Fabricantes alertam que em 2023 as gráficas vão ficar ainda mais caras
Basta ligarmos a televisão ou abrirmos os jornais para rapidamente percebermos que a crise económica, a inflação, os aumentos e a recessão são alguns dos temas que marcam a atualidade. Não é novidade para ninguém que tudo está mais caro em praticamente todos os setores e a tendência é começar a apertar os cordões à bolsa.
Portanto, já não admira que ao longo dos próximos meses, ou até semanas, estes preços ainda aumentem mais. E as mais recentes informações indicam que as fabricantes já alertaram que o preço das placas gráficas vai ficar ainda mais caro no próximo ano de 2023.
O aumento do preço das tecnologias já não é admiração para ninguém. Aliás, não só o aumento mas a variação desse mesmo preço. No entanto, há alguns meses víamos o valor das placas gráficas a disparar essencialmente devido à escassez de componentes que, embora muitos neguem, se devia também em grande parte à prática da mineração de criptomoedas. Mas com a mudança de algoritmo da Ethereum, o preço das GPUs caiu a pique e existem milhares de modelos usados à venda, até diretamente nas ruas de Vietname.
Contudo, atualmente, a situação do aumento global de preços deve-se à inflação económica, muito devido à guerra da Rússia contra a Ucrânia, entre outros fatores.
Fabricantes dizem que as gráficas vão ficar mais caras em 2023
As últimas notícias vindas da indústria tecnológica indicam que há fabricantes a alertar que o preço das placas gráficas vai ficar ainda mais caro em 2023. E não só estes equipamentos, como também se espera uma subida no valor das motherboards. Além disso, estima-se que a situação não melhore a curto prazo.
Em concreto, foi a fabricante chinesa Colorful que deu o alerta para este aumento do preço. A empresa tem planos para aumentar o valor das suas GPUs para um intervalo entre 2% a 3%. Esta percentagem pode não parecer muito significativa, mas acaba por sê-lo dado também a competitividade de outras fabricantes. Há ainda a informação de que outras marcas aguardam o lançamento das novas AMD Radeon RX 7000, que acontecerá hoje (3 de novembro), para definir melhor esse aumento.
Em grande parte, essa subida de preço também se deve ao preço dos componentes que as fabricantes têm que adquirir de diversas marcas localizadas em várias partes do mundo, o que faz com que o custo de aquisição e produção também aumente.
Para já, esse aumento ainda não se fez sentir, mas o próximo ano de 2023 está quase aí à porta e, portanto, ficaremos atentos a essas possíveis mudanças.
Este artigo tem mais de um ano
A grande questão aqui será sempre a mesma, Oferta VS Procura! Se não houver procura, (até porque estamos a caminhar a passos largos para um recessão global), a oferta aumenta e consequentemente o preço baixa… O Problema/perigo da inflação é exatamente este…
Neste momento parece que a oferta supera a procura (tendo em conta também o mercado de segunda mão), aliáis a Nvidia teve que colocar as RTX 4000 a preços astronómicos a ver se despacha o stock das RTX 3000. A nova geração das gráficas AMD ao que parece não são muito mais caras para produzir que a geração anterior devido à nova arquitectura implementada.
Ou seja, ao que parece apesar da inflação existem condições para baixar os preços, mas claro que estas empresas vão fazer tudo para que a tendência de baixar os preços se inverta.
Para não falar do mercado de placas usadas estar completamente inundados de placas.
Dividimos o mercado de GPU por entry-level, mid tier e high end. Notamos que de geração em geração o high end foi o que sofreu maior alterações de preços, o que significa que existem compradores. Mas mercado de entry-level não ajustou como se esperava, significa, quando chega uma nova gpu no mercado ela vai ocupar o lugar de um produto descontinuado, mas mantendo o preço do lugar que ocupa, ex GTX 750 (ti), GTX 950, GTX 1050 (ti), GTX 1650, chegamos á RTX 3050 se a NVIDIA a considerar equivalente a todas as anteriores terá que alterar os preços para aquilo que a serie xx50 representa entry-level (150 a 200€).
A ultima noticia sobre legacy driver da Nvidia, estava na serie GTX 700, acho que toda a serie GTX passará a ser legacy driver, ficando apenas a serie RTX no mercado. Por este motivo acho que os fabricantes de gpu’s deviam ajustar os preços… venha de lá RTX 4050.
O interessante é que até aqui a mineração era 100% culpada pelos aumentos, agora descobriram a pólvora e culpam a inflação.
