Análise: AOC Agon AG352UCG, um super monitor gaming
Há quem argumente que os monitores curvos são os melhores para o gaming, os que conferem uma maior imersividade nos videojogos e os que, devido à sua curvatura no ecrã, se melhor ajustam ao nosso campo de visão e visão periférica.
Afirmar que estes argumentos são válidos e subjetivos seria, com toda a certeza, verdade, mas estaria a reduzir claramente o impacto que foi a mudança de um habitual monitor “flat” de 24 polegadas para o Agon AG352UCG, um enorme monitor curvo de 35 polegadas da AOC.
Este modelo de 35 polegadas possui um ecrã curvo UltraWide QHD - 21:9, com uma resolução de 3440 x 1440, um painel do tipo AMVA e com um revestimento anti-reflexo.
Conta com algumas funcionalidades específicas para o gaming, como o G-Sync da NVIDIA e outras mais casuais como o filtro de luz azul, para quem gosta de prolongar as horas em frente a um monitor.
Os tempos de resposta, e em contraste com outros monitores gaming que apontam 1ms de tempo de resposta, este “apenas” consegue 4ms.
Especificações
- Tamanho do ecrã: 35″
- Proporção de janela: 21:9
- Raio da curvatura: 2000 mm
- Brilho: 300 cd/m²
- Contraste: 2000:1 (20M:1 dinâmico)
- Resolução: 3440 x 1440 píxeis
- Tecnologias: NVidia G-SYNC / Filtro de luz azul / HDCP / Flicker-free
- Tipo de Painel: AMVA
- Tempo de resposta: 4ms
- Ângulo de visão: 178°/178° (horizontal/vertical)
- Cores suportadas: 16,7 milhões
- Cabo de Sinal: HDMI / DisplayPort
- Tipo de ligações: HDMI / 2 x DisplayPort
- Portas USB: 2x v3.0 (uma preparada para carregamento de dispositivos externos)
- Potência stand-by: 0,5W
- Potência desligado: 0,5W
- Som: 1 x Audio In, 1 x Audio Out
- Altifalantes: 2 x 2W
- Dimensão do ecrã: 889 x 819 x 345mm
- Peso: 11,8 kg
Design
O monitor é bastante grande e robusto, ocupando mais de metade da largura de uma secretária normal. Este vem com uma base de tipo tripé e um braço de suporte, que tem que ser encaixados e aparafusados pelo utilizador.
O suporte permite ajustar de forma vertical a altura a que querem o ecrã da secretária, a rotação no eixo sem que seja necessário rodarem a própria base, e permite ainda uma ligeira inclinação, para cima ou para baixo, do ecrã.
Provavelmente a pensar nas LAN Partys e na logística que estas envolvem, a AOC achou, e bem, incorporar uma asa no braço de suporte, de forma a facilitar o transporte deste enorme monitor que pesa aproximadamente 12 quilos.
Na parte traseira existe uma liga metálica que se prolonga desde o encaixe do braço de suporte até às laterais do monitor, de cada um dos lados dessa liga existem dois conjuntos de LEDs cujo leque de cores está limitado ao vermelho, azul ou verde. Para conferir um aspeto completamente simétrico ao monitor, todas as entradas de áudio, vídeo e energia, bem como os altifalantes, ficam escondidos por baixo dos acabamentos da liga metálica.
A parte frontal conta também com um conjunto de LEDs, situados na parte inferior do monitor, também estes limitados às cores vermelho, azul ou verde, uma vez que a configuração é partilhada pelos LEDs traseiros, ou seja, não podem ter os da frente com uma cor sem que os detrás partilhem essa mesma cor, tal como não podem ter os detrás ligados e os da frente desligados.
O aspeto simétrico também está presente na parte frontal, onde os botões foram completamente trocados por um pequeno joystick, situado ao meio na parte inferior do monitor.
Funcionalidades do monitor
A funcionalidade mais “in your face” é sem dúvida a conjugação da curvatura com um ecrã UltraWide de 35 polegadas. Com estas características, e se preferem jogar a poucos centímetros do monitor, é garantido que o campo de visão fica praticamente todo ocupado pelo ecrã. A curvatura do ecrã também beneficia claramente a experiência de utilização, seja a jogar ou a ver filmes, criando uma maior sensação de imersão que um monitor plano não é capaz de conferir.
O revestimento anti-reflexo funciona bastante bem, anulando quase por completo os reflexos gerados pelos focos de luz que incidem sobre o ecrã.
