PplWare Mobile

killjoy: O poderoso míssil russo com capacidades nucleares

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. irritadiço says:

    Quem nomeou esta pérola devia ver a série Killjoys lol

  2. rodrigo says:

    Nada vai acontecer.

  3. Louro says:

    Esperemos agora para saber de onde e para onde o Killjoy vai ser lancado, depois disso é uma questao de minutos até que tenhamos a 3ww…

  4. PA says:

    É muita bacorada junta!!! Se o vosso objectivo é um dia poderem ser considerados jornalistas, porque não começar por simplesmente googlar um bocadinho?? No mínimo isso…
    Ainda gostava de perceber, como é que a pérola que escreveu toda esta bacorada, conseguiu misturar um sistema de artilharia de foguetes guiados por GPS, (que o autor chamou misseis HIMARS?!?!?!?), com um míssil hipersónico Kinzhal!!!!

    • Ogoid says:

      Se existe algum equivoco, porque não usou a opção “Proponha uma correção, faça uma sugestão” em vez de vir para aqui mostrar que sabe mais que o resto do mundo (sim, estou a tentar igualar ao seu exagero )

    • Vítor M. says:

      Se soubesse o que estava a dizer, não dizia disparates. Leia o artigo e veja como está enganado 😉

      • PA says:

        Boas Vitor M.,
        Mas eu li o “artigo”, e por respeito ao Vitor, li de de novo (podiam até ter googlado um pouco, e editado e corrigido um monte informações erradas!). Contudo, continuo a achar um monte de bacoradas sem sentido, e sem noção sequer do que estão a falar!!!
        Quer precisar em quê que estou enganado?

        • Vítor M. says:

          O Kinzhal (Kh-47M2 ) é um míssil balístico hipersónico com capacidade nuclear. Possui um alcance de mais de 2.000 km, velocidade Mach 10 e capacidade alterar a sua rota durante o voo. Face ao míssil hipersónico, os mísseis HIMARS são mais lentos para uma eventual tentativa de destruição dos Killjoy.

          Os mísseis Killjoy podem atingir uma velocidade máxima de Mach 12 – o que equivale a aproximadamente 14.817 km por hora. Já os mísseis GMLRS disparados do HIMARS na Ucrânia são capazes de viajar a velocidades de Mach 2,5, ou cerca de 3.087 km/h.

          Tal como é referido no artigo, não são uma solução. E está tudo muito bem explicado. O PA está é a falar por falar.

  5. Art says:

    Ainda não percebi esta maluquice toda com os hipersónicos , porque seja ou não hipersonico , qualquer míssil lançado sobre Londres significava também a destruição da Rússia …a menos que o sr Putin se esconda num buraco com umas Russas boas e por lá fique durante uns anos….a fornicar …..para depois a os descendentes de Putin repovoarem a Terra …da maneira que aquela cabeça funciona nada me admira

    • Grunho says:

      Não existe destruição SÓ da Rússia. Depois deste míssil sobram à Rússia ainda umas 6 mil ogivas nucleares para lançar, por isso nem é bom imaginar as consequências. A arrogância dos ucras por terem uma vantagem convencional à pala do ocidente é atrevida, mas nem os USA a querem levar às últimas consequências. Eles que foram os únicos a usar armas nucleares sabem muito bem que derrotas convencionais de potências nucleares às mãos de um inimigo não nuclear é só se o derrotado quiser.

      • Rui says:

        Se ainda tiver misseis para as disparar (diferente dos que estão embarcados nos submarinos).

        Julga que os silos dos mísseis não estão a ser vigiados 24 horas por dia? Já agora de ambas as potências militares!!!!!!

        • Grunho says:

          Os mísseis ICBM que transportam ogivas nucleares não têm nada a ver com os usados na guerra da Ucrânia. Alguns podem voar dezenas de milhares de kms.

          • Rui says:

            Não percebeu a minha dúvida.
            Eu não tenho dúvidas de que a Rússia tenha as 6 000 ogivas, eu tenho dúvidas é que tenha ICBM em bom estado de funcionamento. Como sabe são armas caríssimas de manter.

            Outro exemplo, Portugal no papel tem 5 fragatas, mas em condições de navegar estão quantas? 2?

            Percebe o que eu quero dizer?

            Outro, temos 28 F16, mas pode ter a certeza que não estão todos em condições de voar já!!!!!

