diferentes para portáteis e dois para desktop
Segundo o site VideoCardz, a nova linha de GPUs da Intel será composta por pelo menos 5 modelos diferentes para portáteis e dois para desktop. Os modelos para portáteis designam-se SKU1, SKU2, SKU3, SKU4 e SKU5. Por sua vez, as placas gráficas para desktops têm como códigos SoC1 e SoC2.
As GPUs terão suporte para PCIe 5.0 e memórias VRAM GDDR6 de 4GB, 6GB, 8GB e 16GB com taxas de 14 Gbps a 18 Gbps.
Segundo a fabricante, os modelos serão lançados nas variantes com 512 EU (Unidades de Execução), 384 EU, 256 EU, 128 EU e 96 EU. Estima-se que a versão de 512 EUs possa ter até 4.096 ALUs, ou núcleos.
A Intel confirmou ainda que o chip gráfico DG2 vai chegar com a linha de processadores de 11º geração Core Tiger Lake-H, com lançamento previsto para o segundo trimestre.
Desta forma, já não deverá faltar muito para vermos os futuros computadores com estas nova placas gráficas. Resta saber se a Intel terá mais sorte com a quantidade de chips em stock do que outras marcas, como a Nvidia.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Videocardz
Neste artigo: chips, gpu, Intel, Intel Xe, placa gráfica
O povo quer é concorrência, o bolso agradece.
Agora é que disseste tudo. Espero que a Intel ombreie e dê luta à Nvidia e à AMD.
Especialmente numa altura destas onde todas as gráficas estão fora de stock. Ate as APUs pelo amor de deus
Hm hm !