A pensar na não utilização exclusiva para o gaming, o monitor traz um filtro de Luz Azul que o torna também prático para trabalhar. Este filtro reduz a intensidade da luz azul, diminuindo o esforço da vista, pensado para as longas noitadas ao computador.
A maior funcionalidade a destacar é a compatibilidade com a tecnologia G-Sync da NVIDIA. O que esta tecnologia garante é que o monitor e a placa gráfica estão sincronizados, isto é, a taxa de refrescamento do monitor é igual à taxa de rendering da placa gráfica.
Infelizmente, se a vossa placa consegue mais que os 100 frames por segundo em determinado jogo, não vão tirar qualquer proveito disso, uma vez que a taxa de refrescamento do monitor só alcança os 100hz e o G-Sync suporta valores mais altos.
Desempenho
Em termos de qualidade de imagem é absolutamente soberbo e é aqui que se nota que estamos a falar de um produto premium. As cores são vibrantes e a alta resolução de que este monitor é capaz tornam qualquer jogo um autêntico prazer de ser jogado. A curvatura aumenta claramente a sensação de imersão, principalmente em jogos de desporto motorizado na visão do cockpit.
É também proveitoso em jogos de ação como Rainbow Six Siege ou Counter Strike GO, onde é clara a vantagem que o monitor confere com o seu ecrã UltraWide, uma vez que o campo de visão é mais alargado quando comparado com um monitor com proporções de janela 16:9.
Os tempos de resposta também são bastante bons, e apesar de existirem outros monitores que apontam para o 1ms de tempo de resposta, os 4ms que este monitor consegue são mais que suficientes.
O ponto mais fraco são claramente os altifalantes, que não estão, claramente, ao nível do resto dos pormenores do monitor. Há ainda a questão do preço, a começar nos 920€, que muitos podem considerar elevado.
Veredicto
É um monitor caro, é um monitor grande e é um monitor pesado, mas é sem dúvida um dos melhores, se não o melhor monitor gaming do mercado. O aspeto robusto e até discreto, se é que podemos chamar discreto a um monitor de 35 polegadas, torna-o ideal para quase todo o tipo de configuração do vosso espaço, seja junto à vossa torre gaming ou a complementar o workspace do vosso laptop.
Este artigo tem mais de um ano
Afinal qual é o preço?
Como é que fica a imagem se ligarmos a uma consola de jogos tipo PS4?
Um dos contras é o preço, mas o mesmo não consta no artigo.
“Catarino”,o monitor não é esse.Este é o AOC Agon AG352UCG,o que indica no link que aqui postou é o AOC Agon AG352QCX.Este aqui custa quase 200 euros a mais do que o que você indicou.
My bad
peço desculpa na pesquisa apareceu esse e não comparei correctamente o nome.
Contras: preço, mas em nenhum lado no artigo o preço é mencionado e link que dão tb não diz (pelo menos eu não vi)
Dizem muitas características, mas e a taxa de refrescamento do painel, que para jogos é do que mais interesse tem?! Que importa os milissegundos de resposta sem isso?! O refrescamento é de 100Hz, deviam incluir…
Cumprimentos.
Está lá no texto, desde o início.
“Infelizmente, se a vossa placa consegue mais que os 100 frames por segundo em determinado jogo, não vão tirar qualquer proveito disso, uma vez que a taxa de refrescamento do monitor só alcança os 100hz e o G-Sync suporta valores mais altos.”
https://www.kuantokusta.pt/informatica/Imagem/Monitores-TFT/AOC-Agon-AG352UCG-p-1-513030
Tem boas características, mas com um preço tão próximo do Asus ROG PG348Q, não deve ter grande sucesso para os clientes que estejam a par das ofertas.
Onde está o valor do input lag? Só vejo o tempo de resposta, mas o input lag é das coisas mais importamtes.
Por esse preço tinha a obrigação de suportar no mínimo 120Hz.
Exactamente !!
“a taxa de refrescamento do monitor só alcança os 100hz.” Só ??? Ele há monitores muito mais baratos,de tamanhos consideráveis e com 1 ms de resposta que abafam este monitor !! Fogo !! :O
Não sabia,mas a AOC é uma subsidiária do grupo Top Victory Electronics(TPV),o maior fabricante mundial de LCD,o qual é uma das vinte maiores empresas do mundo na área de informática(com sede em Taiwan/Ilha Formosa).
A AOC tem melhor… podem n ser curvos mas melhores sem duvida.
Poucas melhoras que não justifica o preço de 245 euros.