      • PTO says:

        Ele não disse “destruição SÓ da Russia”, ele explicou-se bem ao dizer “significava TAMBÉM a destruição da Rússia”.

    • Stanley says:

      Gengis Putin

    • SouHumanoNaoOcidental says:

      Leia o livro de Oliver Stone e Peter Kuznick ” A história não contada dos Estados unidos. ” Vai gostar. Acho que devia-se fazer um sobre Portugal, melhor, de todos os países europeus colonizadores, só para ter uma pequena noção do que a Europa Ocidental andou a fazer. Abraço.

      • Rui says:

        Comentário de quem pretende fazer o revisionismo da história!

        Ah e tal nós invadimos países……. à 500 anos atrás! Quer comparar os actos?

        E já agora que tanto sabe de história, sabe quantas vezes Portugal foi invadido e completamente vandalizado!?!?!?!

        Olhe, só os franceses invadiram 3 vezes Portugal no século XIX (não sei se já ouviu falar de Napoleão). E já ajudaram os espanhóis a invadirem-nos mais vezes ao longo da História. Veja quem estava frente a frente em Aljubarrota no século XIV!!!!!!

        E já agora os ingleses que nos “governaram” quando a família real fugiu para o Brasil com grande parte do tesouro nacional!!!!! É só googlar!

        E os árabes? Que estiveram aqui vários séculos?

        E os Romanos que estiveram aqui também vários séculos?

        E os espanhóis que estiveram cá 60 anos!!!!!!

        Vamos invadir estes países para recuperarmos tudo o que nos roubaram? Grande parte dos tesouros nacionais estão no Louvre ou em museus equivalentes!!!!!

        A Rússia nunca esteve em paz em lado nenhum e os ucranianos sabem muito bem o que já sofreram às mãos dos russos. A frase “os comunistas comem criancinhas” é mesmo verdade (tanto que os ucranianos receberam os alemães como libertadores quando estes avançaram para esmagar a Rússia):
        Só para recordar quem ama o tio Putin que invade todos os países à sua volta (Geórgia, Ucrãnia, Moldava, e podemos puxar a fita atrás do muro de Berlim ou até quando invadiram a Polónia a meias com os alemães!!!!!

        https://youtu.be/1drj4TaUXcg

        Quem não tem memória acontece-lhe disto. Eu não sendo da área, conheço muito bem a história do meu país!!!!!

        • Telmo Barros says:

          Excelente!
          Muit bem dito

        • Raphael Rodrigues says:

          Onde é que ele quer fazer revisionismo da história?
          nao consegues ler o que eles escreveu? simplesmente vê oliver stone. é mais um ponto de vista como o outro qualquer sendo historiador ou politico , mas ele sabe do que fala porque é a area dele, nao significa que seja verdade, mas vale a pena ver.

