CPUs AMD Ryzen 7000 devem ser mais lentos na RAM do que os Intel Core de 13ª geração
Aproximamo-nos a passos largos para a chegada das novas linhas de processadores da Intel e da AMD. As expetativas estão bastante altas e, embora ainda careça a informação oficial, os vários leaks e rumores revelam um pouco daquilo que se pode esperar destes equipamentos.
Neste sentido, as informações recentes adiantam que os próximos CPUs Ryzen 7000 da AMD devem ser mais lentos ao nível da memória RAM do que os Core Raptor Lake de 13ª geração da Intel.
Quando o assunto é relativo aos mais importantes componentes de uma máquina, como as placas gráficas e os processadores, os principais aspetos que interessa sempre saber a quem compra é o desempenho, rapidez e eficiência energética. Mas há também um detalhe que não escapa à atenção dos mais criteriosos, que é a memória RAM.
No entanto, recentemente foi revelada uma imagem onde é exibido um processador Ryzen 7000 com uma memória RAM DDR5 a uma frequência muito alta, de 6.400 MT/s (Megatransfer por segundo). Mais concretamente, a imagem, divulgada por Toppc, um overclocker que trabalha para a marca MSI, mostra uma captura do software CPU-Z, onde o equipamento conta com uma capacidade de 64 GB de RAM DDR5, a uma velocidade de 3.202,7 MHz, o que corresponde então a uma totalidade de 6.400 MT/s e com uma latência CAS de 32 clocks.
E uma vez que a AMD ainda não tem atualmente nenhum processador para desktop compatível com as memórias DDR5, então deduz-se que a imagem respeite às características dos novos Ryzen 7000, com nome de código Raphael e microarquitetura Zen4.
AMD Ryzen 7000 mais lentos do que os Intel Core de 13ª geração na RAM?
Com base nestes valores, algumas fontes já indicaram que, ao nível da memória RAM, a nova linha de CPUs da empresa de Lisa Su será então mais lenta do que a próxima geração dos Intel Core. Isto porque, por exemplo, o modelo Core i9 12900K, que é da atual geração, já alcança números idênticos em overclock. Como tal, é esperado que a nova gama seja ainda mais poderosa neste aspeto.
Mas, para já, estes dados são apenas oriundos de fontes não oficiais, e certamente que haverá muitas mais novidades ao longo das próximas semanas. No entanto, certamente que muitos dos utilizadores mais fanáticos pelo setor de hardware já estão impacientes e ansiosos pela chegada dos novos processadores destas rivais de peso!
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Duvidoooooo
O AMD 7600X é 22% mais rápido que o Intel 12900k.
Pois mas a intel 13th esta ai e ate o i5 papa o ryzen 9
É de notar que em média, um i5 atual é igual ou superior a um i9 de 2 gerações atrás…
+1
Ponto 1) a 13a vai ser estruturalmente igual à 12a geração mas terá mais velocidade à vista de consumir mais
Ponto 2) a gráfica da Intel não deve mudar ou sofrer somente pequenos updates.
Ponto 3) publicidade para tentar baixar a expectativa sobre os AMD.
Eu tenho vários CPU Intel de últimas gerações com gráficas Xe e um Apple M1: é impressionante o quão decepcionante é a Intel em eficiência e gráfica! Imaginem agora lutando com AMD de ultima geração e RDNA2 com DDR5 (vendo pela steam deck com chips antigos o que faz, imaginem estes)
+1
Mais um artigo sem pés nem cabeça, feito apenas para agradar a fanboys intel.
Comparar chips de pré-produção com chips overclocked e depois estrapolar que os novos serão mais rápidos… Priceless.
Dizem os fanboys AMD 😀
“fanboy”, não…..mas é um comentário equilibrado I9-12 tem muita propaganda, e consumo exagerado.
Capaz, mas dá tempo ao tempo.
nesse aspecto, tem aqui um utilizador apple silicon em todo o ecossistema. apenas sei que a Intel aldraba de todas as formas possíveis para se manter relevante.
Neste momento, continua a mandar tostadeiras, cá para fora, para tentar manter a coroa do desempenho, mas quem percebe um pouco, sabe que os AMD são processadores muito mais equilibrados, quase com o mesmo desempenho mas envelopes energéticos e térmicos muito mais razoáveis.
depois a política de chipsets da intel é catastrófica, sendo quase impossível atualizar processadores, mantendo a motherboard, em ciclos superiores a 2 anos.
não é ser fanboy, é conhecer a política de comunicação a intel que não respeita muito a realidade.
A Intel está a passar por um período complexo. Contudo, continua a ter mais relevância neste segmento que a AMD, apesar da AMD ter crescido muito quer em qualidade, quer em aceitação do consumidor. Agora, a comunicação de cada uma das empresas revela-se depois nos resultados, o mercado é soberano e já vimos isso. Se alguma marca no cenário real não corresponder, então o marketing pouco lhe vai servir. E ao longo destes últimos 5 anos, apesar da Intel ter uma péssima comunicação, mantém a relevância neste segmento. A Apple, contudo, está a fazer uma sombra grande.
Gostei da parte do “devem”, ou seja, não sabem rigorosamente nada, apenas especulam, enfim…
Só por curiosidade, a Intel ainda limita a velocidade da RAM dependendo do CPU e do Chipset ou foi algo que desapareceu nas últimas gerações?
O costume. Os AMD continuam a ser mais lentos que os Intel.