Impressora 3D gigante fabrica um barco em poucas horas (vídeo)
Um dia, construir casas, carros, barcos ou qualquer outro projeto vai ser simples e muito rápido. Conforme evoluem os materiais e as máquinas, não tarda, teremos a impressora 3D a fabricar em horas o que levaria meses, ou mesmo anos.
Com o fabrico deste barco, a Universidade do Maine acabou de estabelecer três recordes mundiais de uma só vez.
3Dirigo - O barco impresso em 3 dias numa impressora 3D
Conforme foi divulgado pela Universidade do Maine, EUA, a estrutura foi fabricada recorrendo à maior impressora 3D de polímero protótipo do mundo. Além deste recorde, a equipa ainda conseguiu outro ao fabricar o maior barco impresso em 3D do mundo. Não se ficando por dois espetaculares resultados, o grupo ainda arrecadou o recorde da impressão do maior objeto sólido em impressão 3D do mundo.
Bom, se com estas dimensões, a máquina demorou apenas 72 horas, o que poderá ser pensado para o futuro deste projeto? O vídeo, em time-lapse, dá uma ideia de como esta máquina pode ser uma revolução na construção de grandes estruturas.
Essa impressora 3D foi projetada para imprimir objetos de até 30 metros de altura e 6 metros de largura. Além disso, pode imprimir aproximadamente 226 quilogramas por hora. Tal como podemos ver no vídeo, o trabalho de impressão do 3Dirigo, que durou 72 horas.
3 recordes dignos de nota
Para marcar o momento e mostrar ao mundo este feito, foi levada a cabo uma cerimónia de apresentação do barco. Assim, na passada quinta-feira, o Centro de Estruturas e Compósitos Avançados da UMainea revelou o trabalho na presença de autoridades e representantes do Guinness World Records, para confirmar os três recordes.
Esta impressora 3D é um resultado da investigação que realizamos há 15 anos na combinação de nano celulósicas e microfibras com materiais termoplásticos. O nosso objetivo é imprimir com 50% de produtos de madeira a 230 kg por hora, e alcançar propriedades semelhantes às do alumínio.
Referiu Habib Dagher, diretor-executivo do Centro Avançado de Estruturas e Compósitos da UMaine.
Futuras aplicações para esta máquina
Este equipamento pode ser imensamente útil em vários segmentos. Contudo, entre as iniciativas que serão apoiadas com o uso da impressora, está o desenvolvimento de matérias-primas de base biológica, com o uso de celulose derivada de recursos de madeira, e prototipagem rápida de aplicações civis, de defesa e de infraestrutura.
A Universidade estabeleceu parcerias para unir a perícia dos investigadores com a de líderes da indústria marítima. Nesse sentido, poderão ser desenvolvidos projetos levando à comercialização da impressão 3D. Entre os interessados estão os construtores de barcos no estado do Maine.
Portanto, este tipo de método aplica o uso de plástico com 50% de madeira na impressão. Nesse sentido, há uma grande economia quer no fabrico de moldes quanto na produção de partes de barcos. Recorrendo a esta tecnologia, além de mais barato é igualmente mais rápido, comparando com os métodos usados na atualidade.
Exército dos Estados Unidos é um dos interessados
A tecnologia tem recursos de fabrico para usar vários produtos. Nesse sentido, poderá desenvolver produtos que são importantes para a atividade do Exército dos Estados Unidos.
Com esta impressora de grande porte, poderemos acelerar a inovação e o desenvolvimento de protótipos nos setores civil e militar.
Referiu Habib Dagher.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: UMaine
Fonte: UMaine
Neste artigo: 3Dirigo, EUA, impressora 3D, maine