EUA proíbem a venda de gráficas Nvidia H100 e A100 para alguns países do Médio Oriente
Tal como seria de prever, a Inteligência Artificial está a escalar de tal forma que todos os territórios querem uma pequena fatia deste bolo inovador. Mas os Estados Unidos estão sempre atentos às movimentações das nações rivais e, vendo que o segmento IA está a ter popularidade fora das suas portas, proibiram agora a venda das placas gráficas Nvidia H100 e A100 para alguns países do Médio Oriente.
EUA banem a venda de chips IA Nvidia para o Médio Oriente
De acordo com as notícias mais recentes, o governo dos Estados Unidos da América está a ter alguma dificuldade em lidar com o sucesso dos poderosos chips de Inteligência Artificial da Nvidia noutros países, nomeadamente nos territórios orientais. Como tal, o país liderado por Joe Biden tomou agora uma atitude através de novas medidas restritivas e proibiu a venda das placas gráficas Nvidia H100 e A100, os chips mais avançados da empresa, para alguns países do Médio Oriente. Alguns modelos avançados de gráficas da AMD também constam na nova lista de restrições.
Não precisamos explorar muito os detalhes para perceber que a principal intenção deste bloqueio é a segurança nacional e também limitar fortemente a China ao acesso destes equipamentos avançados, condicionando assim o desenvolvimento da Inteligência Artificial no país rival.
A Nvidia já reagiu e, num comunicado lançado no dia 28 de agosto, disse que as restrições que afetam os seus chips H100 e A100, não teriam um "impacto material imediato" nos seus resultados. Também a AMD foi informada destas novas medidas e, à semelhança da concorrente direta, adiantou que as mesmas não têm um impacto material nas suas receitas.
Mas a Nvidia já está prevenida para este género de situações e, por isso mesmo, no início do ano desenvolveu os chips adaptados A800 e H800 que cumprem os requisitos para serem vendidos na China. Segundo a marca verde "durante o segundo trimestre do ano fiscal de 2024, o USG (governo dos EUA) informou-nos sobre um requisito de licenciamento adicional para um subconjunto de produtos A100 e H100 destinados a determinados clientes e outras regiões, incluindo alguns países do Médio Oriente [...] Vendemos produtos alternativos na China não sujeitos a requisitos de licenciamento, como o nosso A800 ou H800".
Para já, o Departamento de Comércio dos EUA, que normalmente administra novos requisitos de licenciamento para exportações, ainda não respondeu aos pedidos de comentários feitos pela Reuters.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: A100, A800, EUA, gpu, H100, H800, IA, Médio Oriente, nvidia, placa gráfica
Seria lindo que os países do médio oriente proibissem a venda de petróleo aos EUA por motivos de segurança nacional. É incompreensível como um governo dum país que interfere tanto nos negócios privados venham dizer que é o farol da democracia. Please grow up!
Concordo plenamente.
Negócios? A IA é um dos seis factores críticos em caso de um conflito militar envolvendo uma ou mais superpotência. Os EUA alegam motivos de segurança nacional, a que têm que se subordinar os negócios privados. A NVIDIA não pode exportar placas gráficas A100 e H100 para a Rússia e a China. A NVIDIA não diz quais são os países do médio oriente, por certo são os que as poderiam enviar para aqueles países.
Não vale a pena atirar poeira para os olhos dos outros.
Não percebo o raio do comentário, só existe um país democrático no Médio Oriente e não é esse em causa.
esse tal pais democratico deve ser aquele estado terrorista
Esse país passou a sua existência a explorar e a pensar que é o dono do planeta… Se o é, a culpa é das assinaturas que lá constam…. Dos políticos…
Santa ignorância!!! Os EUA têm petróleo próprio.
Concordo Plenamente! Pensei o mesmo, bem provável que eles simplesmente vão usar fracking. . .
Só assim por acaso, é o que a Arábia Saudita anda a fazer a pouco e pouco, ou achas que os preços do crud estão a subir só porque sim?
os governos é que querem guerar nao os privados!!
Os “donos do mundo”…
Já falta pouco para deixarem de ter importância globalmente. Apenas os vassalos da UE é que continuam a lamber-lhes os pés, para nossa infelicidade.
Exatamente…. Quando os portugueses souberem que os políticos fizeram de Portugal um empresa americana e quanto lá entra por ano de vassalagem é que vai ser… Continuem a votar.. é que nenhum dos que lá vemos hoje se aproveita….v
Ficamos assim a saber quem é que manda em Taiwan…Caso houvessem dúvidas!!!