          Na tua resposta apenas falas te o que toda a gente sabe, o básico dos livros e do national geographic. não invalida que vejas a opinião de gente competente como oliver stone, mesmo que ele simpatize com putin . porque na realidade a verdade de cada um é sempre um ponto de vista. simplesmente quem ganha a guerra Reescreve a história, sempre foi verdade para todo lado.
          A russia nunca foi uma democracia, e para entender o povo russo e a aristocracia russa, tens de ler a história Russa e entender a cultura russa, e pelo teu comentário nao sabes um pão . História que vêm desde dos conflitos entre novgorod e o condado da lituania…. Da mudança da capital de Kiev para Moscovo. Alem de que a area sempre foi moldada por conflitos internos. Desde das crusadas dos teutónicos, ao Pedro o grande até á queda da USSR. Ao renascimento da Nova russia que o estupido do putin(Novo pedro o Grande) tanto quer. Mas o problema dele vem da consequencia da história, Entendes????
          O povo russo é um país orgulhoso, quando a ussr caiu, e a china colapsou ao mesmo tempo e o negócio do opio foi introduzido na ásia pelos franceses e pelos ingleses. em 98 a russia e a china estavam no chão, destruidos pela queda da ussr e por Mao Tsé-Tung.
          e nós brancos o que fizemos??? explorámos, destabilizámos e os oligarcas tomaram posse, e quem vender o património Russo???? Vai ler….
          Mais uma pergunta, Quantos russos se refugiaram na Europa livre a seguir á queda da USSR??? e Quantos voltaram para a Russia no mesmo momento?? vai Ler….
          Temos a consequencia da nossa ganancia. Exportámos toda a nossa industria para a china e isolámos os russos da NATO , foi graças a eles que os alemaes foram derrotados.. nao venham com paleio, a versao oficial fala de 10 milhoes de soldados russos , os russos falam de 20 milhoes de mortos, Entendes ?? os russos perderam mais soldados que todos os aliados juntos.
          Quem percebe , entende e lê um pouco de história e politica internacional , sabe que em 2002 putin tentou entrar para NATO, quiz a desnuclearização da russia, A producao militar russa esteve sob vigia da CIA durante muitos anos.
          Invadiu o Afganistao para tentar agradar os Americanos.
          Mesmo fazendo a guerra da chechenia que foi muito feia…
          Eu condeno a açao do governo russo… como condeno o que eles fizeram o propio povo no gulag como na revolucao bolchevique…
          Como condeno as invasoes dos USA. ao médio oriente e na ásia
          Como condeno todo o colonialismo feito pelos brancos.
          E só para acabar o tema nuclear.. quem foi o unico pais a largar bombas nucleares sobre uma populaçao???? mesmo quando a guerra ja estava ganha…. Exatamente, nagasaki e hiroshima, milhares de mortos em segundos. Os Americanos foram os unicos a matar inocentes com o nuclear, e nao era necessario os japoneses já se estavam a render.
          Dizer que os russos tem mais ogivas bla bla bla bla bla, quando a nossa(NATO) tencologia militar, táctica miliatar, treinamento militar é muito superior á russa. Mas continuam a incutir medo com o nuclear….. os USA testaram muito mais bombas que os russos é so googlar como dizes.
          Tens de entender que tu tens a história ocidental e vais sempre proteger o teu lado. Mas se viajares para o vietnam, laos, Myamar eles vão te dar outra versao, se fores para o kasakistao vais ter outra educacao e outra versao da historia, sempre vai variar dependendo do pais onde estas. Nunca ha uma verdade , e quem te disser esta é a verdade vai com um pé atras. A verdade será sempre relativa. A verdade Europeia nao é a mesma da Russa , nem da chinesa, nem da indiana.
          revisionar História foi a profissao de muitos brancos durante séculos para levar o seu povo a acreditar na pátria. Tirando alguns especialistas.
          Entao se conheces a história do teu pais, tambem deves saber que a nossa reserva de ouro é 14º maior do planeta, de onde vieram as 382 toneladas de ouro??? tambem deves saber da importancia das familias portuguesas no negocio de peles e de especiarias nao?? temos tugas nos cargos mais potentes da Europa e do BCE . Fomos os primeiros a industrializar a escravatura. Vandalizados fomos pelos Franceses quando chegaram a lisboa e pelos reis Filipe I e Filipe II. Foram as unicas situaçoes onde a capital foi tomada, mas lembra te que apenas foi lisboa e as pequenas cidades do Sul, Porto, Braga, Bragança , Guimarares , nao foram saqueadas. os franceses foram derrotados a caminho pelas forças inglesas e algumas portuguesas.
          A unica coisa que concordo contigo é que a ussr deixou marcas na populacao , concordo que nao deveriamos invadir paises que nos invadiram no passado e concordo no tema do louvre ter tesouros mundiais que foram roubados.
          O teu comentário nao deveria ser a resposta ao documentário de oliver stone, Só te fazia bem ver e ler mais um pouco, mesmo que as versoes difiram do que pensas ser realidade ou do que está escrito como a realidade.
          Com os melhores cumprimentos.

      • João Melo says:

        SouHumanoNaoOcidental,
        Tem razão!
        Somos uma bosta de povo em muitos sentidos, e já fizemos horrores e espalhamos terror durante pelo menos 5 séculos..
        Não é só Portugal, é uma grande parte da Europa, e muitos na Europa fizeram bem pior que nós..de qualquer forma, isso não é desculpa!

        A Ucrânia andava a matar agricultores no Afeganistão ainda há pouco tempo com a quadrilha do costume na Guerra..depois passou a fazer genocídio na própria Ucrânia em 2014..até hoje.

