PplWare Mobile

GeForce RTX 4090: Surge o primeiro caso de um cabo de 16 pinos queimado

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Tom's Hardware

Autor: Marisa Pinto


  1. Bruno says:

    Tem um vídeo no YouTube que até destaca os erros que foram cometidos ao produzir o cabo.
    Recomendo ver

  2. rjSampaio says:

    Quem quer um 4090 não precisa necessariamente esperar, desde que use uma fonte ou adaptador apropriado.
    A culpa aqui é o adaptador incluído e não a grafica.

    Agora mais importante, quem tenha e esteja a usar o adaptador incluido, deve minimizar o uso e trocar a ligação asap.

    • rjSampaio says:

      para adicionar ao que escrevi,

      algumas MSI estao a ter esse problema possivelmente pelo facto que existem variantes das fichas, ou seja o mesmo partnumber/versão de uma fonte não devia ter variantes no connector, dando ideia que nem possam ser realmente compliant.

    • Paulo Martins says:

      Este novo conector claramente foi mal desenhado, funciona muito bem no laboratório e em termos de especificações técnicas não duvido que seja capaz de suportar os 600W, mas é claramente muito mais frágil que o anterior conector de 8/6 pinos e infelizmente não é à “prova de idiotas”, basta forçar um pouco o cabo quando montas o PC para o cabo ficar bonito e estás sujeito a ficar com mau contacto nos pinos e sem que te apercebas e depois dá nisto, e é certo que se pode culpar o utilizador final por de certa forma não ter garantido que o cabo estivesse corretamente conectado mas por outro lado não me lembra de ouvir situações destas com o conector anterior.

      Honestamente espero que este standard ATX 3.0 com este conector seja rapidamente substituído por um que tenha novamente conectores à “prova de idiota”.

      • rjSampaio says:

        epa, com as fotos horriveis de como os condutores nas fichas estão mal e porcamente soldados entre eles, não me surpreende nada.

        Curiosamente é que nunca mais vimos uma evolução no standart PCIEx que continua a penas com 75W, MB de mining com coneções perto para melhorar isso acaba por fazer muito sentido.

    • Toni da Adega says:

      Um produto que supostamente é o melhor do mercado e custa mais de 2.000€, no mínimo tem que funcionar sem alteracoes. Se não o faz é complemente inaceitável.

      Não faz sentido nenhum trocar a ligação, se esta possui um defeito tem que ser ser o fabricante a trocar.

      • rjSampaio says:

        Não estou a discordar doq ue disseste, apenas estou a referir que o defeito pelo que parece não é da grafica em si e esta não tem de ser modificada/alterada*.

        *esperamos, vêm a descobrir que o standart é que esta mal, ai é que fica tudo lixado.

  3. Marcio says:

    Essa noticia tem quase um mês ja..vejam o youtube da gamer nexus que tem la toda a explicação do caso em vários videos. Ao que parece tem a haver com a espessura do cabo e amperagem. Existem uns de 150 que é onde esta a haver esses casos e existem os de 300 que nao aconteceu nada. Tem a haver com o fabricantes em principio.

  4. Avis says:

    30 ou menos casos conhecidos, em 100’000 placas produzidas … Não vai ser isto a tirar me o sono

  5. Daniel says:

    Não deixa de ser estranho e ironico que a fina nata da engenharia eletrotécnica e electrónica, com tanta ciencia e engenharia de ponta para criar o pináculo das placas gráficas, coloque em segundo plano a alimentação electrica do produto e não tenham verificado com a lei de Ohm e com a formula da resistividade a secção correcta para 16 fios e conenctores!!
    É caso para perguntar: Qual terá sido a nota daqueles engenhocas na cadeira de Análise de Circuitos? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.