Como alguém disse aí acima, a lei oferta/procura manda muito e não podemos escamotear que não estamos em 2000, e temos atualmente um sem numero de profissões que necessitam de boas gpus, um sem numero de pessoas cujo o seu lazer depende de boas gpus, um sem numero de empresas a trabalhar no desenvolvimento de RV.. um sem numero de pessoas ainda a minerar etc etc
E como ja aconteceu no passado por vezes nao ha produçao para tanta procura, ou tecnologia para concretizar ideias
Então mas agora não há mineração e as placas aumentam de preço??????????? não era a mineração a culpada dos preços e da escassez de placas gráficas
Além do minerar a escassez de semi condutores foi o principal condutor para a subida de preços..
Mas com a procura atual e a quantidade de gráficas no mercado de usados dúvido que realmente aumentem os preços nos próximos tempos ou apenas condicionam ainda mais as vendas.
Mais ainda? PC gaming está mesmo a morrer.
A conclusão mais absurda do dia. Parabéns.
Xbox Cloud Gaming e comam as placas de video de cebolada !
Achas que no clould gamming nao existem graficas?
Se ficam mais cara a tua mensalidade pelo cloud gamming tambem ira subir mais cedo ou mais tarde.
Ainda mais ?? Só nos falta prostituir para comprarmos uma placa gráfica.Ao que chegamos,é inacreditável !!
Inflação e crise nos semi , crise global …
oferta e procura …
fosgaze !
Espera lá !
Há falta de um sem número de profissionais de várias áreas …
Mas ninguém aumentou esses salários … dessas áreas …
Inflação – segundo a lei … mas os aumentos parece que ficam à quem da mesma …
em ?!
Ora bem…
Lá vai a sustentabilidade ao ar !! …
Crise energética rima mesmo com os consumos dessas novas maquinas…
E tal e coisa e o ambiente …
Fazer o desporto no veículo elétrico para manter a forma cardiorrespiratória e cardiovasculare, o peso controlado…
Cortar nos consumos da água
porque é necessário ” fazer baterias “…
vamos ao turismo ? …
Não. Turismo, fica para outra altura …
Bem, gpu’s, cpu’s, e tal e coisa …
Bom !
Vou fazer um assado
e
pensar nisso melhor,
mais tarde …
;D
Enquanto houver idiotas a pagar estes valores eles vão tentar sacar o máximo que conseguirem. Estas empresas gananciosas habituaram-se aos altos ganhos durante a pandemia e agora estão a fazer de tudo para manter os preços altos. Por exemplo no mercado de carros usados “rebentou a bolha” e o valor dos carros tem estado a cair desde agosto, quase 1% por semana, mas ainda vemos notícias falsas por parte dos comerciantes a dizer o contrário.
Desconfiem de qualquer justificação por parte dos comerciantes, se a procura diminui e a oferta aumentou, os preços vão ter de baixar.
Ficamos à espera desses exemplos de componentes cujos preços caíram drasticamente. É que já cá ando há uns anos e já vi esta história acontecer com Rams e Hdd ainda há não muitos anos. Os preços NUNCA vão descer como pintas.
Podem ficar com elas . Para mim não fazem sentido absolutamente nenhum. Se é para jogar , tenho uma PlayStation 4 e uma 3 – qualquer uma delas custou metade do preço de algumas gráficas … e ainda hoje são fonte de diversão . O mundo anda perdido nesta febre exagerada de consumismo e abandonam-se coisas fantásticas “só porque sim”… Por isso podem meter essas gráficas, lá onde o sol não brilha !!! 😀
Porque não envias também uma carta em vez de postares aqui?
Fazer sentido é relativo, até te podes divertir com uma NES mas a verdade é que a PS3 está completamente obsoleta e a ps4 para lá caminha.
E se é para jogar também tem hipóteses de comprar gráficas a preços mais em conta. Não entendo quem e que acha que os principais interessados numa 4090 ou uma 7900 serão os gamers. Podes ir ver na Steam, a distribuição das gráficas mais populares, e vai ser que os gamers usam material muito mais em conta ( GTX 1060 e RTX 2060). E consumismo es tu, porque eu tenho um PC que faz trabalho e entertenimento, nao preciso de mais material.
Olá. Deixo aqui outra questão. O que acham que vai acontecer ao mercado das gráficas quando sair as gráficas media gama? Será que as rtx 3060 existentes baixarão de preço?