        Todos temos coisas más..uns mais que outros..
        Os EUA ocupam parte do México, Havai,Guam,etc,
        Inglaterra ocupa parte da Argentina e ilhas á volta da Inglaterra,
        Espanha ocupa parte de Portugal(Olivença, e anda a deitar o olho sobre as ilhas abaixo da Madeira..há um bom tempo..)
        A Turquia ocupa bocados da Síria(província de Idlib), e parte do Chipre, e até se poderá dizer talvez parte da Gŕecia em si..,
        A Ucrânia ocupa, bocados da Hungria,Polónia,Rússia,Eslováquia,
        A China Ocupa o Tibete, e talvez mais qq coisa..,
        A Índia ocupa metade de Kashmir,
        Marrocos está a ocupar uma parte da Argélia,
        Angola ocupa Cabinda(Um Estado soberano outrora, agora aterrorizado pelos Angolanos..),

        E podíamos continuar até não haver mais linhas para escrever, mas o que quero dizer é que neste preciso momento há muita coisa errada no mundo!

        • Rui says:

          Esqueceu-se só do pequeno pormenor de todas as atrocidades cometidas pelos russos só neste século e no passado!!!!!

          Sabia que a Rússia antes da IIª Guerra Mundial deixou os ucranianos morrerem à fome (pesquise por holodomor). Tanto assim é que quando os alemães invadiram todo o leste, foram recebidos pelos ucranianos como heróis e salvadores… …. para mais tarde descobrirem que eram assassinos como os russos!!!!

          E já agora, sabe quem era aliado da Alemanha de 1939 até 1942 em plena IIª Guerra Mundial? Nem mais do que a Rùssia com o pacto Molotov-Ribbentrop (pesquise também). E sabe que a Polónia foi invadida pela alemanha e pela rússia em Setembro de 1939, não sabe? E sabe que a rússia tb invadiu a Finlãndia (ficou com 11% do território),

          E são imensos os países ocupados pelos assassinos russos. Mas como só lê o Avante (já agora é interessante que os tugas investiguem porque é que os antigos territórios foram entregues a terroristas pró-soviéticos, como Angola, Moçambique…… veja o logo da bandeira de Moçambique.

          https://pt.wikipedia.org/wiki/Ocupa%C3%A7%C3%B5es_sovi%C3%A9ticas

          Repugna-me ainda haver pessoas que defendem os maiores criminosos à face da terra. E já agora deixo a questão de porque é que todos os vizinhos da Rússia quiseram aderir à NATO!

          Haja vergonha e decoro!!!!

          Sobre as invasões do passado…. acham mesmo que os índios são autóctenes da América? E já agora, quando os espanhóis e portugueses colonizaram grande parte da américa…….. sabem como é que os incas, aztecas tratavam os escravos (povos de outras etnias).

          E sobre o esclavagismo dos séculos XV, XVI e XVII, por acaso não imaginam que eram os portugueses e espanhóis e ingleses que íam caçam arborígenes no mato em África pois não? Eles eram escravos das etnias dominantes dos africanos!!!!!!

          Estudem antes de dizerem disparates e vão mas é estudar ou trabalhar!!!!!!!

          • Rui says:

            Correcção, de 1939 a 1941, a Rússia era aliada dos nazis.

          • Raphael Rodrigues says:

            Chama-se Holodomor, Horrivel, mas enquanto nao les Marx e nao entendes os pilares do comunismo mesmo que sejam desagradáveis, nao vais entender a situaçao. nem dá para entender nem aceitar, mas em os pilares da literatura marxista podes cantar o que quiseres.
            Esse pacto entre a alemanha e a russia é muito mais complexo do que tu dizes, falas como se eles ja fossem culpados por fazerem a aliança, lembra te que foi antes da 2 guerra mundial eles nao sabiam que iria haver uma segunda guerra mundial…… protegiam simplesmente os seus interesses .
            Os russos estavam a sair do conflito com os japoneses , e as tensoes estavam a aumentar com os paises europeus devido ao crescimento do comunismo ,
            A guerra de inverno entre a russia e finlandia foi no inicio da ww2, os finlandeses estavam, alinhados com o AXIS . e durou pouco tempo.
            engraçado como Dizes que eles ja faziam escravatura quando nós chegámos , desvalorizando a escravatura Europeia. Mas queres comparar numeros??? Queres comparar os milhoes que nos levamos em barcos aos milhares que os incas e os aztecas e outras tribos faziam entre si??? Eles faziam no territorio deles , NOS FIZEMOS GLOBALMENTE! NAO TEM COMPARAÇAO .
            Ninguem defende ninguem, simplesmente temos de falar em terreno neutro e tu nao o fazes , tu acusas os outros. todos faziam escravatura até na idade da pedra as tribos matavam se entre si, sempre fez parte da humanidade.
            e se faz favor nao uses wikipedia, qualquer um pode editar a noiticia. Mete Livros, titulos e autores , muito mais interessante que o wikipedia.

