AMD estará a preparar um SoC ARM para concorrer com o Silicon M1 da Apple
O interesse nos SoC ARM não é novo, mas ganhou novo fôlego com a chegada do M1 e dos primeiros computadores da Apple. Já várias marcas tinham propostas neste campo, mas tudo mudou com os novos MacBooks e o Mac Mini.
Esta vontade de mudar o mercado é de tal forma grande que muitas mais marcas estão a desenvolver as suas propostas. A mais recente a dar a entender que está pronta para a avançar é a AMD. Este fabricante terá já o seu SoC praticamente pronto a ser lançado.
Nova proposta de um SoC de arquitetura ARM
Há vários anos que os SoC ARM estão nos computadores e a serem usados em contextos que não os smartphones ou dispositivos IoT. O interesse nesta arquitetura é grande e liberta os fabricantes de outras mais antigas e até já quase ultrapassadas.
O mais recente rumor, revelado pelo conhecido leaker Mauri QHD no Twitter aponta como certa a chegada AMD a este terreno. A marca terá já as suas propostas praticamente prontas e o seu protótipo estará breve a ser revelado.
https://twitter.com/MauriQHD/status/1334157943831457792
AMD estará pronta a avançar com a sua proposta
Do que é avançado, a AMD estará a testar 2 versões deste seu SoC, com configurações distintas e bem diferentes. No primeiro caso o SoC terá a memória integrada e no segundo este componente estará ausente, sendo externo.
Esta não será a primeira abordagem da AMD a esta arquitetura e este mercado. Já em 2014 se falou que a empresa estaria a desenvolver o seu SoC ARMv8 com o nome K12. Em 2016 tentou uma nova abordagem com um SoC, de nome K12 Core, mas que acabou por ser colocado em pausa.
Um concorrente ao M1 da Apple
Já este ano surgiu um cronograma com o que se pensa ser os planos da AMD para esta área e onde este SoC K12 está presente. Também em janeiro do próximo ano acontecerá a CES, onde a CEO da empresa irá estar presente e poderá anunciar esta novidade.
Depois de conseguir crescer ao ponto de passar a Intel, este movimento da AMD poderá ser certamente muito interessante e importante. Tudo aponta para que a aposta venha a ser nos SoC ARM e assim a empresa estará já presente nova área que agora ganhou uma nova força.
Este artigo tem mais de um ano
O ARM vai demorar muito tempo a ter sucesso na plataforma Windows.
A Microsoft tem falhado do lado dos programadores ao não dar grande incentivo para programar para ARM… nem sequer pensou em distribuir uma plataforma de testes barata. A emulação de aplicações x86 é lenta, não dando grande incentivo ao consumidor para escolher estes computadores.
Por último, estão tão focados em usar ARM no formato tablets e ultraportáteis que nem reparam que enquanto não houver computadores mais poderosos com ARM, capazes de competir com desktops e com boa performance gráfica, quase nenhuma empresa se vai dar ao trabalho de desenvolver versões das suas aplicações para ARM, já que os computadores ARM estão limitados a um pequeno nicho. A própria Qualcomm mostra desinteresse em sair deste pequeno nicho. É incompreensível.
Então e como é que a Apple se conseguiu mexer bem?
É a tal cena, não sou applemaniaco nem fanático da maçã…mas temos de reconhecer que quando a Apple faz…it just works…ja o Windows ..oh, esqueçam lá isso…ora, a Apple criou o Roseta2…já a Microsoft…está muito parada, e então com a pandemia, muitos desenvolvimentos ficaram suspensos
A MS teria de investir tempo e recursos em separar o wpf, o winforms e companhia da camada win32 entre outras coisas e ao mesmo tempo promover, como faz a Apple, os FAT Binary’s. Está no bom caminho com o .net core, mas ainda n está lá, enquanto n permitir que um developer pegue num programa desenvolvido para intel e possa compilar o mesmo programa para arm, nisto está incluido a camada wpf e winforms.
Acho que o FAT Binary nos dias de hoje não traz uma grande vantagem, apenas torna menos complicado para o consumidor transportar uma aplicação entre computadores diferentes.
Acho que a real vantagem para a Apple é o que dizes na última frase, ao contrário da Microsoft a Apple suporta em ARM basicamente todas as frameworks que usava em Intel.
O Rosetta2 não é perfeito mas realmente parece facilitar de forma muito mais pragmática e convincente a transição do que a solução da Microsoft.
A Microsoft parece demasiado presa a tentar não quebrar nada e a não deixar o x86/x64 para trás. Não parece querer mostrar nenhum futuro grandioso para o Windows em ARM.
Continuo a não entender como vão “concorrer” se, a partir de agora, não deverá haver nenhum outro SoC em computadores Apple, que não os da própria Apple. Enquanto que, o inverso também se verifica: nunca se vai ver um SoC Apple num produto que não Apple. A concorrência é AMD vs Intel.
Faz tanto sentido quando a concorrência de um A14 ser um Snapdragon, Exynos ou outra coisa qualquer, quando são universos distintos…
Concorrem no mesmo segmento, ou seja vamos ver quais serão os portateis mais poderoso!! Se vão ser os da Apple ou os com AMD K12. Tenho a ideia que os ARM da AMD vão deixar os da Apple em segundo lugar.
O AMD K12 estava focado em servidores o que não tem as mesmas necessidades dum desktop ou portátil.
O facto é que neste momento não há um núcleo ARM que consiga o mesmo nível de performance que o núcleo desenvolvido pela Apple, nem se vislumbra no futuro próximo, o que irá dificultar imenso que apareça um SoC ARM capaz de ultrapassar o M1, muito menos ainda os outros SoC que a Apple lançará para os outros MacBook Pro, iMac e Mac Pro.
Também se dizia antigamente que não ia existir smartphones e que também não ia existir processadores com mais de 2 cores e com APU. O que agora é verdade amanhã é mentira. Já devias saber isso!!
Se te justificas com não haver impossíveis então não tens ideias ou argumentos.
Provavelmente não sabes isto, mas nos últimos anos tem deixado de haver empresas a criar núcleos ARMv8 proprietários, quase todas passaram a usar os núcleos desenhados pela própria ARM. E isso não aconteceu por acaso…
A exceção é a Apple!
Concorrência não se resume apenas às alternativas de SoC disponíveis a um fabricante de aparelhos. Concorrência é também no produto final quando o consumidor vê aparelhos diferentes e faz uma escolha com base em determinadas características de performance que são uma consequência do SoC usado pelo aparelho.
Não podes ignorar que o SoC da Apple dá-lhe uma vantagem competitiva em termos de performance e consumo numa gama de aparelhos, o que poderá afectar as vendas da AMD e Intel.
O Futuro é RISC-V (OpenSource), a ARM parou no tempo! Sendo que a ARM foi adquirida pela NVIDIA, será que a AMD quer alimentar um dos seus concorrentes a pagar as licenças e os royalties?
A AMD paga à Intel para a licença X86. E a Intel paga à AMD pela licença do X86-64.
Qual é o problema de pagar uma licença de outra arquitetura?
Desde que venda e dê lucro, é sempre bom.
O RISC-V é interessante, mas ainda tem um mercado minúsculo.