Criada mochila robótica que a torna mais leve do que realmente é
Definitivamente o mundo da tecnologia está sempre a surpreender e desengane-se quem pensa que já está tudo inventado. Desta forma, alguns investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, na China, criaram um dispositivo robótico que é capaz de tornar as mochilas mais leves do que realmente são.
Este conceito pode parecer estranho. Mas certamente fará a diferença nas situações em que temos que carregar com uma mochila pesada durante um longo período de tempo.
Imagine que tem que fazer um passeio por algum trilho. E leva consigo uma mochila cheia de itens, o que a deixa carregada e extremamente pesada. Desta forma, para além do esforço físico necessário para a caminhada, terá que levar com o desconforto constante do peso da mochila.
Claro que com tanta tecnologia aplicada em diversos cenários, alguém tinha que se lembrar de uma solução para este problema.
Mochila robótica é capaz de a tornar mais leve
Investigadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong, Wuhan, na China, criaram agora um dispositivo robótico, que implementado numa mochila será capaz de reduzir o peso desta.
Neste sentido foi publicado no IEEE.org o estudo designado de "Uma mochila que minimiza a aceleração vertical da carga e melhora a economia do caminhar humano". Nele, os investigadores descrevem este projeto como sendo um robot vestível. O robot serve para acoplar nas malas e mochilas e assim, através de diversas funcionalidades, é então capaz de reduzir a força inercial, ou força fictícia, ao caminhar.
Os investigadores explicam que:
O objetivo da nossa mochila é eliminar a força de inércia da carga que atua sobre os humanos que caminham. Assim os portadores experimentam apenas a força gravitacional. Para realmente beneficiar os transportadores de carga num ambiente externo, a mochila deve ser totalmente autónoma e capaz de transportar cargas substanciais.
A mochila projetada consiste num sistema passivo para suspender a carga e um sistema ativo para ajustar a aceleração da carga útil. Todos os componentes passivos e ativos são integrados numa estrutura de mochila de fibra de carbono, que foi presa ao seu utilizador pela interface física (como alças do ombro e cinto).
Em suma, este robot conta com diversos contra-pesos que amortecem o impacto do peso da mochila nas costas do utilizador. Desta forma a bagagem da mochila vai parecer até 11% mais leve do que realmente é.
Mas mesmo que esta ideia pareça apelativa, os responsáveis admitem que se trata de uma tecnologia volumosa e com muitos pormenores. No entanto estão focados em fazer alguns acertos para que, de futuro, este sistema robótico possa ser comercializado.
Este artigo tem mais de um ano
Mecanismo que aumenta o Peso da mochila para o dobro, fá-la parecer 11% mais leve.
Não me parece que seja assim 🙂 Nada como leres o estudo
“Mas mesmo que esta ideia pareça apelativa, os responsáveis admitem que se trata de uma tecnologia volumosa e com muitos pormenores.”
SIm… o que é que isso tem a ver? o volume não significa peso.
Este mecanismo não é o primeiro do género nem sequer é a versão mais eficiente desenvolvida (alguns exemplos https://www.kickstarter.com/projects/lightningpacks/hoverglide-worlds-first-floating-backpack/description , http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-62302020000200034)
O problema destas tecnologias é sempre o mesmo, a complexidade do mecanismo adiciona volume/peso que chega a negar o efeito ganho, especialmente se esse ganho fôr um valor insignificante como 11%.
Não sei se 11% é um valor insignificante, sei que se fores caminhar com bastante peso pode fazer realmente a diferença no conforto e cansaço
Tenho a impressão que vi esta mochila (ou muito parecida) há uns 5 anos no kickstarter ou numa plataforma semelhante.
Aposto que tiraram essa ideia do jogo death stranding 😛
Andar com mais um peso às costas, para servir de contrapeso nas oscilações da inércia vertical… Oh… Balha-me Deus…
Os fãns da Apple vão comprar, e dizer que é fantástico.
Era só colocarem umas bolsas de hélio e já ficava mais leve. E que tal umas bolsas de vácuo? Talvez ficasse ainda mais leve.
Hélio sim, capaz. Vácuo por outro lado não faria qualquer efeito para contrariar a força gravítica.
Com mais um bocadinho de esforço, os chineses vão conseguir que a mochila pegue na pessoa que a transporta e esta nem precisa por os pés no chão…
E com mais um bocadinho de esforço inventam a teleportação.
ai o que ouvi dizer do steadicam na altura o mostro que era e o que é agora e o aparecimento posterior do gimbal
Se for carregada com C4 como parace ter a foto, fica bastante mais leve sim…
Kabooooommmm