            o tema de angola e Moçambique nao sei o suficiente para falar, houve relatos de industrias que passaram para maos russas sim , grupos de mercenários russos que ocuparam algumas minas sim, os meus tios tiveram de fugir de lá e e existe alguns relatos feios. mas nao posso falar com certeza, isso do logo…… nem comento.
            A russia fez , o que os americanos fizeram mais cedo na sua independencia , com nós fizemos no tempo do colonialismo. como os japoneses fizeram na ww2. Nao muda muito. Apenas a bandeira
            Só nao gosto da tua maneira de desvalorizar os nossos crimes. Sabes quem sofreu mais com o governo Russo??? O proprio Povo Russo. esses levaram forte e feio. E ninguem os protege.
            Estudar e trabalhar, uma apenas nao dá, é preciso pagar as contas de casa e é preciso enfiar livros dentro da cabeça, por isso estudar e trabalhar e tu deverias fazer o mesmo.

  6. Sucks says:

    Pode ter 12 vezes a velocidade do som, mas nem de perto se aproxima da velocidade da Luz, a que andam raios laser, por exemplo. Se no Ocidente conseguirem uma bateria de raios laser viáveis – e não as tentativas tímidas que têm conseguido – este “portentoso” Killjoy, será sucata

  7. Eu says:

    Então e para isso não teria de invadir espaço aéreo dos vários países por onde passa?

  8. Manuel da Rocha says:

    O principal problema é que dos 3 testes feitos com o Killjoy:
    Caiu sobre a base de lançamento matando 400 a 800 cientistas e militares russos, despejando 30% da radioactividade que Fukushima libertou em 2011; explodiu enquanto estava a ser abastecido para um teste, matando 40 militares russos, incluindo a cúpula de desenvolvimento nuclear; Voou 300km e ficou em combustível a 2600km do alvo teste.
    Segundo a própria Rússia, o 4 teste terá sido feito em 2019, com o pormenor que terá sido lançado de SU-31. Os membros da NATO não foram avisados de qualquer teste, sendo que a Rússia realiza alguns no seu território, pelo que não é necessário notificação.
    Além de que ser muito rápido tem um problema grave: ao deslocar demora 5 minutos a atingir a velocidade máxima, e gasta 170% do combustível que o tamanho dos que explodiram teriam capacidade.
    Um míssil para atingir a velocidade dita, precisa de mais combustível que o Soyuz precisa para chegar à órbita. Os americanos já testaram 82 modelos diferentes, só os que usam o Scramjet conseguem atingir os objectivos e voam a Mach 7. O que é um problema, pois precisam de ser lançados a 230000 pés (cerca de 80km) para funcionarem e o combustível chegar para voar os 9000km previstos. Lançado de terra precisam de um primeiro estágio igual aos ICBM e só depois de 4 minutos de voo, são largados e iniciam o seu motor. Ou a Rússia conseguiu inventar um motor muitíssimo eficaz e capaz de acelerar a 800G (basicamente atingir a temperatura da corona do Sol) em 90 segundos ou estão a mentir.

    • supersilva says:

      5 teste?

    • Stanley says:

      Pode ser. Enviou um “espantalho” para o Bielorussia, país presidido por um boneco de marionete.

      • SouHumanoNaoOcidental says:

        Lindo isto. Tem noção do que diz? Sabe realmente quem é marionete? Nós. Procure sempre a história não contada dos eventos. Só para ter noção do que falo, tente procurar livros de história sobre a primeira e segunda guerra mundial de autores russos, ucraniano, indianos, chineses no Ocidente.A antiga URSS perdeu 27 milhões de pessoas para salvar a Europa da Alemanha Nazi. A URSS avisou a Liga das Nações que deviam ter cuidado com Mussolini e Hitler durante anos e nada. Portanto devemos ter consciência de que a Rússia não é nenhum país parvo. Esta guerra está a ser como a primeira guerra mundial. E tudo é centrado na Alemanha mais uma vez. Tudo para evitar que a Alemanha se industrialize-se mais ao ponto de suplementar todos os outros países ocidentais. E tudo começou com o novo gasoduto. Sigam o dinheiro.

