COVID-19: trabalhadores chineses obrigados a dormirem nas fábricas de chips
Talvez esta notícia pareça já ter vários meses, pois a pandemia da COVID-19 já está bem mais controlada, e o número de casos em todo o mundo, embora ainda preocupante, está já longe de nos assustar como aconteceu no ano de 2020.
Mas a verdade é que a China tem estado bastante atenta à evolução de casos no país e, como tal, tem tomado algumas medidas mais radicais. E as últimas informações indicam que, para reforçar as medidas contra a pandemia e encurtar a probabilidade de contactos, os trabalhadores chineses vão começar a dormir nalgumas fábricas, entre elas as destinadas ao fabrico de chips.
China aperta as medidas contra a COVID-19
A pandemia da COVID-19 obrigou-nos a muitas mudanças nas nossas vidas. Mas atualmente a situação parece estar mais controlada e, apesar de ainda haver casos diários, já estamos mais conscientes do que se trata este vírus e de que forma nos podemos proteger para lidar com ele ao mesmo tempo que retomamos à normalidade.
Mas na China tem havido um agravamento das medidas, especialmente devido ao crescente número de casos com a variante Ómicron. Nesse sentido, o governo de Shenzhen emitiu recentemente um pedido às fabricantes, para que estas ordenem os trabalhadores a comerem e dormirem nas instalações das suas fábricas chinesas durante esta semana, como forma de evitar novos contágios.
Esta ordem visa assim que as fábricas na região funcionem como um 'circuito fechado', o qua impossibilita dos trabalhadores de saírem do local de trabalho. No entanto, a medida apenas será aplicada às fábricas que tenham condições para aplicar a mesma, como, por exemplo, contarem com a existência de dormitórios.
Tal como esperado, várias fábricas ligadas ao setor dos chips serão também afetadas por esta medida, como é o caso da gigante SMIC, a Huawei que tem sede em Shenzhen, a ZTE e a popular fornecedora da Apple Foxconn. Mas de todos estes nomes, apenas a Foxconn se pronunciou sobre o assunto e garantiu que as suas instalações vão funcionar normalmente.
Esta já não é a primeira vez que estas medidas são aplicadas, pois em abril deste ano a fábrica da Tesla em Xangai também obrigou os seus trabalhadores a dormirem no local de trabalho.
Com estas medidas, a China espera então reduziu o número de infeções, nomeadamente no setor industrial.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Register
Da série do pessoal que defende a China e o comunismo…
O comentário acertado.
Nem é preciso mais comentários depois disto.
São estes animais que muitos acham correcto. comprar lixo chinês tiram proveito de trabalho escravo força xiami e lixo chinês continuem a patrocinar esta ditadura…
Eu proibi xiaomis e outras marcas chinesas em casa. Prefiro pagar apple ou samsung que sao mais caras mas sao marcas democraticas
O chinês tanto mata-se a trabalhar pela Xiao Mi como pela Apple, é igual!
a diferença entre uma marca chinesa e americana é a sede. de resto é quase tudo produzido na china. Esse argumento de só usar apple e samsung por nao serem chinesas é completamente descabido
E de onde pensas que são produzidos os produtos da apple e samsung??
o meu s22 diz maide in coreia
https://www.sammobile.com/where-are-samsung-phones-made
Vietnam, conheces?
Jone, mas os chips são utilizados em tudo, desde telemoveis, carros e etc… não está relacionado com a marca x ou y, mas sim com tudo. É a dependencia da Europa nas fabricas chinesas.
*facepalm*
Porque a Apple (e os outros fabricantes) não fabricam os seus equipamentos na China…
Fabricar na china e diferente de ser chines. As marcas ocidentais que produzem na china não tem injeccao de capital pelo governo como a xiaomi nem deixam as fabricas explorar trabalhadores e quando acontece os acordos sao terminados
A Tesla é uma empresa chinesa? Há uns meses também fizeram o mesmo numa fábrica em Xangai.
Ha muito comunista por ca que devia ir viver para a china. Os que criticam os europeus e americanos sao os mesmos que nunca saem de ca, alguma vez o jeronimo iria ter uma vida tao boa fora de portugal? Ele sabe que nao, mas falar fala muito
avante com eles.
Não esquecer que o Álvaro Cunhal foi viver para a Rússia comunista, mas acabou por ir viver para Paris…
O Karl Marx também não vivia nos regimes comunistas aquele F** que vivia as custas da mulher
Muito “normal” as fábricas obrigarem os trabalhadores a dormir lá em vez de irem para a sua vida privada. Espero que pelo menos lhes paguem esse tempo que lhes obrigam a ficar em casa… lol é China, obrigam e já está. Imaginem se o governo não fosse socialista…
Há quem diga que a escravidão foi abolida…apenas trocaram os nomes aos escravos por trabalhadores.
Mais de 90% do povo trabalha para pagar uma casa e colocar comida na mesa, os escravos viviam em casa dos proprietários e tinham direito a comer…a China é apenas o extremo do que já acontece no resto do mundo.
Os próximos tempos preparam-se para trocar a suposta liberdade e privacidade pela segurança…
Somos todos culpados nesse quadro… Os patrões não percebem, ou fazem que não percebem que as empresas sem trabalhadores não funcionam, e os trabalhadores são demasiado “carneirinhos amestrados” para entender a força quem têm enquanto colectivo.
adoro estes iluminados que diz que 90% da populaçao trabalha para pagar contas e comer. Existe familias assim é verdade, infelizmente. mas 90%? deves estar a contar com aqueles que o dinheiro nao chega ao fim do mes mas estao sempre a comprar e gastar. Jantam ou almocam regularmente em restaurantes… Carros gama media/alta a crédito… telemoveis novos quase todos anos e dos mais caros porque estao na moda e a crédito… e muitas outras coisas. desses que vivem acima das possibilidades e queixam-se que o dinheiro nao chega nao tenho pena nenhuma. Consumismo é bom, mas se gasta o que nao tem, nao se queixe.
MCakaZim isso era assim ha uns anos atras depois da divida dos paises, penso que a maioria dos Portugueses aprendeu a licao. E obvio que ainda devem andar muitos assim mas nao tantos como estavamos habituados a ver.
Infelizmente não tem melhorado. Pelo contrário. O crédito ao consumo tem subido ano após ano. Cada vez ouço mais gente que compra a crédito… Uma triste e medonha realidade
em portugal és escravo de acordo com os escaloes de IRS
Se fizessem o mesmo ca em Portugal ja estavamos ao nivel da alemanha
Numa unidade em Vila do Conde, também está a chegar a esse ponto. Retirar férias e maltratar as pessoas está na moda.
Um conformista interpreta como uma medida profilática aceitável para bem comum. Alguns negacionistas recordam a engenharia social a ser aplicada para o cumprimento da agenda 2030. Ambos já viram antigas e novos filmes e séries que mais parecem reportagens em direto, bem atuais.
A China a ser a China.