Descubra: qual é a melhor altura para atualizar a sua GPU?
Atualizar a sua GPU pode parecer uma grande decisão. Com novas placas gráficas a serem lançadas a cada 18-24 meses e preços raramente estáveis, é fácil ser apanhado pelo entusiasmo ou sentir que está a ser deixado para trás. Mas, então, qual a melhor altura para atualizar a sua GPU?
Quando deve atualizar a sua GPU?
A resposta mais simples é que deve atualizar a sua GPU quando esta não estiver a ter o desempenho que pretende. O que mais importa são as suas necessidades. Acha que os jogos que quer jogar estão a correr a taxas de fotogramas inferiores àquelas com que se sente confortável? Esse é um sinal bastante claro de que talvez seja altura de fazer uma atualização.
Outro sinal comum de que a sua GPU precisa de uma atualização é se estiver a tornar-se um bottleneck no seu fluxo de trabalho, quer se trate de edição de vídeo, renderização 3D, streaming, jogos ou outros.
O sobreaquecimento e as quedas de fotogramas são alguns problemas comuns da GPU que podem ser resolvidos e (esperemos) solucionados. No entanto, se tiver de resolver frequentemente problemas de GPU, poderá estar na altura de atualizar.
❗ Primeiro, quando não comprar uma nova GPU...
Embora haja alturas ótimas para atualizar, também há situações em que é inteligente adiar:
A sua GPU atual satisfaz as suas necessidades
Se ainda estiver satisfeito com o desempenho do seu sistema nas aplicações e jogos que mais utiliza, não há necessidade de se apressar a fazer uma atualização. A melhor e mais recente GPU não fará muita diferença se já obtiver o desempenho desejado.
Durante a escassez de GPUs ou picos de preços
Como mencionado anteriormente, os preços das GPUs podem variar muito devido a vários fatores. Se os preços estiverem inflacionados, pode valer a pena esperar que o mercado estabilize, a menos que precise de uma atualização imediata.
Pouco antes do lançamento de novas gerações de GPUs
Se souber que uma nova geração de GPUs está prestes a ser lançada (normalmente de dois em dois anos), esperar pode muitas vezes resultar num melhor desempenho para o seu dinheiro ou em descidas de preço das placas da geração anterior. Subreddits como o r/gpu e o r/buildapc costumam dar bons avisos quando novos lançamentos estão iminentes.
Afinal, já decidiu que está na altura de uma atualização?
Então o ideal será esperar cerca de 2 a 3 meses após o lançamento de uma nova GPU. A excitação inicial geralmente já se acalmou nesse ponto. É possível encontrar novas GPUs sem atualizar sites obsessivamente. Os preços também tendem a estabilizar. O prémio do dia de lançamento costuma assentar um pouco após alguns meses.
Além disso, o panorama das análises é muito mais claro nesta fase. Em vez de apenas impressões do primeiro dia, tem à sua disposição testes exaustivos e a longo prazo de várias fontes. Terá uma ideia muito melhor do desempenho no mundo real em diferentes jogos e aplicações.
Os problemas e erros iniciais dos controladores também são normalmente resolvidos nessa altura. As primeiras semanas podem ser um pouco complicadas à medida que os fabricantes vão resolvendo os problemas. Esta altura dá-lhe os benefícios da nova tecnologia sem o tornar num testador beta para potenciais problemas de lançamento.
Resumidamente, o seu objetivo não deve ser ter a GPU mais rápida do mercado. O objetivo deve ser ter uma GPU que lhe permita fazer o que pretende, seja jogar, criar conteúdos ou qualquer outra coisa, sem frustrações.
Leia também:
No verão costumam estar mais baratas.
Quem tem gráficas de entrada tipp 2060, 3060, 4060, rápidamente deixam de ter bom rendimebto. O ideal era claro x080 pra cima, mas óbvio que nem todos tem ppder de compra um gráfica que dê para uns bons 5 anos ou mais e com bons fotogramaa
As gráficas com 8GB de VRAM têm os dias contados mesmo a 1080P.
A classe xx80 é muito cara. >1200€
Tenho uma 2060 e nao há jogo que eu nao rode. E nao vejo nenhum num futuro próximo que me puxe para comprar outra, e não, 4k não vale a pena
Rodar até roda, mas não necessariamente bem. Quando eu tinha a 2060 super, por exemplo o cyberpunk, a 1080p, só com DLSS em performance é que se jogava aceitável mas a imagem ficava horrível. Depois troquei por uma 3070 e foi uma diferença abismal.
RX590 aqui…. Tenho a desde a data de lançamento e funciona para tudo o que uso.
Depende sempre do uso dado mas estar a rebentar 1000€ numa GPU quando nem 50% consegues realmente utilizar devido à falta de otimização….
eu ainda estou com a minha 970 e ainda serve para jogar 🙂
Isto depende do tipo de jogos que pretendemos jogar. Por exemplo se fomos para jogar o Warzone já temos que ter uma gráfica de gama média / alta, caso contrário não seremos competitivos nos jogo.
Para uma alternativa bem mais barata (6,89 eur) é utilizar uma aplicação chamada Lossless Scaling da Steam que dá um boost nos FPS dos jogos, podendo até triplicar a performance praticamente sem lags. Funciona em qualquer jogo e é parecido com o DLSS 3 e FSR 3. Só funciona em Windows.
Montei para meu filho um MiniPC com uma RX570 que no máximo conseguia atingir os 60FPS em 1080p – low settings na maior parte dos jogos e com o Lossless Scaling passou para 120-144 FPS sem perca de qualidade percetível e sem lag. IMPRESSIONANTE!!!!!
Outra vantagem interessante de usar o Lossless Scaling numa placa gráfica mais moderna e potente é que podes atingir picos de FPS mais altos, mas com menor consumo de energia. Isto faz com que as ventoinhas trabalhem menos, gerando menos ruído e calor, o que ajuda a prolongar a vida útil do sistema. É ideal para portáteis gaming, que assim ficam mais frescos e silenciosos.