PplWare Mobile

Linux: Não use a conta root! Saiba como usar o sudo…


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Joao says:

    Estive algu mtemp osem usar o SUDO e agora não sei a passe, alguma solução?

    • Cláudio Sousa says:

      A password que usas no sudo é a password do utilizador.
      Se a quiseres recuperar entras com o user root e defines uma nova:
      #passwd NOME_DO_UTILIZADOR

  2. Pedro Lucas says:

    o sudomizer

  3. dbento says:

    Adicionando ao post, e como sugestão:

    Após efetuar a configuração do “sudo” e confirmar que o user sem privilégios consegue executar os comandos pretendidos:

    passwd -l root (este comando “tranca” o acesso direto ao user root)

    Para aceder como root no futuro:
    sudo – i

  4. Fernando says:

    Fartei-me de escrever sudo isto sudo aquilo, prefiro conta root e utilizar o su.

  5. Fernando says:

    Esta questão da segurança deixa-me perplexo. Uma coisa é ter um utilizador normal e quando é estritamente necessário eleva-se para root, outra coisa é estar a correr em root permanentemente. Evidentemente que um computador administrado por um terceiro não pode utilizar o sudo. Não podemos ter um utilizador sem privilégios com o sudo, por isso a questão de segurança prende-se com o tipo de instalação que pretendemos fazer. Ter uma conta root com uma pass forte não diminui em nada a segurança do sistema. Prove me wrong.

    • sakura says:

      “”quando é estritamente necessário eleva-se para root””
      Not….eleva-se para SUDO not root.
      root é diferente de SUDO este pode adiministrar o system e tem 99% de “poder” mas so com a conta root é que podes “mecher do core do so Linux”
      no linux 1 parametro por ex: 5V na cpu como root posso la por 12V hihi.. como SUDO não.
      em Gnu/Linux o root É soberano…………..não partilhar as passW com os SUDO,s.

  6. Carlos Mogas da Silva says:

    Acho que este “ensinamento” na área Linux é tão velho e overrated que já enjoa. Quando se tem que usar root usa-se. Ponto final. Se quero usar só para um comando o “sudo” é prático, se for para uma porrada deles (instalar pacotes, editar ficheiros de configuração, etc), quero lá saber de andar a meter “sudo” em todos os comandos (já para não falar que o resultado prático é o mesmo).

    • InsetoSocial says:

      Concordo. Sem esquecer que o sudo tem lá seus problemas e vulnerabilidades. E ainda tem outra questão, muitas pessoas usam uma senha fraca pra o sudo, o que é ainda pior. É melhor usar o root com consciência que sair usando o sudo de qualquer jeito, como muitos usários fazem. O sudo virou uma muleta para usuários leigos ou preguiçosos. O root te deixa mais esperto, você não pode sair fazendo besteiras com ele, já com o sudo, as pessoas acham que podem fazer qualquer coisa que nada vai acontercer, o que é um erro tremendo.

  7. Danilo says:

    Esta dica também vale para quem for usar Linux como desktop. Nunca usar root de forma permanente, se precisar fazer algo com privilégios administrativos use sudo.

  8. ademirt says:

    É recomendado comentar ou remover a linha abaixo no arquivo /etc/sudoers:
    #%admin ALL=(ALL) ALL

    Pois se usuário digitar “sudo su” então já era.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.