Dark Mode, ecrãs OLED e LCD e as reais poupanças de bateria dos smartphones
O Dark Mode está a ser cada vez mais implementado no mundo da tecnologia. Maior conforto na utilização e poupança de energia são os dois grandes atributos de um modo escuro.
Google, Apple e Facebook são apenas alguns exemplos de empresas focadas em oferecer apps e sistemas com este modo. Contudo, há utilizadores que poderão não estar a tirar o verdadeiro proveito da tecnologia no que respeita às poupanças de bateria.
O Dark Mode nos smartphones
O modo escuro está prestes a chegar ao Android Q e ao iOS 13. Com esta novidade, os utilizadores passam a ter acesso a um sistema onde o preto e os tons escuros são predominantes. Então, mas quais os benefícios em ter o Dark Mode ativo no smartphone?
Segundo se pode ler no site dedicado aos programadores Android, Android Developers, o modo escuro tem vários benefícios, onde há três que se destacam:
- Pode reduzir o consumo de energia de forma significativa (dependendo da tecnologia do ecrã do dispositivo);
- Melhora a visibilidade para utilizadores com baixa visão e sensíveis à luz brilhante;
- Torna mais fácil a utilização de um dispositivo em ambientes com pouca luz
Os ecrãs e o Dark Mode
O primeiro benefício destacado pela Google é a redução significativa do consumo de energia. No entanto, é deixada a ressalva que tal é dependente do tipo de ecrã do dispositivo.
Ora, esta é a grande questão. Os smartphones atualmente contam com ecrãs que têm tecnologia OLED ou LCD. Evidentemente, depois com algumas variantes em termos de evolução da tecnologia.
O Ecrã OLED (organic light-emitting diode, em português díodo emissor de luz orgânico) caracteriza-se por consumir menos energia uma vez que cada píxel funciona de "forma autónoma". Ou seja, cada píxel vai reproduzir a cor necessária para apresentação de uma imagem completa. Além disso, como corresponde à ausência de luz, não tem qualquer consumo de energia.
No caso do LCD (liquid crystal display) a iluminação dos píxeis é feita de forma constante. Nesse sentido, independentemente do conteúdo a mostrar no ecrã, a parte inferior da tela está sempre iluminada.
Perante isto, conclui-se que os ecrãs LCD acabam por consumir a mesma energia em modo escuro ou no modo normal. Mas nos ecrãs OLED não é assim. Nesse caso, os utilizadores com smartphones com ecrãs OLED terão uma vantagem real em termos de consumo. Isto porque todos os píxeis a preto estarão desligados.
O meu smartphone tem ecrã OLED?
Atualmente, os smartphones topo de gama já quase todos chegam ao mercado com tecnologia OLED. Dependendo do fabricante, pode então surgir sobre o nome AMOLED, P-OLED ou SuperAMOLED. No entanto, para confirmar qual a tecnologia utilizada no seu smartphone, o ideal é consultar a ficha técnica do seu modelo, que deverá estar disponível no site do fabricante.
Caso a indicação seja IPS, LTPS ou mesmo Retina, como habitualmente encontramos nos modelos mais antigos da Apple, estamos perante ecrãs LCD.
Mas afinal quanto se poupa em termos de bateria?
Existem vários testes que podem ser citados. São testes que demonstram o quanto de energia se pode poupar ao optar pelo modo escuro, em ecrãs OLED. Num Google Pixel, por exemplo, a utilização do Google Maps em Dark Mode correspondeu a uma poupança de bateria na ordem dos 63%, face à app normal.
Num outro estudo, levado a cabo pelo Apple Insider, no dia a dia, foi também conseguida uma diminuição do consumo de bateria na ordem dos 60%. Isto, em termos práticos, resultou em mais 3 horas de utilização do smartphone iPhone X.
Atualmente, existem já várias aplicações preparadas para oferecer o modo escuro aos seus utilizadores. Além das versões mobile, é também cada vez mais comum encontrá-lo no Windows e no macOS.
Este artigo tem mais de um ano
onde está o resultado dos LCD’s?
Se tivesses lido na totalidade a notícia, essa pergunta era escusada!!!
Já reparei, thx, até tinha essa ideia mas li na diagonal
“Perante isto, conclui-se que os ecrãs LCD acabam por consumir a mesma energia em modo escuro ou no modo normal.”
Que fantastico…
O meu N900 já tinha o dark mode por defeito… Eu gostava bastante, quando troquei para android tentei reproduzir o mesmo colocando uma fundo de ecrã preto. Mas depois tinha que meter os óculos de sol cada vez que entrava numa app ou site. :s
A razão do teu N900 ter o dark mode nada tem a ver com o que se fala aqui.