        • rodrigo says:

          Russia perdeu esses milhões todos pq quis seguir a sua ideologia ‘a forca toda..nem que morresse uma percentagem da sua população iria seguir a sua ideologia. E assim fez.
          Nao foi pq queria salvar a europa.
          A URSS nao foi o único a avisar sobre o Mussolini e o hitler portanto nao vas por ai.

          Mas agora a culpa ‘e da Alemanha?
          Pelo menos essa ‘e nova..Ja estava a ser um pouco chato a culpa ser somente dos Estados Unidos e Nato!

        • Rui says:

          Só pode estar a brincar, não faz ideia nenhuma do passado!!!!!
          Leia a minha resposta em cima!

          Olhe? Se não sabe, a Rússia era aliada da Alemanha até 1941, quando a Wermacht avançou em direcção à Rússia. Pesquise pelo pacto de Molotov-Ribbentrop.

          A Polónia foi invadida em 1939 pela Alemanha a ocidente e pela Rússia a oriente.

          Ora veja lá um desfile dos 2 exércitos depois de espezinharem a Polónia:

          tps://youtu.be/9IFmBQS8FDc

          Isto aconteceu e foi verdade. A Rússia só não foi fulminada porque interessava ao ocidente ter uma frente a leste que fosse destruíndo os alemães!!!!

          è preciso lata para defender os assassinos russos!!!!

          Veja por exemplo como se deu as passagens de testemunho na Rússia? Quantos líderes foram assassinados?

      • rodrigo says:

        O Putin queria fazer o mesmo com a Ukrania como fez com a Bielorussia. Nao conseguiu então toca a invadir o pais e a culpabilizar Nato.

  9. Jk says:

    Estes russos so pensam na destruiçao da humanidade
    o gelo deve lhes fazer mal ao cerebro

  10. SouHumanoNaoOcidental says:

    E desculpem os erros caso haja. Estou a escrever a correr. Mas não deixem nunca de discutir porque é assim que evoluímos ( Ana Hatherly – uma grande portuguesa) Abraço

  11. Jorge Santos says:

    Vocês só sabem o que vos é permitido saber …. o Saddam também tinha uns mísseis terríveis 🙂

    • Rui says:

      Um verdadeiro Santo!
      Só de lembrar a filha e o genro que fugiram dos bons tratos do santo, que quando regressaram, prendeu a filha e fuzilou o genro!!!!!

      E o santo do Saddam tratava tão bem os vizinhos que até esteve em guerra 8 anos com o Irão, invadiu o Kuwait e exterminava os curdos, esse povo que nem país tem!!!!!!! Mais os assírios, yazidis, turcomanos,…….

      Realmente devem estar a canonizar o Saddam!!!!!

      E mesmo quando os EUA invadiram o Iraque, mentindo sobre a autoria de armas químicas (que os iraquianos já tiveram e usaram contra os curdos, é só googlar), em 2003, é preciso recordar do recente ataque terrorista de envolvidos em vários países no 11 de Setembro de 2001. Foi só o maior ataque aos americanos no próprio solo desde a IIª Guerra Mundial!!!!

      Saber todos estes pormenores dá-nos outra visão sobre o nosso mundo e é por isso que este e outros governos deixam-me petrificado por não apostarem na nossa própria defesa!!!!! Confiamos na virgem e nos estrangeiros que nos venham acudir? Não conhecemos a nossa história?

      Como exemplo deixo Israel, quem é que se mete com eles? E porquê? Sabem que levam com tudo em cima.
      Nós gostamos de baixar as calças, como quando vemos o bolsonaro a gozar com um jornalista português, ou os angolanos a chamarem-nos nomes!!!!!!

      Há quem goste de ser choninhas para o mundo, mas não faz o meu feitio! Tenho orgulho próprio e do país, mas não em quem nos governa ou votou nesta gente!!!!!

  12. Rui says:

    Só para ser irónico, relembro a data de 1994, em que a Ucrãnia decidiu doar as suas 1 600 ogivas nucleares (era só a 3ª maior potência nuclear mundial) à Rússia e a troco do quê? A troco de nunca ser invadida no futuro pela Rússia!!!!!!!!
    Dá que pensar o que teria acontecido se os ucranianos mantivessem o seu arsenal nuclear com capacidade de destruír completamente a Rússia! Tenho a certeza que o ditador Putin nunca iria meter um pé na Ucrãnia!!!!!!

    https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/ucrania-entregou-armas-nucleares-a-russia-em-troca-da-garantia-de-nunca-ser-amecada-ou-invadida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.