AMD quer lançar a nova linha de processadores Ryzen e gráficas Radeon em 2022
A AMD é cada vez mais uma marca apreciada pelos consumidores, sobretudo no que respeita aos seus processadores. A fabricante norte-americana tem conquistado cada vez mais terreno no mercado dos CPUs, apesar de ainda não ter conseguido destronar a Intel. Por outro lado, no segmento dos chips gráficos, a marca de Lisa Su segue firma atrás da Nvidia.
Mas o objetivo é crescer cada vez mais e, assim, a AMD confirmou que pretende lançar os seus novos processadores Ryzen e gráficas Radeon já no próximo ano de 2022. Estes equipamentos já trarão, respetivamente, as arquiteturas Zen 4 e RDNA 3.
Receita da AMD aumentou 99% no segundo trimestre
A AMD revelou os seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2021 onde anunciou que foram superadas todas as expetativas dos analistas do mercado.
De acordo com o que foi divulgado, a empresa conseguiu uma receita de 3,9 mil milhões de dólares no trimestre, o que representa a maior taxa de lucro de toda a sua história. Este valor corresponde então a um aumento de receita ano a ano de 99%. O valor, no entanto, é atribuído às estratégias de sucesso adotadas pela fabricante.
AMD quer lançar novos Ryzen e Radeon em 2022
Lisa Su, CEO da AMD, também apresentou os planos da empresa para o próximo ano. E as revelações feitas aos investidores confirmaram os rumores de que a fabricante pretende lançar as suas novas arquiteturas Zen 4 e RDNA 3 no próximo ano de 2022. E estas tecnologias vão estar assim, respetivamente, integradas nas novas linhas de processadores Ryzen e placas gráficas Radeon.
Segundo a executiva:
Estamos no percurso do cronograma de lançamento da nova geração de produtos para 2022, incluindo os CPUs Zen 4, fabricados no processo de 5nm, e as GPUs RDNA 3.
Para já não foram adiantados muitos mais pormenores. Mas de acordo com os rumores, para a nova família de processadores Ryzen, a AMD utilizará o socket LGA, o mesmo usado pela rival Intel. Espera-se que a fabricante lance duas linhas Ryzen em 2022. Uma baseada em Zen 3 e a dedicada aos desktops com arquitetura Zen 4 que deve chegar com gráficos integrados.
Por outro lado, a arquitetura RDNA 3 moldará as novas gráficas Radeon RX 7000, construídas num processo de fabrico de 5 nanómetros. Os rumores indicam que estas GPUs serão mais escassas do que os CPUs. Estima-se ainda que o modelo topo de gama ofereça até 40% mais performance em relação à RX 6900 XT, o que ajudará o equipamento a superar os da Nvidia.
Este artigo tem mais de um ano
Desculpem-me o desabafo mas já nem consigo pensar mais em placas gráficas.Isto tem sido uma avalanche de notícias(não só aqui,evidentemente),que já estou farto de ouvir falar de placas gráficas até às pontas do cabelo.Irra. 😐