Neste momento tenho um smartphone com Amoled, faço utilização regular (telefonemas, mensagens, chat, facebook, instagram e pouco mais), Bluethood sempre ligado, assim como o GPS (dual antena) e os dados moveis.
Utilizo um darkmode e por incrivel que pareça e que muitos vão duvidar mas chego aos 3 dias ou mais sem ter de carregar. Esta semana perdi a noção da bateria e desligou-se ontem, chegou aos 3dias e 6 horas.
Caracteristicas: Super AmoLED 6″
SnapDragon 845
Bluethood 5.0
GPS Dual band
Preço telefone novo 379€ na FNAC 😉
O que acham? Alguem sabe qual é?
Não duvido, porque consigo igual e até mais se não usar muito. Em uso intensivo consigo 2 dias. Falo de um Mi 8. Nesse caso não deve andar muito longe também 🙂
A sua resposta estaa: Corrreetaaaaaaaaaaaaaaa
João, não conheço nenhum com Bluethood 5.0, o meu S9+ tem só bluetooth 5.0, se calhar é por isso… lol
O ter tudo ligado mas em standby é completamente diferente de ter tudo desligado e jogar jogos. Eu se tiver o meu S9+ em modo de poupança, tudo ligado mas só o usar para umas mensagens e chamadas e uns e-mails consigo perfeitamente 5 dias (Ou até mais). Em uso “normal” (fotos, website, música, mails, redes sociais, chamadas e algum gps) a bateria dura para 1 – 1.5 dias. Se é um dia de praia em que quase não o uso, se saio com 100%, chego a casa com 90% ou mais.
O meu Xiaomi Mi 8 de 128 Gigas a bateria dura 1 dia em modo intensivo… umas 10 horas de écran ligado…e não são 6 polegadas mas sim 6.21 polegadas de ecrã…. ainda não tenho um Dark Mode total…. mas uso Dark Mode em muitas apps e inclusive no Google Maps…. muitas vezes uso o Browser da Samsung para navegar na internet em modo Dark Mode e uso o Facebook Messenger tbm em Dark Mode… Espero um dia mais tarde com Dark Mode total a bateria durar 12 ou 13 horas…neste momento só dura 10h… Só uso bluetooth e GPS e NFC e Sincronização quando faz falta
O modo escuro está prestes a chegar ao Android Q e ao iOS 13…hahahahahaha…já usava há anos isso no meu windows 10 mobile ….
antes do teu windows 10 mobile ja eu usava no meu nokia n9 com meego.
E eu no meu Nokia 3310 antes desses todos.
E o meu Salora lá de casa.
E nem queira saber como ficava com uma película azul na frente do ecrã.
Era um modo escuro e pêras!
Votos CCM
Reais poupanças, dos LCDS onde?
Mas que poupança? Convém mesmo leres o artigo.
A iluminação backlight está sempre ligada, quer estejas a ver uma imagem toda branca ou toda preta. Gasta sempre o mesmo.
Mentira grossa, e mais não digo. O pior é o pplware não desmistificar isso. Para isso basta centrarem -se nas medidas de poupança das TV, monitores e smartphones com LCD.
Caríssimo Mateus 😉 Mais não dizes porque não sabes e estás a inventar 😉 como é costume.
Abraço e bom fim de semana.
Alguem que tire as palas a este gajo. Era dar-lhe com um gato morto nos olhos ate miar.
“Isto, em termos práticos, resultou em mais 3 horas de utilização do smartphone iPhone X.”
Bem precisam ou então vamos ter a Huawei a distribuir mais power banks 🙂
já há mais de 10 anos que se sabia disso e um user quando se tem oled, sempre procura meter tudo preto e nem sempre foi possível por falta de opções dos devs em apps e sistemas,
e a indústria só agora descobre a pólvora.
+1
Samsung i8910. Já nesses anos era sabido que com pano de fundo escuros a bateria era superior, em 2019 acordam…
uma vez que o Pplware já sabe disto, poderia adotar o dark mode na sua página para mobile e todos os leitores poupariam 60% de bateria ao consultar os artigos publicados!!!
fica a dica…
Eu estou a aplicar o dark mode em tudo o que for possível usar….
Pode usar a App do pplware, tem dark mode.
Para tirarem as vossa conclusões, instalem uma aplicação que indique a corrente na bateria (ex para android “CPU-X”), e façam o teste.
Aumentem e diminuam o brilho com a aplicação aberta, e façam o mesmo com uma imagem preta e depois uma branca (neste caso, é necessário ter a aplicação a correr em split screen para poderem estar a ver o resultado.
Não fiz o teste, mas sei perfeitamente o resultado comparando entre white e black screen e AMOLED para um IPS.