História dos Computadores: Computador eleito “máquina do ano”
Hoje relembramos o dia em que, pela primeira vez, o computador foi reconhecido ao nível mundial como a máquina que mudou o rumo da humanidade. Também a 26 de dezembro, o pioneiro dos computadores, Charles Babbage, celebrava o seu aniversário.
Fique a par do que aconteceu “Hoje na História dos Computadores”, uma rubrica do Pplware, onde lhe damos a conhecer notáveis eventos que ocorreram na história dos computadores e na programação envolvida.
1791 – Nascia Charles Babbage
Charles Babbage nasceu em Londres e era filho de um banqueiro rico. Rapidamente tornou-se numa figura conhecida e importante dentro do círculo social londrino e científico.
Em 1821, Babbage desenvolveu a Máquina Diferencial, cujo objetivo principal passava por calcular enormes tabelas de números sem a intervenção do ser humano, de modo a reduzir a probabilidade de erro. No entanto, esta sua primeira invenção não foi suficiente para impressionar os financiadores do projeto e Charles Babbage deixou de trabalhar nela.
Em 1834, Babbage começou a desenvolver algo ainda mais ambicioso, a Máquina Analítica, que é hoje referenciada com o primeiro computador programável de propósito geral. De qualquer modo, o inventor britânico não foi capaz de terminar o desenvolvimento de nenhuma das suas máquinas enquanto ainda era vivo.
100 anos depois, em 1985, o diretor do Museu da Ciência de Londres da altura, Dr. Doron Swade, encontrou os desenhos e anotações de ambas as máquinas de Babbage e mandou-as fabricar de acordo com os papeis encontrados. Incrivelmente, funcionaram à primeira e da forma como Babbage as tinha imaginado.
Os esforços e contribuições de Charles Babbage foram tremendamente importantes e ajudaram as gerações futuras a desenvolver todas as tecnologias que utilizamos hoje.
Leia também: Charles Babbage – O pioneiro dos computadores
1982 – O Computador é a “Máquina do Ano”
A 26 de dezembro de 1982, a Revista Time atribuiu o prémio de “Homem do Ano” ao computador pessoal chamando-lhe “Máquina do Ano”. Deste modo, o computador tornou-se o primeiro não ser humano a ganhar este prémio desde a sua criação em 1927.
No célebre artigo, “The Computer Moves In”, o computador pessoal foi descrito como a maior influência para o bem ou para o mal. Deste modo, foi reconhecido que as capacidades do computador na mão do homem são infinitas e, a partir do momento em que os computadores começaram a ser capazes de comunicar entre si, passou a ser possível aceder a bases de dados e enviar e-mails.
Em 1982, o computador venceu outros fortes candidatos ao prémio da Time, como por exemplo, o presidente dos EUA Ronald Reagan.
Existem ocasiões em que a maior força do ano não é um indivíduo, mas sim um processo, e o seu reconhecimento por toda a sociedade que muda o estado das coisas.
Revista Time
Em 1980, 724 mil computadores pessoais foram vendidos só nos Estados Unidos e no ano seguinte esse número duplicou para mais de 1,4 milhões.
Sem dúvida, o computador pessoal veio revolucionar a maneira como negociamos, trabalhamos e gerimos a nossa vida pessoal.
Leia a última História:
Este artigo tem mais de um ano
Como estou velho 🙂 foi no natal de 1985 que comprei o meu primeiro PC Portátil , um IBM Portable PC. O ano passado liguei-o para recordar o MS-DOS mas a fonte “ardeu” cheirou a condensador electrolítico queimado 🙁
Esta máquina deve ter custado à cotação actual mais de 10.000€
http://s253.photobucket.com/user/alexandre_40/media/btn/Capturar_zpsdbl41sih.png.html
–
Amigo, não estás… nem estamos velhos nisto da informática, talvez sejamos… “antigos”.
Abraço.
–
cinco estrelas…seis…
comecei num zx spectrum sinclair, depois segui-se um curso num Amstrad PC. No inicio dos anos 90 jogava num PC1 da Olivetti dum vizinho meu. Demorou mas comprei um Schneider Euro PC II onde jogava simcity em diskettes. Na altura custou 165 contos que seriam agora 600 e poucos euros.