GeForce RTX 4090: Surge o primeiro caso de um cabo de 16 pinos queimado
A Nvidia lançou aquela que é a placa gráfica doméstica mais poderosa da atualidade. Trata-se da GeForce RTX 4090 cujo desempenho deixa todas as outras muito atrás nos testes. No entanto, tal não significa que esta GPU seja imune a problemas, pois a realidade mostra que está longe disso.
Segundo as últimas informações, surgiu agora o primeiro caso de um cabo de 16 pinos queimado pertencente a esta placa gráfica topo de gama da fabricante norte-americana.
Cabo de 16 pinos queimado de uma gráfica RTX 4090
Embora seja a placa gráfica mais potente do mercado, é natural que a GeForce RTX 4090 apresente alguns problemas, pois nada é perfeito. Mas também é preciso ver a qualidade dos problemas, pois podemos estar a falar de algo menor, como também algo mais preocupante. Neste sentido, alguns utilizadores já relataram algumas falhas, nomeadamente no adaptador 12VHPWR de 8 pinos, o qual derreteu e até já pôs mesmo em risco esta GPU de 2.000 euros.
A solução poderia passar por se usar o cabo nativo de 16 pinos, que requer uma fonte ATX 3.0, mas os utilizadores estão a deparar-se com os mesmos problemas, sendo que agora surgiu mesmo o primeiro caso de um cabo destes queimado.
A situação foi relatada pelo utilizador Ricky TO, na sua página do Facebook e no Reddit, onde mostra o cabo de 16 pinos queimado, verificando-se ainda que usou uma placa gráfica MSI GeForce RTX 4090 Gaming X Trio, uma fonte de alimentação MSI MEG Ai 1300P e uma fonte ATX 3.0 de 1300W.
Depois desta publicação, outros utilizadores acabaram por relatar situações idênticas com estes cabos conectores 12VHPWR de 16 pinos, sendo que, até ao momento, já foram confirmados 18 casos no total de cabos queimados. E embora possa parecer um número pequeno, o mesmo limita-se apenas a casos que foram sendo relatados no Reddit. Portanto, é possível que muitos outros utilizadores comecem a apresentar queixas semelhantes.
Como tal, os consumidores lesados, e outros que estejam a pensar comprar uma GeForce RTX 4090, aguardam assim que a Nvidia apresente uma correção do problema nos próximos tempos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tom's Hardware
Neste artigo: 12vhpwr, 16 pinos, cabo, GeForce RTX 4090, gpu, nvidia, placa gráfica
Tem um vídeo no YouTube que até destaca os erros que foram cometidos ao produzir o cabo.
Recomendo ver
Youtube da gamer nexus tem la a explicação
Quem quer um 4090 não precisa necessariamente esperar, desde que use uma fonte ou adaptador apropriado.
A culpa aqui é o adaptador incluído e não a grafica.
Agora mais importante, quem tenha e esteja a usar o adaptador incluido, deve minimizar o uso e trocar a ligação asap.
para adicionar ao que escrevi,
algumas MSI estao a ter esse problema possivelmente pelo facto que existem variantes das fichas, ou seja o mesmo partnumber/versão de uma fonte não devia ter variantes no connector, dando ideia que nem possam ser realmente compliant.
Este novo conector claramente foi mal desenhado, funciona muito bem no laboratório e em termos de especificações técnicas não duvido que seja capaz de suportar os 600W, mas é claramente muito mais frágil que o anterior conector de 8/6 pinos e infelizmente não é à “prova de idiotas”, basta forçar um pouco o cabo quando montas o PC para o cabo ficar bonito e estás sujeito a ficar com mau contacto nos pinos e sem que te apercebas e depois dá nisto, e é certo que se pode culpar o utilizador final por de certa forma não ter garantido que o cabo estivesse corretamente conectado mas por outro lado não me lembra de ouvir situações destas com o conector anterior.
Honestamente espero que este standard ATX 3.0 com este conector seja rapidamente substituído por um que tenha novamente conectores à “prova de idiota”.
epa, com as fotos horriveis de como os condutores nas fichas estão mal e porcamente soldados entre eles, não me surpreende nada.
Curiosamente é que nunca mais vimos uma evolução no standart PCIEx que continua a penas com 75W, MB de mining com coneções perto para melhorar isso acaba por fazer muito sentido.
Um produto que supostamente é o melhor do mercado e custa mais de 2.000€, no mínimo tem que funcionar sem alteracoes. Se não o faz é complemente inaceitável.
Não faz sentido nenhum trocar a ligação, se esta possui um defeito tem que ser ser o fabricante a trocar.
Não estou a discordar doq ue disseste, apenas estou a referir que o defeito pelo que parece não é da grafica em si e esta não tem de ser modificada/alterada*.
*esperamos, vêm a descobrir que o standart é que esta mal, ai é que fica tudo lixado.
Essa noticia tem quase um mês ja..vejam o youtube da gamer nexus que tem la toda a explicação do caso em vários videos. Ao que parece tem a haver com a espessura do cabo e amperagem. Existem uns de 150 que é onde esta a haver esses casos e existem os de 300 que nao aconteceu nada. Tem a haver com o fabricantes em principio.
Não estás a confundir 8 com 16 pinos?
30 ou menos casos conhecidos, em 100’000 placas produzidas … Não vai ser isto a tirar me o sono
Não deixa de ser estranho e ironico que a fina nata da engenharia eletrotécnica e electrónica, com tanta ciencia e engenharia de ponta para criar o pináculo das placas gráficas, coloque em segundo plano a alimentação electrica do produto e não tenham verificado com a lei de Ohm e com a formula da resistividade a secção correcta para 16 fios e conenctores!!
É caso para perguntar: Qual terá sido a nota daqueles engenhocas na cadeira de Análise de Circuitos? 🙂
Provavelmente até foi bem desenhado.
Mas muitas vezes para poupar 2$ num componente escolhem um fabricante mais barato e dá nisto.